terça-feira, 24 de novembro de 2015

Bahia: Morre o ex-governador Lomanto Júnior aos 90 anos

Lomanto, 'esperança do povo'
Foto: Reprodução/ Acervo
O ex-governador Antônio Lomanto Júnior foi um marco no desenvolvimento da Bahia. Morreu na noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português, aos 90 anos, prestes a completar 91. Foi o primeiro municipalista a marcar época no estado e, seguramente, o primeiro político que realizou a marcha do interior para a capital, oriundo que era do município de Jequié. Tornou-se vereador aos 22 anos, assumindo, em seguida, a liderança da Câmara municipal da cidade. Era uma figura notável, afável e comunicativo, governou a Bahia de 1963 a 1967, mas era, sobretudo, um municipalista e tinha orgulho de sê-lo, presidindo a Associação Brasileira Municipalista de 1959 a 1963. 

Em 1962 era prefeito de Jequié, saltando da prefeitura do seu município em segundo mandato para o governo baiano, após a sua marcha do interior para a capital. Fez uma trajetória política extraordinária até chegar ao auge. Mesmo assim, depois de se tornar deputado federal e participar intensamente da política estadual, retornou, muito depois, à sua cidade para, novamente, se eleger prefeito. Lomanto fez uma campanha ao governo marcada pela marcha “Lomanto, a esperança do povo” e como símbolo “feijão na panela, feijão na lapela”, quando então se usava um broche lembrando o feijão na lapela nos paletós usados maciçamente pelos lomantistas. Foi um grande gestor.

De tal maneira que foi dele a construção da Av. Contorno. Construiu, entre muitas outras obras, o Teatro Castro Alves e o Centro Industrial de Aratu além rodovias entre as quais a Feira-Juazeiro porque a sua visão estava muito à frente como empreendedor. Lomanto Júnior ao findar o seu mandato no governo baiano deixou o Palácio Rio Branco nos braços do povo, numa festa comemorada nas ruas de Salvador e só terminando na Av. Contorno.

Morre ex-governador Lomanto Junior
Foto: Divulgação
O ex-governador deixa cinco filhos, dez netos e dez bisnetos. Também atuam como políticos o filho Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, deputado pelo terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. 

O velório de Antonio Lomanto Júnior será realizado durante toda a terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, na Avenida Sete de Setembro. Na quarta (25), o corpo segue para Jequié, onde será velado também por todo o dia na Catedral de Santo Antônio. O sepultamento ocorrerá às 17h de quarta, no Cemitério São João Batista, em Jequié.
 
FONTE: SAMUEL cELESTINO/bn C/ ADAPTAÇÕES

0 comentários:

Postar um comentário