quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Pós Graduação: UESB oferta 39 vagas para Mestrado em Linguística


                                 Imagem: reprodução site da instituição
 

A UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia oferta 39 vagas para o curso de Mestrado Acadêmico em Linguística, tendo o período de inscrições de 09/10 a 16/11/2015 conforme Edital nº 169/15 publicado no DOE de hoje(7). Podem se inscrever candidatos portadores de Diploma  de curso superior, outorgado por instituições de Ensino Superior, credenciadas pela legislação federal pertinente, não importando a área que obtiveram seu diploma poderão se inscrever.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO ABAIXO:

EDITAL Nº. 169/2015


O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei Estadual nº 7.176, de 10 de setembro de 1997, torna público que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos(as) ao Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com área de concentração em Linguística, que se regerá pelas disposições que integram o presente Edital, observando-se as Resoluções 81/2011 e 31/2010 do CONSEPE.


1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


1.1. O Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística constitui-se com a área de concentração Linguística e abriga três linhas de pesquisa:

 (1) Descrição e Análise de Línguas Naturais,
 (2) Aquisição e Patologias de Linguagem,
 (3) Sentido e Discurso. 

O mestrado em linguística visa à preparação de pessoal de alta qualificação, na sua área de concentração, para o desenvolvimento da pesquisa e o exercício do ensino superior. O Curso integra o sistema de Pós-Graduação do País e foi aprovado e recomendado pelo Comitê Técnico Científico -CTC- da CAPES em 2010 que lhe atribui a nota 3.


1.2. Os prazos máximo e mínimo para a integralização do Curso são, respectivamente, 24 (vinte e quatro) e 12 (doze) meses.


1.3. As atividades do Curso de Mestrado Acadêmico são desenvolvidas em regime de tempo integral.


1.4. Poderão submeter-se ao processo seletivo do Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística candidatos(as) portadores(as) de diploma de curso superior, outorgado por Instituições de Ensino Superior, credenciadas pela legislação federal pertinente, não importando a área na qual obtiveram seu diploma.


2. DAS INSCRIÇÕES


2.1. PERÍODO E LOCAL


2.1.1. As inscrições estarão abertas no período de 09 de outubro de 2015 a 16 de novembro de 2015 e deverão ser efetivadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Linguística, Campus de Vitória da Conquista, no horário das 09:00 às 17:00 horas.


2.1.2. As inscrições poderão ser feitas por meio dos Correios, desde que sejam postadas por sedex até o dia 06 de novembro de 2015 e enviadas para o endereço abaixo. As inscrições postadas após essa data serão invalidadas.


Endereço Postal


Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Seleção Mestrado Acadêmico 2016

Estrada do Bem Querer, Km 04 - Caixa Postal 95

CEP: 45083-900 - Vitória da Conquista - BA

2.1.3. As informações poderão ser obtidas:

Site:  www.uesb.br/ppglin

E-mail: ppglinguistica.uesb@gmail.com

Fone: (0xx77) 3425-9390


2.2. NÚMERO DE VAGAS


Até 39 (trinta e nove) vagas, distribuídas entre os projetos temáticos nas três linhas de pesquisa, conforme Anexo III deste Edital.


2.3. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO


No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação:

I.              requerimento de inscrição preenchido e assinado (formulário próprio do Curso, Anexo I deste Edital);


II.             03 (três) cópias do anteprojeto de pesquisa (elaborado de acordo com as normas apresentadas no Anexo II deste Edital), a ser julgado, indicando a linha de pesquisa do Programa e o projeto temático ao qual será vinculado, ver descrição das três linhas de pesquisa do Programa na página www.uesb.br/ppglin, e lista dos projetos temáticos com vagas para 2016 no Anexo III deste Edital);


III.            cópia autenticada do diploma de graduação ou atestado de conclusão de curso reconhecido pelo MEC, e respectivo histórico escolar. Para os possíveis formandos, em substituição ao diploma, aceitar-se-á, documento comprobatório de conclusão de curso reconhecido pelo MEC emitido pelo órgão competente de sua instituição de ensino; (caso o candidato seja aprovado o documento comprobatório, diferente de diploma, deverá ser substituído posteriormente em tempo determinado pelo processo de matrícula);


IV.           cópia autenticada de documento de identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira de reservista;


V.            cópia curriculum vitae (formato Lattes), comprovado;


VI.           declaração de proficiência em Língua Portuguesa emitida por embaixada ou consulado brasileiro no país de origem, no caso de candidato(a) estrangeiro(a).


2.4. RESULTADO DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS


O resultado das inscrições homologadas será divulgado no dia 19 de novembro de 2015, na página www.uesb.br/ppglin.


3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO


3.1. O processo seletivo será composto de 03 (três) etapas.


3.1.1. Primeira etapa (eliminatória), constituída de:


I.              Avaliação do anteprojeto de pesquisa em que o(a) candidato(a) deverá demonstrar capacidade de delimitar e propor ou formular com clareza um problema de pesquisa sobre o fenômeno ligado a um dos projetos temáticos, listados no Anexo III deste Edital, bem como revelar amadurecimento intelectual e aptidão necessária para o trabalho científico no campo da Linguística . Período: 20 a 23 de novembro de 2015;


II.             Avaliação de conhecimentos gerais da área de concentração do Curso, no dia 24 de novembro de 2015, das 14h00min às 17h00min (referências bibliográficas indicadas no Anexo IV deste Edital). Não será permitido uso de material de consulta. Durante a realização da prova, é vetado o uso de qualquer aparelho eletrônico. As provas serão corrigidas, de forma anônima, por bancas de até 03 (três) docentes;


3.1.1.1.    A nota da primeira etapa do processo seletivo atribuída a cada candidato(a) será a média aritmética ponderada, calculada por meio da seguinte fórmula:

R1= (P x 6) + (C x 4)

10

R1 = Resultado da 1ª etapa

P = Nota do Projeto;

C = Nota da prova de conhecimento.


3.1.1.2.    O resultado dos(as) candidatos(as) aprovados na primeira etapa será divulgado no dia 30 de novembro de 2015.


3.1.2. Segunda etapa (eliminatória), constituída de:


I.              Avaliação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) na primeira etapa, mediante análise do curriculum vitae comprovado (dos últimos cinco anos) e do histórico escolar com a média, emitido pelo órgão competente de sua instituição de ensino, no dia 01 e 02 de dezembro de 2015;


II.             Entrevista com os(as) candidatos(as), no período de 03 e 04 de dezembro de 2015, seguindo ordem e horários que serão estabelecidos pela Comissão de Avaliação.


3.1.2.1. A nota da segunda etapa do processo seletivo atribuída a cada candidato(a) será a média aritmética ponderada, calculada por meio da seguinte fórmula:


R2= (Ent x 8) + (CV x 1) + (H X1)

10

R2 = Resultado da 2ª etapa;

Ent = Entrevista;

CV = Curriculum vitae.

H = Histórico


3.1.2.2.    O resultado dos(as) candidatos(as) aprovados na segunda etapa será divulgado no dia 09 de dezembro de 2015.


3.1.3. Terceira etapa (eliminatória), constituída de: Avaliação da capacidade de leitura e compreensão em 01 (uma) língua estrangeira (Inglês), no dia 11 de dezembro de 2015, das 14h00min às 17h00min. Todos(as) os(as) candidatos(as) deverão fazer a prova de língua estrangeira (inglês), pois não será aceito nenhum tipo de certificado de proficiência. Será permitido o uso de dicionário impresso durante a prova, cujas questões deverão ser respondidas em português. O(a) candidato(a) será também avaliado quanto a sua capacidade de expressão escrita. A prova constará de 02 (duas) partes: tradução e interpretação de texto. Os textos da prova (Inglês) terão temas relacionados à Linguística. As provas serão corrigidas, de forma anônima, por bancas de até 03 (três) docentes.


3.1.3.1. Todos os(as) candidatos(as) deverão obter,  na prova de língua estrangeira, nota mínima 5,0 (cinco inteiros), para que possam ser considerados aprovados na terceira etapa do processo seletivo.


3.2. A nota final do processo seletivo atribuída a cada candidato(a), aprovado(a) nas 03 (três) etapas, será a média aritmética ponderada, calculada por meio da seguinte fórmula:

MG= R1 x 6+ R2 x 2 + R3 x 2

10

MG = Média Geral

R1 = Resultado da 1ª etapa;

R2 = Resultado da 2ª etapa;

R3 = Resultado da 3ª etapa.


3.3. A classificação final dos(as) candidatos(as) aprovados(as) nas 03 (três) etapas se dará por ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos, após avaliação do desempenho dos(as) candidatos(as), conforme critérios estabelecidos em barema próprio.


4. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO


4.1. Não haverá comunicação pessoal aos(às) candidatos(as) dos resultados parciais e finais do processo de seleção. Os(as) candidato(as) deverão consultar o site do Programa para obter informações sobre os resultados de todas as etapas do Processo Seletivo para o mestrado acadêmico.


4.2. A lista de aprovados na etapa final será divulgada segundo a ordem de classificação dos candidatos no Diário Oficial do Estado e nos sites www.uesb.br e www.uesb.br/ppglin. A divulgação do resultado final ocorrerá no dia 17 de dezembro de 2015. Terão direito à matrícula os(as) candidatos(as) aprovados(as), seguindo a ordem de classificação.


4.3. Só serão divulgadas e disponibilizadas as listas do resultado parcial e do resultado final. As provas e respectivas notas não serão disponibilizadas e os documentos apresentados no ato da inscrição não serão devolvidos.


5. DA MATRÍCULA


5.1. O(a) candidato(a) selecionado(a) deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração, junto à Secretaria Geral de Pós-Graduação no Campus de Vitória da Conquista, no período de 17 a 19 de fevereiro de 2016.


5.2. No ato da matrícula, o(a) candidato(a) deverá apresentar os seguintes documentos:


a)            Requerimento de matrícula preenchido (formulário próprio da UESB);


b)            Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);


c)            Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);


d)            Histórico da graduação (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);


e)            Carteira de Identidade, C.P.F., Título de Eleitor com o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral, e Carteira de reservista (original e cópia ou cópia autenticada em cartório);


f)             02 (duas) fotos 3 x 4.


5.3. O(a) candidato(a) que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito a vaga e ingresso no curso.


5.4. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos(as) candidatos(as) aprovados(as), respeitando-se a ordem de classificação.


6. DO INÍCIO DO CURSO


As aulas terão início no dia 01 de março de 2016.


7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


7.1. Eventuais alterações no calendário serão informadas pelo site do Programa de Pós-Graduação em Linguística.


7.2. A avaliação da capacidade de leitura e compreensão em Língua Inglesa de que trata este Edital só terá validade para o processo seletivo 2016. O Programa de Pós-Graduação em Linguística não emitirá certificados de proficiência.


7.3. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o(a) candidato(a) conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.


7.4. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza, que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o(a) candidato(a) da Seleção. E, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.


7.5. Os Anexos encontram-se disponíveis no site da UESB ( www.uesb.br) e se tornam parte integrante do presente Edital.


7.6 Os documentos entregues, quando da inscrição, por candidatos cujas inscrições não sejam homologadas, reprovados e desistentes, estarão à disposição dos mesmos até 06 meses a partir da data de divulgação dos resultados, e findo o prazo serão incinerados.


7.7. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão do processo seletivo.


Vitória da Conquista, 06 de outubro de 2015.

PAULO ROBERTO PINTO SANTOS - REITOR

0 comentários:

Postar um comentário