• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de junho de 2015

Salvador: PT rejeita proposta de rompimento com o PMDB

 Votação do Congresso do PT acaba com vaias
 Militância petista em Salvador - foto:reprodução

No encerramento do 5º Congresso Nacional do PT realizado desde a última quinta(11) na capital baiana, o partido rejeitou a proposta de  integrantes para que houvesse o rompimento da aliança com o PMDB, maior partido da base aliada no Congresso, apesar de o presidente da Câmera e um dos principais figuras do partido, Eduardo Cunha(PMDB) ter sido bastante hostilizado pelos militantes com o grito "Fora Cunha". 

O líder do governo no Congresso dep. José Guimarães do Ceará afirmou "não estamos defendendo Cunha" disse ao gritos. Já o deputado federal  Carlos Zarattini(PT-SP) chamou Cunha de "oportunista de ocasião".
 A resposta do presidente da Câmera não demorou muito ao tomar conhecimento do clima reinante no congresso em Salvador  ironizou e afirmou no seu Twitter " Quero agradecer as manifestações de hostilidade no congresso do PT. Isto é sinal que estou no caminho certo. Ficaria preocupado é se fosse aplaudido lá".


Fonte:Uol

INSCRIÇÕES PARA AS BOLSAS NO PROUNI 2015.2 DE 16 a 18/06


  
O segundo processo seletivo de 2015 do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá 116.004 bolsas ofertadas em 856 instituições de ensino superior. O número é maior do que o oferecido no mesmo período do ano passado, que teve 115.101 bolsas.  As inscrições terão início na próxima terça-feira, 16, e se estenderão até as 23h59 de quinta-feira, 18. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês.

Das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. São Paulo é o estado com maior número de bolsas ofertadas, com 30.519, seguido de Minas Gerais, 14.335, e Rio Grande do Sul, 8.088.
O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. 

Criado em 2004 pelo governo federal, o programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.

Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. 
  


Visite o portal
do ProUni para obter outras informações



Acesse a página
do ProUni para fazer sua inscrição

 Fonte: Assessoria de Comunicação Social/MEC C/ADPTAÇÕES

Salvador: Aumenta especulação da saída de Pinheiro do PT


 
 Sen. Walter Pinheiro -foto:reprodução

Os rumores de que o senador Walter Pinheiro, petista há 29 anos, estaria interessado em deixar a sigla só fazem crescer. Depois de se ausentar da abertura da etapa estadual do 5ª Congresso Nacional do PT, o senador também não compareceu ao Congresso Nacional, iniciado na última quinta-feira, no Hotel Pestana, e com término hoje.

De acordo com o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, a ausência de Pinheiro se deve ao fato do cumprimento de uma agenda na cidade de Munique, na Alemanha, em missão oficial do Senado para participar da Conferência Intersolar, que discute investimentos em energia solar.

Embora Anunciação garanta que as faltas do senador não sinalizam o desinteresse dele em permanecer no PT, nos bastidores a conversa é outra, principalmente devido ao pouco caso que o senador teria feito ao ser questionado sobre sua falta na abertura da etapa estadual.  Na ocasião, ele disse que esteve no aniversário de 90 anos de sua mãe. Pinheiro é um dos fortes críticos ao pacote de ajuste fiscal apresentado pelo governo da presidente Dilma Rousseff. “Ele comunicou sobre a viagem dele com antecedência. Essa história de que ele quer deixar o partido é mera especulação. Ele está se dedicando muito ao trabalho no Senado, mas já me disse que quer ficar no partido”, afirmou o presidente estadual da sigla.

Além  das informações que circulam nos bastidores de sua tentativa para sair candidato a prefeito de Salvador em 2016, o interesse em deixar o partido teria aumentado com o fato de que os rigores da fidelidade partidária não se aplicam mais aos senadores, conforme decisão do supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão da Corte teria aberto a porta para o início de um troca-troca de legendas e nos últimos dias especula-se que pelo menos dez senadores devem se desfiliar em busca de um novo ninho que os agrade nos seus interesses políticos e futuros.

Diante do cenário de crise de credibilidade, e envolvimento em casos de corrupção, o PT seria o partido com a maior debandada: além de Walter Pinheiro, estão interessados a senadora Marta Suplicy (SP) e o senador Lindbergh Farias (RJ).


Fonte: Tribuna da Bahia c/adptações

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Salvador: Ex- Presidente Lula apela a militância para dar "tranquilidade e oxigênio ao PT"

Lula diz que militante precisa ter obrigação de dar 'pequena doação' ao partido
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/reprodução
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta sexta-feira (12) do lançamento da plataforma de doações individuais do PT, realizado no 5º Congresso da legenda em Salvador. Ele dedicou o discurso a fazer um apelo pela nova ferramenta que pode ajudar a resolver "parte dos problemas" do PT. "Lembro que, na campanha de 1989, a gente vendia camiseta, vendia até adesivo de carro para o segundo turno. Os tempos mudaram. Acho que naquele tempo a gente fazia PT com mais intensidade que hoje", disse Lula como uma forma de incentivar a contribuição dos militantes. "Militante precisa ter a obrigação de dar uma pequena doação ao seu partido", afirmou o ex-presidente. 
 
Lula voltou a provocar a imprensa dizendo que não vão ser outras categorias, como jornalistas, que vão contribuir com a legenda. "Não vão ser os jornalistas que estão sendo demitidos em larga escala que vão ajudar", afirmou. 
 
O ex-presidente repetiu que o partido passa por um momento difícil e que não há "solução individual", frisando a argumentação de que o partido é vítima de uma "tentativa muito bem planejada" de criminalização. Lula voltou a comparar a situação atual ao nazismo. "É só assistir a um filme pra ver como nasceu o nazismo ou o fascismo que a gente vê como começa", disse. 
 
E falou também da presença do líder do Revoltados Online, Marcello Reis, no hotel onde ocorre o congresso - gerando revolta entre petistas. "Pode ter até desaforado que acha que pode vir pra 'avacalhar' o congresso do PT". Para mudar a situação, Lula pediu a contribuição financeira e de militância dos presentes. Disse que já foi vendedor de camiseta e de "estrelinha" do PT e pediu dedicação. 
 
Lula passou uma mensagem também aos deputados e senadores petistas. Fez um apelo para que os parlamentares doem um fim de semana do mês para atividades do partido, para rodar o País e ajudar o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, na tarefa de divulgação positiva. "Sei que cada companheiro tem que trabalhar sua base no fim de semana. Mas acontece que o deputado, o senador, é uma autoridade. Cada local que ele chegar vai dar uma entrevista para a rádio local, para o jornal, vai ajudar o PT a voltar a ser o que era", argumentou. "Nós somos da paz, mas eles não deixam a gente em paz. Querem bombardear o PT todo santo dia", reclamou Lula. "Nossa resposta é não fazer jogo rasteiro deles, que querem destruir o legado que está sendo construído neste País pelo Partido dos Trabalhadores. 
 
O momento, embora complicado para o PT, acho que é de ressurgimento do nosso partido", completou. Lula disse que o esforço vai ajudar a oxigenar, renovar o PT e encerrou pedindo para que a militância não esqueça do seu apelo: "Vamos dar ao PT a tranquilidade e o oxigênio de que ele precisa". Durante o discurso, ex-presidente brincou com a plateia exibindo um cartão de crédito com seu nome e a bandeira do cartão do PT. Ele contou que o partido ficou dois anos negociando com o Banco do Brasil para lançar o cartão de crédito, mas que a iniciativa - que verteria taxas para o partido como forma de arrecadação a cada transação - foi vetada pela Justiça Eleitoral. 
 
Fonte: por Ana Fernandes, Vera Rosa e Ricardo Galhardo | Estadão Conteúdo e BN

CONCURSO 2012: PM-BA DIVULGA LISTA FINAL DOS CONVOCADOS






A Polícia Militar divulgou, no Diário Oficial desta sexta-feira (12), o resultado final do concurso da instituição e convocou os aprovados a comparecer no dia 19 de junho, às 8h. 
A lista com os nomes dos convocados estão a partir da página 69 conforme link http://secom.ba.gov.br/arquivos/File/DiarioOficial12062015.pdf
Com a chamada, o número de convocados no concurso de 2012 chega a 5.695. Outros dois mil habilitados foram chamados em março deste ano, dos quais 1.064 considerados aptos iniciam o Curso de Formação de Soldados no próximo dia 29.
Fonte:BN c/adptações

CPI da Petrobras quer acareação entre Gabrielli e PRC

CPI da Petrobras aprova requerimento para acareação entre Gabrielli e Paulo Roberto Costa
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras aprovou nesta quinta-feira (11) 140 requerimentos, entre eles o que convoca o ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli (PT), para uma acareação com o ex-diretor da empresa Paulo Roberto Costa. Gabrielli afirmou que as investigações relacionadas às irregularidades da estatal produzem "espuma" no 5º Congresso do PT, em Salvador. Além da acareação, a comissão também aprovou a quebra de sigilo bancário da JD Consultoria, do ex-ministro José Dirceu, e convocou o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, para esclarecer o recebimento de doações da empreiteira Camargo Corrêa, envolvida na Operação Lava Jato. Informações do BN.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Japão:Estudante nigeriano resolve equação misteriosa que estava há 30 anos sem solução

Ufot Ekong está no primeiro semestre na Universidade de Takai, em Tóquio. (Foto: Reprodução/Likedin)
                                Nigeriano ainda está no seu primeiro semestre de Engenharia Elétrica em uma universidade japonesa  
                                                                                   (Foto: Reprodução/LinkedIn)


Um estudante da Nigéria conseguiu um feito surpreendente. No seu primeiro semestre da faculdade de Engenharia Elétrica, o rapaz resolveu uma equação matemática que estava sem solução há 30 anos. Ufot Ekong, que é aluno da Universidade de Tokai, no Japão, vem quebrando recordas em sua universidade.

Além da equação, Ekong também atingiu as melhores notas registradas pela instituição desde 1965. Ele também já ganhou seis prêmios desde o início da sua carreira acadêmica. O estudante exibe talentos em diversas áreas - o nigeriano fala inglês, francês, japonês e iorubá (um dos idiomas do seu país de origem).
Considerado um prodígio, Ekong já chegou a conciliar dois empregos e o estudo para pagar a faculdade. De acordo com o jornal The Independente, o nigeriano trabalha na Nissan atualmente, e já tem duas patentes de carro registradas em seu nome. 

Ele também ganhou um prêmio de língua japonesa para estrangeiros. A Universidade de Tokai, localizada em Tóquio, é uma das instituições do ensino superior mais renomadas do Japão.

Salvador: Rui Falcão diz que há inspiração no partido e na sociedade para retorno de Lula



                                                                 Foto: Lula em Feira de Santana em 2012/reprodução

Mesmo negando que o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder em 2018 esteja em pauta no 5º Congresso Nacional do PT, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, sugeriu que “há uma inspiração no PT e na sociedade para o retorno de Lula, mas não significa que ele vai voltar”. Segundo Falcão, no entanto, o ex-presidente não está pondo a candidatura dele agora. “O congresso não está pautando eleição de lula ou municipal”, assegurou o presidente do PT nesta quinta-feira (11), durante coletiva antes da abertura do evento. 
Apesar de tentar deslocar Lula do centro das atenções, Rui Falcão sinalizou que o governo precisa dar guinadas para chegar nas eleições com fôlego. “Temos nos manifestado no sentido de retificar eventuais problemas com a economia do país. É preciso realizar mudanças no sistema tributário que é injusto e repressivo”, afirmou. Para Falcão, é preciso retomar os investimentos em infraestrutura para manter os programas sociais, grande bandeira do Partido dos Trabalhadores desde a ascensão de Lula à presidência da República, em 2003. Informações do Bahia notícias.

Saúde: Antiácidos podem aumentar risco de infarto


Brasileiras ignoram os cuidados com a saúde do coração
As crises cardíacas foram observadas com maior frequência em pessoas jovens (menos de 45 anos) e com boa saúde(iStock/VEJA)
Alguns medicamentos que reduzem a acidez do estômago aumentam entre 16 e 21% o risco de ataque cardíaco. É o que diz um estudo do periódico científico PLOS ONE.

Estas medicações, conhecidas como inibidores da bomba de prótons (IBP), são eficazes para reduzir a acidez do estômago e evitar o refluxo gastroesofágico. Elas estão entre as mais prescritas e vendidas no mundo e representam um mercado de 14 bilhões de dólares, afirmaram os autores.
"Estes medicamentos não são tão seguros quanto pensamos", disse Nicholas Leeper, professor da Universidade de Stanford e principal autor do estudo. Os pesquisadores analisaram os registros médicos de 2,9 milhões de pacientes. As crises cardíacas foram observadas com maior frequência em pessoas jovens (menos de 45 anos) e com boa saúde.

De acordo com a pesquisa, outra classe de antiácidos, conhecida como anti-histamínico H2, não apresentou relação com o aumento do risco cardíaco. Estes remédios estão no mercado há mais tempo que os IBP e são razoavelmente eficazes contra a acidez do estômago.

Embora o estudo não prove uma relação de causa e efeito, os autores afirmam que o vínculo descoberto deve ser considerado algo sério, sobretudo porque a maioria destes antiácidos está disponível sem receita médica.

Fonte:Redação VEJA

quarta-feira, 10 de junho de 2015

UNEB DIVULGA NOTA À COMUNIDADE




 
A Reitoria da UNEB, a Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) e os Diretores de Departamento, diante das circunstâncias que envolvem as Universidades Públicas Estaduais em um movimento grevista docente, se pronunciam em defesa da Universidade Pública. Reiteramos os valores e diretrizes que têm norteado as ações da Gestão Universitária pelos princípios do republicanismo democrático, cujo valor destaca-se pelo diálogo, transparência, participação e, principalmente, pelo respeito à diversidade de posições e concepções que diferenciam o cotidiano de uma Universidade em relação às demais instituições públicas.

Conscientes da nobre responsabilidade pública, desde o início, a presente gestão tem se empenhado diariamente em garantir, junto ao Governo do Estado, condições satisfatórias para o pleno e qualificado funcionamento das ações universitárias. Não é mero acaso a coincidência entre a agenda dos movimentos sociais e as ações já efetivadas pela atual gestão. Salientamos como exemplo:

• O remanejamento interno de recursos orçamentários próprios para a efetivação dos direitos de promoção e progressão na carreira docente e de mudança de regime de trabalho;
• As documentadas solicitações junto ao Governo do Estado – anterior e atual, em torno da Autonomia Universitária representada pela reivindicação de revogação da Lei Estadual nº7176/97;
• A luta pela ampliação do orçamento das Universidades Estaduais, e pela distribuição mais equânime e racional dos percentuais de orçamento entre as quatro instituições;
• O esforço da atual gestão da UNEB que, desde 2014, vem lutando para que o governo desvincule a relação entre vaga docente e classe profissional, conferindo-nos autonomia decisória sobre esta questão.
Ainda que a Lei nº7176/97 não tenha sido revogada, a Reitoria vem exercitando sua autonomia quando, por exemplo, junto com os Conselhos Superiores aprova a representação docente nestas instâncias e quando, de modo inédito, garante uma ampla participação decisória da Comunidade Universitária na composição do Plano de Desenvolvimento Institucional, um dos seus principais instrumentos de planejamento acadêmico e orçamentário.
Nesse sentido, a nossa posição como gestores está explícita de forma transparente, pública e inconfundível. No âmbito das funções administrativas ou nos quadros permanentes da profissão de professores, somos sempre defensores da Universidade Pública e comprometidos com o crescimento da qualidade do serviço público de formação, produção e extensão de conhecimento que a universidade oferece à sociedade.
A clara consciência do que representa a UNEB para o desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Bahia se traduz no desenvolvimento de uma grande ação integrada que se expressa nos projetos:

• político de democratização das instâncias internas;
• social de proximidade com os setores socialmente mais vulneráveis;
• administrativo de eficiência e racionalização das atividades meio;
• acadêmico de melhoria permanente dos cursos de graduação, de ampliação e qualificação dos cursos de pós-graduação, de reformulação das concepções e ações de extensão e de institucionalização de práticas inclusivas de acesso, permanência e sucesso para os estudantes, econômica e socialmente, mais necessitados.

De um modo geral, são esses os parâmetros que norteiam o respeito que sempre tivemos e teremos em relação aos movimentos, ações ou proposições que, democrática e representativamente, venham a contribuir com o aperfeiçoamento da vida universitária. Com a greve atual, não tem sido e não será diferente. Desde a sua decretação, imediatamente, recebemos as lideranças, nos predispusemos a garantir o diálogo entre o Comando de Greve e a Administração Central e Setorial da UNEB mediado por uma Comissão instituída, exclusivamente, para essa finalidade, e externamos a nossa compreensão sobre as deliberações da assembleia e da pauta de reivindicações.

Continuamos abertos ao diálogo na perspectiva de garantir que as diferenças de concepção e de encaminhamentos não ultrapassem os limites da convivência pacífica, da civilidade e do respeito, mas que façam parte do exercício democrático que contribui para o aperfeiçoamento da discussão sobre a Universidade Pública que defendemos.

Assinam esta nota a Equipe Central e Setorial de Gestão Universitária: Reitoria, Pró-reitorias, Secretarias e Diretorias de Departamento.

Fonte:Site da instituição


Ministros do STF derrubam a mordaça às biografias

A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso das biografias não autorizadas no STF durante sessão que decide o assunto - 10/06/2015
A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso das biografias não autorizadas no STF durante sessão que decide o assunto - 10/06/2015(Pedro Ladeira/Folhapress)
O Supremo Tribunal Federal (STF) fez história mais uma vez nesta quarta-feira, ao derrubar a exigência de autorização prévia para o lançamento de obras de cunho biógrafico no Brasil. O voto que deu maioria à causa da Anel (Associação Nacional dos Editores de Livros), autora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) julgada nesta quarta no plenário, foi dado por Gilmar Mendes, sexto ministro do STF a votar -- e acompanhar a disposição da ministra Cármen Lúcia, relatora da ADI, que questionava os artigos 20 e 21 do Código Civil, que pressupunham aval do biografado ou de seus herdeiros para a publicação ou lançamento de uma obra biográfica.

A votação teve início depois das 15h, com a ministra Cármen Lúcia. "Liberdade não é direito acabado. É uma peleja sem fim. Não é proibindo, recolhendo obras ou impedindo sua circulação, calando-se a palavra e amordaçando a história que se consegue cumprir a Constituição", resumiu a relatora do caso. A ministra foi seguida por Luis Roberto Barroso, que destacou a importância da liberdade de expressão e da produção de conhecimento para a memória do país. "A liberdade de expressão é essencial para o conhecimento da história, para o aprendizado da história, para o avanço social e para a conservação da memória nacional. A liberdade de expressão deve ser tratada constitucionalmente como uma liberdade preferencial", disse o ministro. Depois dele, votaram Rosa Weber, Luiz Fux e José Antonio Dias Toffoli, que passou a palavra a Gilmar Mendes.

Em seus votos, além de defesas veementes da liberdade de expressão, os ministros destacaram que a publicação de biografias de pessoas públicas é importante para a própria construção da história brasileira e para a pesquisa científica e qualquer licença prévia para a publicação de textos desta natureza é inconstitucional porque também viola direitos à liberdade de pensamento, de informação, de pensamento, de criação artística, de produção cinematográfica, e da proibição de censura. "Na medida em que cresce a notoriedade de uma pessoa, diminui sua reserva de privacidade", disse Luiz Fux.
Com a histórica sessão desta quarta-feira, o STF pôs fim a uma controvérsia que ganhou dimensão de debate nacional em 2013, quando medalhões da MPB, como o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos, reunidos no grupo Procure Saber, vieram a público defender que a preservação do direito à intimidade justificaria a necessidade de aval preliminar para a publicação de obras biográficas. A ADI votada nesta quarta foi criada pela Anel um ano antes, em 2012.
Os ministros seguem votando, embora a posição da maioria a favor da liberação já garanta a mudança na interpretação dos artigos 20 e 21 do Código Civil. Embora a redação continue igual, eles não poderão mais ser usados para restringir a circulação de obras biográficas -- livros ou filmes.

Conheça os artigos 20 e 21

Ambos foram criados com o Código Civil, em 10 de janeiro de 2002:

Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais.
. Parágrafo único. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.
. Parágrafo único. Em se tratando de morto ou de ausente, são partes legítimas para requerer essa proteção o cônjuge, os ascendentes ou os descendentes.

Art. 21. A vida privada da pessoa natural é inviolável, e o juiz, a requerimento do interessado, adotará as providências necessárias para impedir ou fazer cessar ato contrário a esta norma.

Fonte:Veja

Greve nas Uebas: Professores fazem manifestação em Salvador

Professores de Uebas fazem manifestação na Av. Tancredo Neves
Foto: Bahia Notícias/reprodução
 
Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas) realizaram, nesta quarta-feira (10), uma manifestação contra os cortes de orçamento e problemas enfrentados pelas instituições no estado. Segundo o professor Edson Moura, diretor da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), o ato visa chamar a atenção da população sobre as dificuldades da categoria e pressionar o governo para o avanço das negociações. Segundo ele, o aumento de 10,3% do orçamento anunciado pelo governo não atende nem ao menos as demandas trabalhistas. “As universidades cresceram, exigem mais dinheiro. Esse aumento não serve nem para pagar os direitos dos professores. Aí falta dinheiro para a manutenção, investimentos...”, explica ao Bahia Notícias. 
 
Segundo ele, cada unidade é afetada de forma diferente pela falta de verba, mas ao todo o corte real sofrido é de cerca de R$ 19 milhões. “Na Uefs não tem papel para imprimir a lista de presença. Essas são necessidades básicas. [...] O reitor (Evandro do Nascimento) já disse, durante um discurso, que se continuar assim é mais fácil fecha a universidade e entregar a chave par ao governador Rui Costa”, reclama.
 
As principais reivindicações do grupo são o respeito aos direitos trabalhistas – já que os planos de carreira estão travados –, a ampliação do número de professores, a reposição integral da inflação em uma única parcela, 7% da receita líquida de impostos (RLI) para o orçamento das Uebas e a revogação da lei 7176/97, que seria “autoritária”. Participaram da ação professores das universidades de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Estado da Bahia (Uneb) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), além de alunos das quatro instituições e professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Segundo a aluna da Uesc, Lorrane do Nascimento, o grupo também protesta contra o corte na bolsa de permanência para alunos carentes. “Tem alunos que não tem como se manter estudando sem esse valor”, afirma. O ato causou engarrafamento da Avenida ACM e o fluxo de veículos teve que ser redirecionado para a Rua Miltons Cayres de Brito.
 
fonte:BN/ reprodução

Irecê: Justiça Federal suspende execução de dívidas agricolas


Irecê: Justiça Federal suspende execução de dívidas agrícolas beneficiando agricultores.Foto:reprodução/irecê repórter
                                                                                                                                    
Na última segunda-feira(8) o presidente da Copirecê, Walter Ney Dourado e o Sr. Everaldo Dourado, que são membros da Comissão de Mutuários do Crédito Rural do Nordeste, estiveram em reunião com o Juiz Federal, Dr. Gilberto Pimentel, subseção Irecê, para tratar do endividamento agrícola e a situação de milhares de produtores rurais à beira de ter seus dívidas executadas e perderem o que lhes restam.

Após uma longa explanação e apoiados na Lei 13.001/2014, que concede prazo para renegociação ou liquidação dos débitos até 31 de dezembro de 2015, o magistrado resolveu suspender o processo de execução das dívidas rurais. Segundo Everaldo,o entendimento do Juiz Federal está corretíssimo, desta forma cerca de 5 mil agricultores poderão ser beneficiados no território de Irecê, que são débitos em fase de execução pela PGFN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, oriundos do Bando do Brasil, que a decisão alivia mais a situação

Walter Ney pede aos produtores rurais que quiserem obter mais informações sobre a situação de cada um, que se dirijam a sede da Cooperativa, à Rua São Francisco, centro de Irecê, ou ligue para 0800 8897 013.

Fonte:Ray Cruz do Irecê repórter c/ adptações

terça-feira, 9 de junho de 2015

Bahia: Governo confirma concessão do Porto de Aratu

Governo confirma concessão do Porto de Aratu
Foto: Reprodução / Codeba
 
O governo federal confirmou que a concessão do Porto de Aratu, em Candeias, está entre os arrendamentos e autorizações de terminais privados previstos pelo Programa de Investimentos em Logística lançado nesta terça-feira (9). A inclusão teria sido feita a pedido do governador Rui Costa, que defendeu que “o governo não tem se mostrado eficiente na gestão desses equipamentos e a melhor solução é colocar a iniciativa privada”. O arrendamento do Porto de Aratu está no segundo bloco de concessões, que deve ser licitado no primeiro semestre de 2016. 
 
No mesmo grupo estão os portos de Paranaguá, Itaqui, Santana, Suape, São Sebastião, São Francisco do Sul, Santos e do Rio de Janeiro. Nas licitações de portos, o governo poderá combinar os critérios de maior capacidade de movimentação, menor tarifa, menor tempo de movimentação de carga, maior valor de investimento, menor contraprestação do governo federal, melhor proposta técnica e maior valor de outorga para definir os vencedores. As regras para concessão de portos serão publicadas em decreto. Com a decisão, o governo prevê R$ 37,4 bilhões em investimentos em portos do país, para 50 novos arrendamentos, 63 novas autorizações de Terminais de Uso Privado (TUPs) e renovações antecipadas de arrendamentos. 
 
No mesmo evento, também foi anunciada a concessão de quatro aeroportos: Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. A previsão é que os leilões dos terminais sejam feitos a partir do primeiro trimestre de 2016 e o governo prevê investimentos de R$ 8,5 bilhões nos quatro empreendimentos. Segundo a Agência Brasil, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) será sócia das empresas vencedoras dos leilões na administração dos aeroportos. Informações do BN.

Fonte:BN

MEC anuncia segunda edição do FIES este ano

O ministro da Educação, Renato Janine, fala durante cerimônia de assinatura de portaria que regulamenta o Canal da Educação (Elza Fiúza/Agência Brasil)
Foto:reprodução
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na noite de segunda-feira (8) pela página do Facebook que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) este ano.
De acordo com o ministro, será priorizada a formação de professores além de cursos da área de saúde e engenharia. 
Janine disse que estabelecer prioridades “não significa excluir outros cursos! As prioridades partem do reconhecimento de nossas necessidades mais prementes”. 
O programa deverá seguir critérios adotados na primeira edição deste ano, de acordo com o ministro, vai priorizar os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação (MEC).
As notas vão até 5. Além disso, as regiões Norte e Nordeste “por suas necessidades especiais, serão também priorizadas”, diz a publicação.
A pasta vai anunciar em breve "datas e todos os detalhes, de forma transparente, o que é nosso dever e prazer”. A publicação, feita há pouco menos de uma hora tem mais de 1,3 mil curtidas. 
O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições. Na primeira edição deste ano, foram firmados 252 mil contratos.
Fonte:Estadão

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Bahia: PGR ingressa no STF contra pensão vitalícia de ex- governadores

PGR ingressa no STF contra pensão vitalícia de governadores baianos
Foto: Paulo Souto/Jaques Wagner/César Borges/João Durval - Montagem/ BN/reprodução
 
A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores da Bahia. A concessão do benefício é garantida por um artigo da Constituição do Estado. No entendimento da procuradoria, a norma confere tratamento privilegiado a ex-governadores. De acordo com o Artigo 104-A, após o fim do mandato, os governadores terão direito ao pagamento de subsídio integral e vitalício, desde que tenham contribuído para previdência oficial por 30 anos. 
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, considera que o pagamento não tem fundamento jurídico e ofende o princípio constitucional da isonomia, por configurar tratamento privilegiado sem fundamento legítimo. “O diploma normativo impugnado, ao criar pensão especial, de natureza vitalícia, paga sob forma de subsídio pelos cofres estaduais, em benefício de ex-governadores do estado da Bahia, ofende frontalmente os princípios republicanos, da igualdade, da moralidade, da razoabilidade e da impessoalidade”, argumenta Janot, de acordo com a PGR. 
 
Em abril, o STF considerou inconstitucional o pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores do Pará. A legalidade dos pagamentos também é questionada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos estados do Acre, Mato Grosso, da Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Rondônia e Sergipe. 
 
Fonte:BN

UNEB convoca aprovados em 2ª chamada para os cursos do 2º semestre


 

A UNEB convoca para matrícula os candidatos aprovados, em segunda chamada, no Vestibular 2015, com entrada no segundo semestre letivo, em cursos na modalidade presencial nos campi da capital e do interior do estado.

Todos os aprovados devem realizar a matrícula, exclusivamente entre os dias 15 e 16 de junho, na coordenação acadêmica do Departamento/Campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.

A Universidade informa que a ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga.

De acordo com o calendário de matrícula 2015.2, a lista nominal dos candidatos aprovados, em terceira chamada, será divulgada até o dia 10 de julho e as matrículas deverão ser realizadas nos dias 16 e 17 do mesmo mês. Ainda segundo o mesmo documento, na terceira chamada, a UNEB poderá proceder com a convocação por pré-matrícula.
Fonte:
Informações: SGC/Campus I – (71) 3117-2464 ou e-mail matricula2015@uneb.br ou site vestibular2015.uneb.br.

domingo, 7 de junho de 2015

Transposição do São Francisco é adiada mais uma vez


Um  dos canais que estão se deteriorando com o atraso das obras -foto: 07 de junho de 2015, 09:40/reprodução

Prevista inicialmente para 2012, a transposição do Rio São Francisco deve atrasar mais dois anos e ser concluída apenas em 2017. O custo da obra, que atualmente está em R$ 8,2 bilhões, deve passar por reajuste, conforme afirmou no fim de maio o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em apresentação feita a senadores do Nordeste.

No início deste ano, empresas contratadas para construir dois lotes da transposição tiveram dificuldades para cumprir o cronograma. Embora negue atrasos, a Mendes Júnior foi alvo de um processo administrativo aberto pelo ministério para “apurar possíveis faltas cometidas pela empresa”.
Sindicatos afirmam que houve mais de duas mil demissões. Até o fim de abril, 74,5% das obras de transposição estavam prontas, segundo medição do próprio ministério.

De acordo com Occhi, a expectativa é que, a partir de setembro, estejam funcionando dois canais de 40 quilômetros em Pernambuco. Por causa da lentidão em alguns trechos da obra, canais que já ficaram prontos ainda não recebem água. A falta de uso tem provocado o aparecimento de rachaduras nas estruturas, segundo integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Cerca de 2,2 mil funcionários que trabalhavam nas obras de transposição do rio São Francisco foram demitidos nos primeiros meses do ano, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Ceará (Sintepav-CE).

Líderes sindicais de Pernambuco e Paraíba afirmam que os canteiros de obras estão com menos operários do que o previsto inicialmente pelas empresas.
O Ministério da Integração Nacional afirma, porém, que há 9,2 mil pessoas trabalhando atualmente no empreendimento.No fim de maio, trabalhadores do lote 5, de responsabilidade da Serveng, ficaram uma semana em greve nos municípios de Brejo Santos e Jati, no Ceará, para pedir aumento salarial. Informações da Agência O Globo.

"Lula e Dilma foram covardes na ação penal 470" diz José Dirceu

Dirceu diz que Lula e Dilma estão 'no mesmo barco' que ele e os chama de 'covardes'
Foto: Reprodução/ G1
 
Passados dez anos do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado a 7 anos e 11 meses de prisão por corrupção ativa, não esconde a mágoa em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Rousseff. Em conversa com amigos na semana passada, de acordo com o jornal Estadão, Dirceu usou a palavra “covardia” para se referir à postura que considera omissa de Lula e Dilma durante todo o processo do mensalão. 
 
Omissão que, segundo ele, se repete agora, em relação à Operação Lava Jato, na qual Dirceu é investigado, e faz com que todos os petistas condenados ou não, inclusive o ex-presidente e a atual, carreguem a pecha de corruptos. “De que serve toda covardia que o Lula e a Dilma fizeram na ação penal 470 e estão repetindo na Lava Jato? Agora estamos todos no mesmo saco, eu, o Lula, a Dilma”, disse Dirceu, segundo relatos colhidos pela reportagem. 
 
Durante uma década Lula se esquivou de fazer publicamente a defesa dos correligionários envolvidos no esquema de corrupção que, segundo o Supremo Tribunal Federal, serviu para comprar apoio parlamentar ao governo do PT. Até o julgamento, em 2013, alegava que preferia esperar a decisão do Supremo. Depois colocou o assunto de lado, apesar de todos pedidos para que desse ao menos uma palavra de solidariedade aos companheiros presos.Aos amigos com quem falou na semana passada, Dirceu disse desconhecer as razões de Lula e fez uma ressalva ao dizer que o ex-presidente não faz “nem a defesa dele mesmo” Informações do BN.

União já gastou mais de R$ 14 milhões com os "cartões corporativos" em quatro meses



Nem parece que o País vive uma grave crise na economia: nos quatro primeiros meses do ano, o governo Dilma conseguiu gastar R$ 14,3 milhões com os cartões de pagamento, os “cartões corporativos”. Apesar do exagero e dos sinais de farra, o Palácio do Planalto se recusa a informar como gastou todo esse dinheiro, alegando “garantia da segurança da sociedade e do Estado”. Ou seja, da própria Dilma.

Antes de o então presidente Lula tornar “secretos” os gastos, ministros foram flagrados comprando até tapioca com cartões corporativos. Cartões corporativos do governo também são usados para pagar despesas com combustível e seguranças de familiares de presidentes.

O vice Michel Temer dá sinais exteriores de pobreza, para os padrões Dilma: de janeiro a abril, gastou R$ 172,7 mil usando o cartão.

Fonte:DiáriodoPoder 
Imagem:reprodução