• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de março de 2015

Região de Irecê: Bandidos assaltam BB em Barro Alto



Fotos: TV João Dourado/reprodução

Os bandidos atacaram mais uma agência bancária, dessa vez a agência do BB na cidade de Barro Alto localizada na microrregião de Irecê, levando pânico e medo ao pacato município.

Segundo informações, era por volta das 10h, quando os bandidos chegaram a agência em um Crossfox de cor preta e imediatamente foram  disparando em direção a várias parte do prédio, clientes e funcionários foram obrigados a deitar no chão e entregar todos os valores. O cofre da agência foi estourado e os bandidos fugiram levando três reféns e um veículo Siena de propriedade do gerente da agência, os reféns  foram liberados sem ferimentos.

O gerente da agência  passou mal e precisou ser medicado no hospital da cidade. A polícia Civil e Militar foram acionadas, mas o que encontraram foi apenas o Crossfox abandonado e incendiado na zona rural da cidade. A  quantia levada pelos assaltantes não foi revelada.


Lava Jato:João Leão diz que está “cagando e andando, em bom português, na cabeça desses cornos todos”

Alvo de inquérito no STF, João Leão diz estar ‘cagando e andando na cabeça desses cornos’
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias/reprodução
Vice-governador da Bahia e presidente estadual do PP, João Leão afirmou, por meio de nota, que está “cagando e andando, em bom português, na cabeça desses cornos todos”, após ser citado na lista encaminhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como um dos beneficiários do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

O nome de Leão e de toda a cúpula do PP na Bahia apareceu entre os políticos alvos de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), cuja denúncia foi aceita pelo relator do processo, ministro Teori Zavascki, nesta sexta-feira (6). Desde a divulgação da relação de políticos envolvidos nas investigações, o Bahia Notícias buscou contato com o vice-governador, porém não obteve resposta. Na nota, encaminhada à Folha de S. Paulo, Leão se apresenta ainda como “um cara sério”. “Bato no peito e não tenho culpa.

Segunda-feira vou para Brasília saber porque estou envolvido”, afirma o progressista. O vice-governador trata ainda com “surpresa” o nome incluído na lista de Janot. “Nem conhecia o povo. Acredito que pode ter sido por ter recebido recursos em 2010 das empresas que estão envolvidas na operação. Mas, botar meu nome numa zorra dessas? Não entendo. [...] Recebi recursos da OAB [2010] mas quem recebeu recursos legais, na conta legal, tem culpa?”, questiona Leão.

 Fonte: BN/reprodução

UNEB de Brumado oferta 30 vagas para Pós em Literatura Brasileira




A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, através do Campus XX em Brumado está ofertando 30 vagas para Pós Graduação Lato Sensu -Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos que terá uma carga de 450 horas. A taxa de inscrição de R$ 50,00(Cinquenta reais) no período de 16 a 20/03/15.

CONFIRA O EDITAL COMPLETO ABAIXO:


EDITAL Nº 030/2015

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), em suas atribuições legais e regimentais, torna público para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para seleção de alunos para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu –Especialização em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos apoiado pela Resolução do CONSU/UNEB nº 652/2008 para portadores de diploma de nível superior nas áreas de Letras e Artes ou áreas afins.

O curso tem carga horária de 450 (quatrocentos e cinquenta) horas-aula, assim distribuídas: 345 (trezentos e quarenta e cinco) horas-aula presencias e 105 (cento e cinco) horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso, conforme seu Projeto Pedagógico, Regimento e os termos estabelecidos neste Edital.





1. DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos será ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XX, Brumado –  Bahia,  e terá  duração  mínima  de  15 (quinze) meses e máxima de 18 (dezoito) meses, considerando as aulas presenciais  e  a  elaboração  e  apresentação  do  Trabalho  de  Conclusão  de Curso.

2. DAS VAGAS

Serão oferecidas 30 (trinta) vagas, podendo concorrer portadores de diploma de áreas de Letras e Artes ou áreas afins. Conforme Resolução nº 468/07, do Conselho Universitário (CONSU), publicada no DOE de 16.08.2007, complementada pelas Resoluções nº 710/2009 e nº 711/2009 do CONSU, publicadas no DOE de 01.08.2009 e 06.08.2009, respectivamente, das vagas oferecidas, 40% são destinadas para os candidatos que se auto-declararem negros e 5% para os que se auto-declararem indígenas no ato da inscrição.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1- Período de inscrição: 16 a 20 de março de 2015.

3.2- Local de Inscrição: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XX, localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, n°. 1170.  Brumado – BA
.
3.3-Horário: 08h00min às 12h00min ou 14h00min às 18h00min, no Protocolo e na Secretaria da Especialização.

3.4-Taxa: Para as inscrições, será cobrada uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) e o candidato deverá realizar um depósito identificado no Banco do Brasil em nome de S B UNEB REC PROP BRUMADO, Agência nº 3832-6, conta corrente nº 990.862-5.

3.5 As inscrições só poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração simples. A procuração deverá vir acompanhada da cópia autenticada de identidade do procurador outorgado.

3.6 O preenchimento do formulário de inscrição atesta que o candidato conhece e está de acordo com todas as regras deste edital, inclusive que tem disponibilidade integral para frequentar as aulas.

3.7 Não serão aceitas inscrições por SEDEX ou por quaisquer outros meios postais ou eletrônicos.

3.8 Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital, com documentação pendente ou ilegal.

3.9- A homologação das inscrições será publicada no endereço http://www.uneb.br e no mural da Direção do DCHT/UNEB/Campus XX até o dia 25 de março de 2015.

4. DA DOCUMENTAÇÃO

O candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, o formulário de inscrição devidamente preenchido (disponibilizado no ato da inscrição), juntamente com os seguintes documentos:

a) Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso (autenticada);

b) Cópia do histórico escolar (autenticada);

c) Curriculum Vitae, devendo ser apresentada toda sua comprovação em anexo;

d) Comprovante de pagamento de inscrição;

Observação: Em hipótese alguma, serão aceitas inscrições com documentação incompleta.

5. DOS CUSTOS

O curso será gratuito, sendo responsabilidade exclusiva dos discentes a aquisição dos materiais de apoio didático e paradidático, as despesas com alimentação, hospedagens, viagens, taxa de inscrição e outras que se fizerem necessárias à manutenção dos discentes durante o vínculo com o curso.

6. DA PERIODICIDADE DO CURSO

O curso iniciará suas atividades em abril de 2015, com previsão para término em julho de 2016. As aulas serão regulares e presenciais, e ocorrerão às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, das 7h30min às 12h00min e das 13h30min as 18h00min, uma vez ao mês.

7. DA SELEÇÃO

7.1 Para o preenchimento das vagas oferecidas, realizar-se-á uma seleção durante o período de 30 de março a 01 de abril de 2015, que constará de três etapas:

a) Primeira etapa: análise de Curriculum Vitae.

b) Segunda etapa: prova escrita (com base em Bibliografia Específica)

c) Terceira etapa: entrevista

7.2- Bibliografia para a prova escrita:

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 42. ed São Paulo: Cultrix, c1994. 
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2. ed Belo Horizonte: UFMG, 2010.
MERQUIOR, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: breve história da literatura brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
7.3- O resultado final será obtido por meio de uma média aritmética dos resultados obtidos nas três (3) etapas, devendo o candidato atingir um mínimo de 7,0 (sete) pontos em um total de 10,0 (dez) pontos.
7.4 Os candidatos classificados ocuparão as vagas existentes, por ordem de notas decrescentes.
7.5 A seleção somente terá validade para matrícula na turma para a qual foi realizada.

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados até o dia 06 de abril de 2015 no endereço http://www.uneb.br e no mural da Direção do DCHT/UNEB/Campus XX.

9. DA MATRÍCULA

A matrícula será efetivada na Secretaria da Pós-Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira: Formação do Cânone e Contrapontos Críticos do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XX, localizado na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, n°. 1170.  Brumado – BA, no período de 07 a 10 de abril de 2015, no horário das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 21h00min, pessoalmente ou por procuração simples.

10. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

10.1 Haverá segunda chamada da seleção no caso de não preenchimento das vagas após o período de matrícula.

10.2 Não haverá revisão de nenhuma das etapas do processo de seleção.
10.3 Os candidatos não aprovados ou excedentes ao número de vagas terão 60 (sessenta) dias para retirar sua documentação. Após esse prazo, a mesma será inutilizada.

10.4 O Certificado de Conclusão será aceito para realizar a matrícula no curso, na falta do diploma, porém será vedado ao discente o diploma da Especialização, caso esse não seja apresentado até o final do curso.
10.5 Serão expedidos diplomas aos concluintes que tenham cumprido no mínimo 75% de presença em todas as disciplinas do programa e obtido média geral a partir de 7,0 (sete).

10.6 Somente receberão diplomas da Especialização as/os pós-graduandas/os que tenham resolvido todas as pendências acadêmicas com a coordenação do programa.

10.7 Não serão permitidas a inscrição e a matrícula de candidatos que não concluíram a Graduação.

11. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O candidato selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se a ordem de classificação.

A coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o adiamento/cancelamento da oferta do curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja insuficiente para o preenchimento das vagas disponíveis, podendo, com este fim, ser prorrogado o período de inscrição e replanejadas as demais etapas.

12. DOS CASOS OMISSOS

Os casos que não constam no presente edital serão julgados pela Comissão do Curso de Pós-Graduação.
GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 06 de março de 2015.

José Bites de Carvalho
Reitor

ANEXO I
CRONOGRAMA

Inscrições
16 a 20/03/2015
Homologação das Inscrições
25/03/2015
Seleção
30/03/2015 a 01/04/2015
Divulgação do Resultado Final
06/04/2015
Matrícula
07 a 10/04/2015

FONTE:DOE 07/03/15 SÁBADO 

sexta-feira, 6 de março de 2015

Lava-Jato: STF divulga lista dos políticos citados nas investigações

Operação Lava-Jato: STF divulga lista de nomes de políticos investigados em corrupção na Petrobras
Ministro Teori Zavascki | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou, na noite desta sexta-feira (6), o nomes dos políticos citados nas investigações da Lava Jato - que apura desvios e superfaturamento em obras da Petrobras. De acordo com a lista do STF, aparecem os nomes do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Além deles, o ex-ministro e senador Edison Lobão (PMDB-MA) também foi colocado na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

Bahia

Políticos do nosso Estado aparece na lista, o vice-governador João Leão(PP) o Dep Federal Roberto Brito(PP) o ex- ministro das cidades  e atual Conselheiro do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) Mario Negromonte,  o  suplente de Deputado Federal Luiz Argôlo(SD) Confira a lista completa,  clique aqui


Fonte:BN c/adapatações

Previdência: Confira as novas regras para auxílio- doença e pensão por morte


Segurados, já estão valendo as novas regras para auxílio-doença e pensão por morte.
As mudanças estão na Medida Provisória nº 664/2014, que tramita no Congresso Nacional. Veja um breve resumo e confira as perguntas mais frequentes.

Pensão por morte – Desde o dia 1º março, o tempo mínimo de contribuição para acesso à pensão por morte passou a ser de dois anos, exceto em casos de acidente de trabalho e doença profissional ou do trabalho. Em relação ao valor, está estabelecida uma cota fixa correspondente a 50% do benefício, acrescida de mais 10% por dependente do segurado (cônjuge, filho ou outro). Ou seja, os beneficiários farão jus a, no mínimo, 60% do valor.
* importante lembrar que ninguém receberá menos do que um salário mínimo, que corresponde ao piso previdenciário.
O benefício continuará vitalício para cônjuges com 44 anos de idade ou mais. Para cônjuges com idade inferior a 44 anos, o tempo de duração da pensão será escalonado de acordo com a expectativa de sobrevida, projetada pelo IBGE. Há exceção para cônjuges inválidos, que terão direito à pensão vitalícia.
Desde 14 de janeiro já estão sendo exigidos dois anos de casamento ou união estável para gerar a pensão por morte. Nesse ponto, há exceção em casos de acidentes de trabalho após o casamento ou quando o cônjuge/companheiro for incapaz/inválido.
Também já está em vigor a exclusão do direito à pensão para os de¬pendentes condenados pela prática de crime doloso que tenha resultado na morte do segurado.
Auxílio-doença – também desde 1º de março, o cálculo do benefício não pode exce¬der à média das últimas 12 contribui¬ções. E a empresa terá de pagar até 30 dias de afastamento. Pela nova regra, o trabalhador só necessitará ser atendido pela perícia médica do INSS a partir do 31º dia.
A MP 664 prevê ainda a realização de convênios, sob a super¬visão do INSS, com empresas que possuem serviço médico, órgãos e entidades públicas.
Acesse o resumo das medidas no link: http://blog.previdencia.gov.br/?p=11361
As perguntas frequentes podem ser vistas aqui: http://blog.previdencia.gov.br/…/02/publica%C3%A7%C3%A3o.pdf
Fonte:Facebook Gerente INSS Irecê Luiz Alberto

UNEB: Reitor empossa novos gestores


Posse_post2xx

Os novos gestores e o reitor da UNEB prof. José Bites/Foto:reprodução site UNEB

O Reitor da UNEB, Professor José Bites, acompanhado pela Vice-Reitora, professora Carla Liane, empossou na manhã de ontem (5) novos gestores da Universidade. A cerimônia foi realizada na Reitoria da Instituição, em Salvador.
Tomaram posse as Pró-Reitoras de Graduação (PROGRAD), professora Khatia Marise Sales, e de Extensão (PROEX), Maria Celeste de Castro, a Diretora da Editora da UNEB (EdUNEB), professora Sandra Regina Soares, a Coordenadora do Sistema da Biblioteca (SISB), Consuelo Silva Falcão, o Assessor de Comunicação (ASCOM), Tiago Sampaio.
Também foram empossados o Assessor para a implementação e consolidação da Secretaria Especial de Contabilidade e Finanças, Márcio Santos Sampaio, e o Assessor Técnico na área de execução orçamentária, financeira e contábil da Pró-reitoria de Administração (PROAD) da Universidade, Helder Manoel Sena.

O professor José Bites destacou a importância da contribuição dos gestores para a consolidação de uma gestão institucional coesa e que atenda às demandas da Universidade. “É importante prosseguir com esse sentimento de equipe. Juntos vamos contribuir para que a nossa universidade se mantenha sólida”, ressaltou o Reitor.


fONTE:aSCOM/uneb c/adptações
Fotos: Juliana Cardoso/ASCOM

Santo Estevão: Prefeito diz que nomeou parentes para complementar renda familiar

Prefeito de Santo Estevão defende nepotismo: 'nomeei para complementar renda familiar'
Foto: Carlos Augusto / Jornal Grande Bahia/reprodução
O prefeito do município de Santo Estevão, Orlando Santiago (PSD), gerou polêmica após defender o nepotismo durante uma entrevista ao Paraguassu Notícias na última terça-feira (3). O gestor ainda afirmou que não vê algo errado nesta prática, e que nomeou parentes para cargos públicos para “complementar a renda familiar”. “Eu nomeei para complementar a renda familiar, por que eu não roubo”, justificou o prefeito. Para fundamentar sua opinião, Santiago usou o ex-governador Jacques Wagner como exemplo. “Primeiro escalão pode. A mulher de Wagner tinha cargo no governo”, argumentou. 

O prefeito também afirmou que teve dificuldades em encontrar alguém para o cargo de secretário de saúde, e usou como exemplo o fato de Rogério Costa, ex-prefeito de Santo Estevão, ter nomeado para o cargo, em sua gestão, alguém natural de outro município. Por fim, Santiago falou sobre o custeio de campanhas políticas, e declarou não ser “demagogo”: “Vamos deixar de ser demagogos, não há uma eleição em que você no poder, não seja pago pelo poder”, disparou. O Bahia Notícias procurou o prefeito Orlando Santiago para o esclarecimento do caso, mas não foi encontrado.

Fonte:BN

SP: Marta Suplicy diz não ter coragem de defender Governo Dilma

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-evento-na-zona-leste-marta-diz-nao-ter-coragem-de-defender-governo-dilma,1645875O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-evento-na-zona-leste-marta-diz-nao-ter-coragem-de-defender-governo-dilma,1645875Marta Suplicy (PT-SP) em evento com moradores do Jardim Helena, zona leste da capital
Foto:reprodução Estadão

Em um evento em homenagem ao dia da mulher no Jardim Helena na zona leste da cidade de São Paulo, a Senadora Marta Suplicy(PT) disse que não tem coragem de defender o governo Dilma. 

Ex ministra da Cultura no governo Dilma, Marta está de saída do PT, onde desde o período em que dentro do partido defendia o nome do ex- Presidente Lula na eleição para presidente em 2014, e entrou em rota de choque com os defensores da reeleição da presidente, o que acabou acontecendo.

A senadora, segundo dirigentes do PSB Marta já selou acordo com a legenda visando  disputar a prefeitura da capital no próximo ano.  Para um público de mais de 300 pessoas, a Senadora criticou a política econômica, "material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,em-evento-na-zona-leste-marta-diz-nao-ter-coragem-de-defender-governo-dilma,1645875agora vocês estão recebendo essa conta muito maior de luz por falta de programação adequada", e completou " eu sei que o partido não é mais o mesmo, não é o partido que ajudei a fundar, estou muito triste, sou Senadora da República pelo PT, é uma situação muito desconfortável e  não tenho coragem de subir na tribuna para  fazer um discurso defendendo este governo. Vou  defender o que?" afirmou a Senadora.

Iraque: Estado Islâmico destruíram sítio arquelógico de mais três mil anos

Estado Islâmico destrói sítio arqueológico de três mil anos no Iraque
Foto: Reprodução / Twitter
Membros do Estado Islâmico destruíram o sítio arqueológico de Nimrud, no Iraque, de 3.300 anos de idade. Conhecida na Bíblia como Kalakh, a cidade foi uma das capitais do Império Assírio. A destruição foi confirmada pelo ministério do Turismo e Antiguidades do Iraque. A funcionária local, Balquis Taha, disse que esta cidade assíria tem "tesouros arqueológicos de incalculável valor" e se mostrou especialmente preocupada pelo destino das estátuas de touro alados, símbolos da cultura assíria, das quais existem duas no sítio arqueológico, que data do século 13 antes de Cristo. Segundo o Terra, Taha denunciou que a organização terrorista trata de "maneira bárbara e imoral" as antiguidades e não respeita o patrimônio iraquiano. 
O Ministério de Turismo e Antiguidades informou nesta quinta-feira (5) que os jihadistas empregaram maquinaria pesada para arrasar Nimrud, e solicitou ao Conselho de Segurança da ONU que realize uma reunião urgente sobre a questão.Informações do BN.

Governo Dilma: Atritos e broncas podem tirar ministro da Fazenda, diz coluna

Foto:reprodução
Amigos do ministro Joaquim Levy (Fazenda) não apostam que ele fique no cargo por muito tempo. Isolado no governo, sem apoio do PT e aliados e hostilizado pelos sindicatos, não gostou de ter sido criticado publicamente por Dilma, após chamar de “brincadeira” e “grosseiras” as ações de política fiscal dos antecessores. Levy também ficou sentido com a bronca por não atender prontamente as convocações Dilma. Controladora, Dilma saber de cada passo do ministro, mas às vezes Levy não pode atender a convocação imediatamente, e isso a irrita.Levy também enfrenta dificuldade, dizem os amigos, de tomar broncas seguidas de esculachos, em meio a palavrões impublicáveis.
Ex-ministro
Quando era convocado para despacho com Dilma, o subserviente Guido Mantega chegava a tomar quatro horas de chá-de-cadeira.
Fonte:Coluna Claudio Humberto

quinta-feira, 5 de março de 2015

Embaixador dos EUA é ferido a faca em Seul, 80 pontos no rosto

EMBAIXADOR FOI ATACADO DURANTE CAFÉ DA MANHÃ EM CENTRO CULTURAL. FOTO: AP
Seul - O embaixador dos Estados Unidos na Coreia do Sul, Mark Lippert, foi ferido com uma faca por um manifestante durante um evento em Seul, na manhã desta quinta-feira (noite de quarta-feira no Brasil).
O embaixador, de 42 anos, participava de um café da manhã em um centro cultural quando foi atacado no rosto e no braço. Ele foi levado ao hospital e não corre o risco de morrer.
Este foi um exemplo extremo que mostra o quanto os manifestantes esquerdistas sul-coreanos estão enfurecidos com os Estados Unidos por causa de seu papel na história da Coreia. Washington apoiou a Coreia do Sul durante a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, contra a Coreia do Norte comunista. Os Estados Unidos ainda enviam cerca de 30 mil soldados que participam de exercícios militares anuais com Seul. Os ativistas veem isso como um grande obstáculo para o objetivo de reunificar as duas Coreias.
"A Coreia do Sul e a do Norte devem ser reunificadas", gritou o manifestante Kim Ki-jong ao atacar Lippert com uma faca de 25 centímetros. Ele é conhecido pela seu longo histórico de protestos contra os Estados Unidos e foi preso após o ataque.
O embaixador dos Estados Unidos levou 80 pontos no rosto e passou por uma cirurgia no braço para reparar os danos nos tendões e nervos. Ele permanece estável no hospital. Lippert tornou-se embaixador em outubro do ano passado e tem marcado presença regular na mídia e em eventos sociais em Seul. Ele deve ser liberado do hospital em até quatro dias e poderá ter problemas sensoriais em sua mão esquerda, segundo comunicou um funcionário.
Após nove horas do ataque, Lippert postou em sua conta no Twitter que estava bem e que estaria de volta "o mais rápido possível para estabelecer a aliança entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul".
Em depoimento à polícia, Kim disse que atacou Lippert para protestar contra os exercícios militares entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, que começaram na última segunda-feira. Kim disse que os exercícios militares, que Washington e Seul afirmam ser apenas para defesa, irão arruinar a reconciliação entre as duas Coreias.
Após o ataque, a mídia estatal da Coreia do Norte noticiou que "os golpes de faca fizeram justiça" e "foram uma punição merecida aos Estados Unidos, que são maníacos por guerra", e que refletem os protestos do povo sul-coreano contra os Estados Unidos, que podem gerar uma guerra por causa dos exercícios militares em conjunto.
A polícia sul-coreana já estava ciente do comportamento de Kim Ki-jong. No entanto, não havia considerado a possibilidade de ele ter ligação com o Conselho de Reconciliação e Cooperação, grupo que organizou o café da manhã no qual Lippert foi atacado.
O ministro de Relações Exteriores de Seul disse que esta foi a primeira vez que um embaixador foi vítima de um ataque violento na Coreia do Sul. No entanto, o diplomata do Japão escapou de uma lesão em 2010, quando o mesmo Kim Ki-jong jogou um pedaço de concreto contra o diplomata, de acordo com a polícia. Na época, Kim Ki-jong protestava contra a reivindicação do Japão pelas pequenas ilhas ocupadas pela Coreia do Sul. Ele ficou preso por três anos, mas estava em liberdade condicional.

 Fonte: Associated Press.

Economia: Dólar fecha acima de R$ 3


Dólar
Imagem:reprodução
A moeda americana voltou a subir nesta quinta-feira, dessa vez fechando acima de 3 reais. Esta é a maior cotação de fechamento desde 13 de agosto de 2004, quando fechou a 3,02 reais. O dólar à venda encerrou a sessão valendo 3,01 reais, alta de 1,03%. Na quarta-feira, a moeda americana já havia subido 1,80%, para 2,98 reais. Na máxima da sessão, a divisa chegou a ser cotada a 3,01 reais. Nos últimos quatro dias, o dólar acumulou alta de 5,44%.
Para João Augusto de Castro Neves, economista da consultoria Eurasia, continua pesando sobre a moeda americana a conjuntura política e econômica adversa do Brasil. Nesta semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recusou-se a colocar em votação a medida provisória 669, que reduz as desonerações sobre a folha de pagamento das empresas. A medida foi anunciada na semana passada pelo governo, como parte da cruzada empreendida pela equipe econômica para elevar a arrecadação de impostos e equilibrar a política fiscal.
O episódio envolvendo a negativa de Renan aumentou as preocupações do mercado sobre o processo de ajuste fiscal. Os economistas temem que o governo encontre muita resistência na aprovação de medidas mais austeras e isso atrase a melhora da situação das contas públicas.
Isso acontece ao mesmo tempo em que representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) chegam ao Brasil para conversar com autoridades do país sobre a condução da política fiscal. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, se encontrou na tarde desta quinta com representantes da agência. Os executivos da S&P também foram ao Palácio do Planalto.
Cenário incerto - Investidores têm demonstrado preocupação com a possibilidade de o ajuste das contas públicas brasileiras não ser tão forte quanto o necessário, em meio a crescentes obstáculos políticos à implementação de cortes de gastos e aumentos de impostos.
Segundo analistas, a expectativa de uma política fiscal mais contracionista era o único fator amortecendo a pressão exercida sobre o dólar pela deterioração dos fundamentos macroeconômicos brasileiros. A inflação deve superar 7% no período mesmo com a provável contração da economia brasileira.
A perspectiva de alta dos juros nos Estados Unidos, que poderia atrair para a maior economia do mundo recursos atualmente aplicados em países como o Brasil, também vem elevando as cotações do dólar globalmente. Investidores buscarão mais sinais sobre quando isso de fato acontecerá no relatório de emprego do governo norte-americano, que será divulgado na sexta-feira.
O movimento do dólar no Brasil também veio em linha com os mercados externos, onde o mercado europeu puxava uma apreciação generalizada da divisa. A moeda europeia reagia à declaração do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, de que o BCE pode estender seu programa de compra de títulos para além de setembro de 2016, "se necessário", injetando mais euros no mercado global.
A pressão cambial tem levantado dúvidas sobre o futuro das intervenções do Banco Central no mercado, marcada para durar pelo menos até o fim deste mês.
Fonte:Veja

quarta-feira, 4 de março de 2015

Vestibular 2015: UNEB convoca classificados em 3ª chamada


A UNEB convoca os candidatos classificados em terceira chamada, no Vestibular 2015, com entrada no primeiro semestre letivo, para realização de pré-matrícula em cursos na modalidade presencial nos campi da capital e do interior do estado.

Todos os classificados devem entregar a documentação e confirmar o interesse na vaga, exclusivamente nos dias 9 e 10 de março, na coordenação acadêmica do Departamento/Campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, conforme orienta o edital de convocação.
A Universidade informa que a ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga.

De acordo com o edital de convocação: “A pré-matrícula consiste no comparecimento do candidato ou de seu representante no período, local e horários estabelecidos neste edital para fins de confirmar o interesse em participar da Lista de Espera na opção para a qual foi convocado.

Para a confirmação presencial de interesse, serão convocados três vezes o número de vagas disponíveis após a 2ª Chamada do referido processo seletivo, respeitada a política de ações afirmativas (cotas) da UNEB.

Esta modalidade de convocação para a pré-matrícula não estabelece vínculo do candidato como aluno ou de qualquer natureza com a UNEB, não implicando qualquer garantia ou direito de ingresso, em qualquer tempo, nesta Universidade.

Será considerado candidato matriculado, aquele que cuja classificação esteja contemplada no limite de vagas disponíveis e que atenda a todas as exigências deste edital.
Será considerado candidato habilitado aquele que atender às exigências deste edital, porém estando fora do limite de vagas disponíveis”.


Fonte: Site da instituiçao