• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de julho de 2015

FHC diz que não tem interrese em conversar com governo

Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,o-momento-nao-e-para-a-busca-de-aproximacoes-com-o-governo--diz-fhc,1731961
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,o-momento-nao-e-para-a-busca-de-aproximacoes-com-o-governo--diz-fhc,1731961
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,o-momento-nao-e-para-a-busca-de-aproximacoes-com-o-governo--diz-fhc,1731961
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

 Fernando Henrique Cardoso
 Foto:reprodução
 
O ex- presidente  do Brasil Fernando Henrique Cardoso, em  dois mandatos(1995-2002) afirmou hoje(25) através de sua conta em uma rede social que não está disposto a se encontrar com a presidente Dilma, para discutir a atual crise econômica e política brasileira. Essa ideia surgiu após a imprensa noticiar que o ex-presidente Lula tinha autorizado amigos a articular um encontro com FHC. O PSDB   manifestou contra essa aproximação com o planalto através de alguns de seus principais líderes.  Do lado petista, durante a semana, tanto o ministro das Comunicações  Edinho Silva, tanto o ministro da defesa Jaques Wagner deram declarações favoráveis ao póssível encontro do ex- presidente FHC, Lula e atual gestora Dilma.
Confira o post abaixo:
 
10 h ·
FHC:“O momento não é para a busca de aproximações com o governo, mas sim com o povo. Qualquer conversa não pública com o governo pareceria conchavo na tentativa de salvar o que não deve ser salvo”.


Fonte:Facebook/FHC

Governo diz que vai suspender vencimentos dos professores das Estaduais


O Governo do Estado da Bahia através da SEC- Secretaria de Educação e Administração-SAEB, fez uma carta circular endereçada aos docentes das 04  Universidades Estaduais que se encontram em greve há mais de 70 dias. Na carta, o governo diz que assume o compromisso de atender uma pauta histórica da categoria, como o envio a Assembleia Legislativa do Projeto  revogando a Lei 7.176/97 no prazo de 60 dias, que com a revogação será criada nova lei que garante mais autonomia as Universidades, além de falar no processo de promoções,progressões e mudanças de regime de trabalho.
No entanto,  na mesma carta, o Estado diz que diante da não assinatura do acordo por parte dos representantes dos Fórum das Associações dos Docentes, e considerando o longo período de duração de greve, o governo informa que adotará a suspensão do pagamento dos vencimentos dos servidores.


Em Lapão: Gov. Rui inaugura obras e diz " faço questão de prestigiar municipios que tem se alinhado e priorizado a educação"

'Bahia é um dos poucos estados que estão em dia', diz Rui Costa sobre empréstimos
O Governador e o prefeito Ricardo à direita foto: Mateus Pereira / GOVBA/reprodução
O governador Rui Costa visitou neste sábado (25) o município de Lapão, no Centro Norte Baiano, para entregar uma creche pró-infância, uma quadra coberta, uma motoniveladora e a Avenida Hermínio Carvalho. Os recursos foram provenientes dos governos estadual, federal e municipal. "A educação é o nosso carro-chefe, uma prioridade do governo. Foi por isso que eu lancei o programa Educar para Transformar [- um Pacto pela Educação]", afirmou Rui. Segundo ele, a educação "transforma a vida das pessoas de uma cidade, de um país.
Eu faço questão de vir prestigiar todos os municípios que têm se alinhado e priorizado a educação. E essa boa semente se inicia com uma creche", afirmou o governador. De acordo com Rui Costa, a Bahia é um dos poucos estados brasileiros que ainda tem capacidade para obter empréstimos. "A crise levou o governo federal a fazer restrições nos investimentos. 
A Bahia é um dos poucos estados brasileiros que estão em dia, podendo fazer empréstimos em instituições como o Banco Mundial para continuar investindo em infraestrutura, educação, saúde. Este ano eu quero começar, aqui na região [de Lapão], a implantação da policlínica que, articulada com o hospital regional, vai melhorar muito a qualidade do atendimento à população", prometeu. 
Fonte:BN

'Brasil nunca aplicou Paulo Freire', diz pesquisador José Romão


 José Eustáquio Romão | Foto: Divulgacao
 Amigo pessoal de Freire, Romão diz que críticos do educador "falam bobagem" sobre sua influência na educação brasileira -foto:reprodução
 
 
"Chega de doutrinação marxista. Basta de Paulo Freire". A frase, que aparecia em uma faixa durante a manifestação contra o governo Dilma Rousseff em Brasília, em março de 2015, causou polêmica nas redes sociais e provocou até uma resposta da ONU, defendendo o educador brasileiro famoso mundialmente pela teoria da pedagogia crítica.

Considerado patrono da educação no Brasil desde 2012, Freire dá nome a institutos acadêmicos em países como Finlândia, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul e Espanha, mas, em sua terra natal, tem sido criticado por manifestantes e articulistas pelo que consideram sua "influência esquerdista" no ensino.

O historiador e doutor em Educação José Eustáquio Romão, seu amigo pessoal e especialista em sua obra, discorda: "Paulo Freire nunca foi aplicado na educação brasileira. (...) Ele entra (nas universidades) como frase de efeito, como título de biblioteca, nome de salão."
Em entrevista à BBC Brasil, ele diz que as ideias e o método de alfabetização de adultos criado por Freire já serviram de base para políticas públicas em diversos países, mas ainda se resumem a experiências pontuais no Brasil. "Estou convencido de que se aplicarmos hoje (o método), acabamos com o analfabetismo no Brasil em um ano", afirma.
Segundo os dados mais recentes do IBGE, o Brasil ainda possui 13 milhões de analfabetos, apesar da diminuição do índice nos últimos anos.
Romão, um dos fundadores do Instituto Paulo Freire, passou os últimos 15 anos em busca do manuscrito perdido do livro Pedagogia do Oprimido, obra mais conhecida e traduzida do educador pernambucano, morto em 1997.
O manuscrito, que contém trechos inéditos do livro – publicado nos Estados Unidos em 1970 e proibido pelo regime militar brasileiro até 1974 – sobreviveu à ditadura chilena nas mãos de Jacques Chonchol, ex-ministro de Agricultura no governo de Salvador Allende (1970-1973). Agora, foi devolvido ao Brasil.



Confira alguns dos principais trechos da entrevista.


BBC Brasil: Como o senhor descobriu a existência do manuscrito? E como o encontrou? 

José Eustáquio Romão: Foi uma busca de 15 anos. Algumas vezes ele (Paulo Freire) dizia para nós, que éramos amigos mais próximos, que gostaria de rever o manuscrito antes de morrer. Mas, pelo que a gente sabia, os originais do livro tinham sido datilografados.
Paulo era muito desorganizado. Ele escrevia até em guardanapo quando tinha uma boa ideia. Então um de seus amigos juntou essa papelada e datilografou em 1968. Quando Paulo falava de manuscrito, eu achava que ele estava delirando. Mas não estava.
Ele foi um dos primeiros a ser preso pelos militares, em abril de 1964, porque havia sido convidado a fazer parte de um projeto do governo João Goulart após o sucesso da sua experiência de alfabetização de camponeses no Rio Grande do Norte, em 1963.

Após 70 dias na prisão, ele conseguiu se exilar na Bolívia e, de lá, foi para o Chile, onde conheceu o ministro Jacques Chonchol, uma figura de destaque na política chilena, que articulou a eleição de Salvador Allende. Chonchol chamou Paulo para trabalhar com ele e os dois ficaram amigos.

Anos depois, Paulo foi convidado a ensinar aos doutores em Harvard (nos Estados Unidos), mesmo sem nenhum título, por causa de seu método de alfabetização de adultos. Antes de ir, decidiu copiar os originais de seu livro e dar este manuscrito de presente ao casal Chonchol.

Só que, depois de Allende, Chonchol era o homem mais visado pela polícia do (general Augusto) Pinochet. Ele só não foi morto no palácio junto com Allende (no golpe militar chileno, em 1973) porque estava em missão, mas chegou a Santiago no dia do golpe. Avisado pelos amigos, ele fugiu pela cordilheira (dos Andes). No fim, foi parar na França e ficou 20 anos no exílio.

A polícia de Pinochet invadiu a casa de Chonchol em Santiago, levou uma série de documentos e queimou livros. Mas o manuscrito de Paulo Freire parecia um documento sem importância, então ficou intacto. Anos depois, a irmã do ex-ministro conseguiu sair do país para visitá-lo na França e levou o manuscrito, achando que poderiam ser documentos pessoais.

Quando eu finalmente consegui localizá-lo, Chonchol me disse que várias vezes teve a tentação de doar o manuscrito para a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em Paris, mas resolveu não fazê-lo. Eu consegui convencê-lo a devolver o manuscrito para o Brasil.

BBC Brasil: Quais são as principais diferenças entre o livro Pedagogia do Oprimido como é conhecido hoje e o manuscrito?

Romão: A parte do livro em que Paulo Freire fala sobre a "teoria da ação revolucionária" não existe em nenhuma edição em nenhuma parte do mundo. O que nos faz supor que os (editores) americanos tiraram diversas partes – eu já fiz uma leitura comparada e comprovei que não estão lá.
Trechos retirados do livro original por editores americanos descreviam, com diagramas, uma "teoria da ação revolucionária"
Eles tiraram coisas que acharam um pouco mais perigosas para a ideologia liberal norte-americana. Não fazem por mal, mas por princípio ideológico. É uma teoria de esquerda mesmo, diz que o sujeito da história não são as lideranças, é o coletivo das massas oprimidas. Americano não vai admitir isso, nem os Democratas.


BBC Brasil: O que a Fundação Paulo Freire pretende fazer com o original?

Romão: A família dele nos autorizou a fazer mil exemplares do texto, mas não a vendê-los. Estamos distribuindo uma versão digitalizada a editores e às grandes bibliotecas do mundo, para que as novas edições se baseiem nisso aqui.
O manuscrito atualmente está escondido, eu o escondi. Ele vale milhões. Além disso, não queremos que suma novamente (risos).

BBC Brasil: Que relevância teria uma nova edição deste livro num momento em que setores da sociedade fazem duras críticas ao PT - do qual Freire foi membro fundador – e à influência dele na educação brasileira?

Romão: Alguns críticos falam muita bobagem, dizem que a educação brasileira está ruim por que Paulo Freire está sendo aplicado. Primeiro, Paulo Freire nunca foi aplicado na educação brasileira. Estamos lutando para ver se ele entra nas universidades até hoje.
Ele entra como frase de efeito, como título de biblioteca, nome de salão. Isso eu já vi no Brasil inteiro. Mas o pensamento dele não entrou até hoje.

BBC Brasil: Por que não?

Romão: Antes eu achava que era porque ele não tinha títulos e o Brasil é um país muito credencialista. Isso a gente deveria aprender com os norte-americanos, que o convidaram para Harvard. Eles não fazem questão de diploma, fazem de competência.
Paulo nunca fez Pedagogia, nunca fez licenciatura. Fez Direito à noite, um curso mal feito, abandonou a profissão na primeira causa. Mas era um gênio.
Lendo com mais calma e profundidade a obra dele, vejo que ele faz uma inversão intelectual tão violenta que os intelectuais tremem nas bases. Todos eles têm a mania de considerar que devemos partir da teoria para iluminar a realidade, e Paulo Freire desmonta isso. Ele diz que a legitimidade do conhecimento só vem da prática.

BBC Brasil: Como você responde a críticas sobre o viés de esquerda na obra de Paulo Freire?

Romão: Eu não tenho o conceito de ideologia que (a filósofa) Marilena Chauí tem. Ela considera que ideologia é algo ruim, para mim é apenas a visão de mundo. Todo discurso é ideológico no sentido de que parte de determinada perspectiva, do olhar de quem olha.
Quem faz esse tipo de crítica está considerando que seu próprio discurso não é ideológico. Ao meu juízo, é menos ideológico (de maneira negativa) quem revela a sua visão de mundo logo no início, porque prepara o interlocutor para dizer "há outras visões de mundo, há outras ideologias que interpretariam isso de maneira diferente".
Há um grupo conservador que considera Paulo Freire de extrema esquerda. E há o grupo de esquerda que considera Paulo Freire conservador, idealista. Quem tenta conciliar teorias, como ele tentou conciliar – sem fazer ecletismo – leva tiro de todos os lados.

BBC Brasil: A obra de Freire também é criticada por ter referências a figuras como Che Guevara (guerrilheiro argentino) e Mao Tsé-Tung (líder comunista chinês).

Romão: Quero que me apontem o texto de Paulo Freire em que ele insiste tanto em Mao Tsé-Tung.

BBC Brasil: Pedagogia do Oprimido tem uma referência...

Romão: Ele faz apenas uma referência a uma teoria das mais amenas de Mao. Marx dizia que o motor da história é a classe operária. E Mao dizia que não, que existe o motor, mas que a fagulha do motor são as classes médias, que desencadeiam acontecimentos.
Ele diz que o povo pode fazer coisas irracionais e, por isso, tem que haver coordenação do processo revolucionário e isso nem sempre ocorre pelo proletariado. Marx e os marxistas ortodoxos, inclusive, devem ter se revirado no túmulo com essa.
Além disso, Paulo não aceita o maoísmo puro, nem o marxismo puro. Aliás, ele usava uma metáfora interessante, dizia que era "um barbudo no meio de dois barbudos": Jesus Cristo e Karl Marx.
Por isso, há repercussões políticas importantes na teoria dele. Os freireanos não propõem eliminar o opressor e, sim, salvá-lo também, a partir do momento em que os oprimidos se libertam.

BBC Brasil: O que Paulo Freire diria sobre a violência no regime comunista chinês, no soviético e no cubano?

Romão: Tem um texto seminal dele, que está na Pedagogia da Autonomia, em que ele diz que somente a consciência fanática, que ele chama de fundamentalismo, leva ao processo de violência e destruição.
Ele diz que a tendência do oprimido – ao incorporar o discurso, os valores e a atitude do opressor – é a violência física ou simbólica.
Por isso mesmo a humanidade só avança quando os oprimidos deixam de tentar imitar seu opressor. Quando eles não querem trocar de lugar com o opressor, mas mudar as relações de opressão. E por isso que é raro na história isso ocorrer.

BBC Brasil: Como você responderia aos críticos que dizem que é ruim ter Paulo Freire sendo lido por estudantes porque isso pode, de alguma maneira, "transformá-los em esquerdistas"?

Romão: Não significa transformá-los em esquerdistas porque o que Paulo Freire mais insiste é "não me repita".
Esse é o princípio fundamental da metodologia freiriana de construir conhecimento: "não me repita, mas se considerar que alguma ideia minha resolve algum problema da realidade, reinvente essa ideia em cada contexto". Não sei que influência maléfica nos alunos seria essa.

 Paulo Freire | Foto: Instituto Paulo Freire via MEC

 No Brasil, Freire é criticado por viés de esquerda em suas obras mais conhecidas 
 
BBC Brasil: Algum país realmente aplicou as ideias de Paulo Freire na educação? 

Romão: Um país muito simpático ao conjunto da obra do Paulo Freire é a Finlândia, que avançou muito na educação. Cuba também acabou com o analfabetismo com base no método. A Coreia do Sul também. Para você ter uma ideia, o maior seminário internacional sobre Paulo Freire foi realizado na Universidade Nacional da Coreia do Sul há três anos. Estávamos lá debatendo com todas as autoridades coreanas e todos os freirianos do mundo.
Há projetos freirianos na Hungria, no Japão... tem um grupo trabalhando com a alfabetização de decasséguis que sofrem por ir viver lá e não dominar o idioma. Estão usando o método de Paulo Freire para alfabetizá-los na segunda língua. Os grupos que estão tendo sucesso são os que reinventaram. Aplicaram só os princípios, mas têm pontos de partida que são bem diferentes.
O Brasil não aplica sequer esse método. Há experiências de sucesso pontuais, mas isso não é usado como política. Sei também que na Armênia agora estão fazendo uma grande experiência com as ideias de Paulo Freire. E no País Basco.
Certa vez, eu estava no deserto de Góbi, na Mongólia, com o povo nômade, em missão. Em uma tenda, vi os criadores de cabra sendo alfabetizados por dois professores. Eu não entendia nada do que eles falavam, mas um nome soava meio familiar. Era Paulo Freire. Eles estavam com o último capítulo da Pedagogia do Oprimido nas mãos, traduzido para o chinês, que trata justamente do método de alfabetização.

BBC Brasil: O que há de tão extraordinário no método de alfabetização de adultos de Paulo Freire?

Romão: Fui a Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, porque lá, Paulo Freire, com um grupo de estudantes – nenhum deles de Educação – alfabetizou primeiro uma turma de 30 e, no final, 300 camponeses. Por que hoje a gente começa com uma turma de 30 adultos e termina com três? Por que eles não aguentam o curso?
Conseguimos conversar com os alfabetizados daquela época. Eu saí convencido de que, se aplicarmos hoje o que fizeram lá, acabamos com o analfabetismo no Brasil em um ano. É tão simples.
A pessoa precisa aprender que as letras constroem as palavras, mas não vai ter interesse nenhum se não souber pra que a palavra serve na sua vida. Por isso, um "círculo de cultura" substitui a aula. Nele, você vai discutir a vida das pessoas. Parece que está perdendo tempo, mas em um mês eles são alfabetizados, com 40 horas de aula.

 José Eustáquio Romão | Foto: Divulgação
 Manuscrito de Pedagogia do Oprimido "vale milhões" e está escondido, segundo Romão 
 
Tenho uma experiência escrita à mão por uma pessoa que foi alfabetizada por ele em Brasília, a famosa experiência do tijolo. Tijolo foi uma palavra (usada por Paulo Freire como) "geradora" porque (os alunos) eram operários da construção civil, estavam construindo Brasília.
Ele mostrou aos alunos um tijolo físico, o partiu e colou nele as sílabas da palavra tijolo. E pediu que as pessoas formassem outras palavras a partir daquelas sílabas. As pessoas primeiro gravaram mentalmente as sílabas e as combinaram: jiló, laje, etc. Uma senhora, no entanto, fez uma frase: "Tu já lê". Estava alfabetizada.
A gente, que trabalha com alfabetização, sabe que a pessoa só começa a ler na hora em que dá um clique. Esse clique é a grande descoberta do Paulo Freire.


FONTE: CAMILA COSTA DA BBC SÃO PAULO/REPORTAGEM E ENTREVISTA REPRODUZIDA EM 24/07/15

Língua Portuguesa: Exame de proficiência convoca docentes para formar comissão

 Brasil - Governo Federal
 
Estão abertas até 9 de agosto próximo as inscrições de professores dispostos a integrar a comissão técnico-científica do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os integrantes da comissão atuarão como elaboradores de itens, revisores e corretores do exame. Eles vão também monitorar o credenciamento e a capacitação das instituições de ensino como postos aplicadores.

Os profissionais selecionados receberão o auxílio da avaliação educacional, destinado a servidores ou colaboradores que, em decorrência do exercício da docência ou pesquisa na educação básica ou superior, pública ou particular, participem, em caráter eventual, de processo de avaliação educacional de instituições.

Para participar da seleção, o candidato não pode fazer parte do quadro de servidores efetivos ou comissionados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também estão impedidos de se candidatar os proprietários de estabelecimentos de ensino particulares ou aqueles que, por qualquer motivo, estejam afastados do quadro de colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI).

A inscrição deve ser feita na página do BNI na internet. O candidato deve preencher as informações e anexar no sistema os documentos comprobatórios obrigatórios, que devem estar legíveis, preferencialmente em formato de arquivo .pdf, além de aceitar o termo de sigilo e compromisso.

O resultado do processo seletivo será publicado no Diário Oficial da União na data provável de 17 de agosto. Os candidatos não escolhidos terão até 21 de agosto para apresentar recurso, por mensagem eletrônica. A divulgação final dos selecionados está prevista para 11 de setembro.

O Edital do Inep nº 11/2015, que convoca professores brasileiros para participarem do processo de formação da comissão técnico-científica do Celpe-Bras, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 15 último.

Fonte:Ascom/INEP

Bahia: Estado procura 387 servidores "sumidos"

 Governo da Bahia procura 387 servidores "sumidos" - Foto: Joá Souza | Ag. A TARDE
Sede da SEC no CAB -foto:Joá Souza/reprodução


Após sucessivas prorrogações de prazo, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) anunciou a retirada, da folha de pagamento, de 133 servidores que realizaram o recadastramento mas não foram "localizados".

Além disso, outros 254 funcionários já estão com vencimentos suspensos desde abril, porque não fizeram o recadastramento. No total, portanto, há pelo menos 387 servidores supostamente fantasmas.

Até então, o recadastramento só incluiu as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. Dos 133 funcionários não encontrados, a ampla maioria está lotada na Secretaria de Educação (81). Em seguida, aparecem 18 em universidades do Estado, 12 na Polícia Civil, nove na Secretaria de Segurança Pública, oito na Policia Militar e cinco na Secretaria da Saúde.

A assessoria da Saeb informou que ainda não há um cálculo de quanto o Estado economizará mensalmente com o corte de salário dos 133 servidores não encontrados.

No entanto, segundo a pasta, a suspensão do pagamento do grupo de servidores que não se recadastrou gerou uma economia aos cofres públicos de R$ 1,47 milhão nos meses de abril, maio e junho.

Longo sumiço

De acordo com a secretaria, 133 servidores realizaram o recadastramento mas não foram encontrados pelos seus chefes imediatos ou diretores administrativos dos seus órgãos. Essas mesmas pessoas sequer responderam a um chamamento feito pela Saeb, por e-mail, para se apresentar nos seus postos.
"Aqueles que não se apresentarem nos seus locais de trabalho até o prazo final, justificando a situação de ausência, vão ser retirados da folha e podem responder a processo administrativo", disse, no início do mês, o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O referido prazo final se encerrou no último dia 14 de julho e, ao contrário das outras vezes - quando postergou a data para aguardar os servidores "aparecerem" - a secretaria publicou uma lista dos 133 "sumidos". Está disponível no Portal do Servidor www.portaldoservidor.ba.gov.br

O recadastramento foi iniciado em fevereiro deste ano, quando o governador Rui Costa publicou um decreto instituindo a obrigatoriedade do procedimento, a cada dois anos, para servidores e empregados públicos.

Conforme a Saeb, as respectivas unidades administrativas dos 133 servidores já foram "provocadas" e preparam as instruções para uma possível abertura de processos administrativos.

Fonte:Rodrigo Aguiar de atardeonline c/ adptações



Extremo Sul: Professor e radialista é assassinado com 11 tiros em Itamaraju






 Necropsia constata de Ivonaldo foi morto com 11 tiros e criminosos usaram duas armas na execução

Foto:Teixeira News/reprodução

O radialista e professor Ivonaldo Batista dos Santos, foi assassinado na noite de ontem(24)  às 19:30hs por dois homens em frente ao colégio modelo Luiz Eduardo Magalhães na cidade de Itamaraju, extremo sul do Estado da Bahia, e conforme  testemunhas os executores chegaram e saíram de bicicletas.
Segundo a perícia técnica, foram onze tiros que atingiram diversas partes do corpo do radialista, numa brutalidade tremenda, o crime foi presenciado por um mototaxista e dois jovens estudantes. Ivonaldo também era funcionário concursado da  Câmera Municipal de Itamaraju. O motivo do bárbaro assassinato ainda é apurado pela PC. Confira a reportagem completa no link abaixo do site Teixeira News.

 http://www.teixeiranews.com.br/necropsia-constata-de-ivonaldo-foi-morto-com-11-tiros-e-criminosos-usaram-duas-armas-na-execucao/

Fonte:Teixeira News.





Necropsia constata de Ivonaldo foi morto com 11 tiros e criminosos usaram duas armas na execução 25 de julho de 2015 em Destaques Comentários desativados O crime aconteceu no início da noite desta sexta-feira, dia 24 de julho e a vítima foi o radialista e professor universitário Ivonaldo Batista dos Santos, de 48 anos, que também era servidor concursado da Câmara Municipal de Itamaraju. Ele havia ido no início da noite para matricular-se numa pós-graduação da UNEB, que funciona no prédio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, na rua Irmãos Andrada, bairro Jaqueira, da qual escola ele também já tinha sido professor do ensino médio. Mas durante a matrícula Ivonaldo descobriu que havia esquecido as fotografias e então ligou para um mototaxista e pediu que o mesmo fosse à sua casa, na rua Santa Catarina, no centro da cidade alta, buscá-las. Com a chegada do mototaxista ao colégio, Batista saiu da escola e foi ao portão buscar a encomenda e quando tirava o dinheiro do bolso para pagar a corrida, dois homens numa bicicleta pararam e começaram a atirar na vítima, que veio a óbito no local. Além do mototaxista, dois alunos que conversavam no rol de entrada da escola presenciaram a execução. O dinheiro do radialista caiu ao chão, bem como as fotografias que acabara de receber. Os criminosos fugiram na mesma bicicleta pela rodovia BA-489, a mesma que liga Itamaraju ao Prado e não levaram nada do comunicador. O crime aconteceu às 19h30 e por volta das 23h30 os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), liderados pelo perito criminal Paulo Libório, concluíram os trabalhos de criminalística legal no local do homicídio. Na manhã deste sábado, dia 25, os legistas do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), divulgaram o resultado na necropsia, sendo confirmado que o radialista Ivonaldo Batista fora assassinado com 11 disparos, sendo um no olho direito, dois no abdômen, cinco no braço esquerdo e três na perna esquerda. Com base nos projéteis extraídos do corpo, também foi comprovado que os pistoleiros usaram dois revólveres no assassinato, ambos de calibre 38. Motivação e autoria do crime são desconhecidas, apesar da Polícia Civil possuir pelo menos duas linhas de investigações que podem levá-la à elucidação do assassinato. O radialista Ivonaldo Batista, que apresentava o programa jornalístico matinal na Rádio Extremo Sul AM de Itamaraju, sempre foi uma das pessoas mais conhecidas e queridas da cidade, membro da Primeira Igreja Batista e irmão do renomado advogado trabalhista Agileu Batista, atual procurador jurídico da Prefeitura de Jucuruçu. Sepultamento O corpo de Ivonaldo Batista está sendo velado na 1ª Igreja Batista, na Praça Dois de Julho, no centro de Itamaraju. Às 15h será realizado um culto aberto à população e uma hora depois o corpo seguirá em cortejo para o Cemitério São Cosme e São Damião, onde será sepultado. (Por Ronildo Brito)

Leia mais em http://www.teixeiranews.com.br, Copyright © Teixeira News / 25-07-2015

Necropsia constata de Ivonaldo foi morto com 11 tiros e criminosos usaram duas armas na execução 25 de julho de 2015 em Destaques Comentários desativados O crime aconteceu no início da noite desta sexta-feira, dia 24 de julho e a vítima foi o radialista e professor universitário Ivonaldo Batista dos Santos, de 48 anos, que também era servidor concursado da Câmara Municipal de Itamaraju. Ele havia ido no início da noite para matricular-se numa pós-graduação da UNEB, que funciona no prédio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, na rua Irmãos Andrada, bairro Jaqueira, da qual escola ele também já tinha sido professor do ensino médio. Mas durante a matrícula Ivonaldo descobriu que havia esquecido as fotografias e então ligou para um mototaxista e pediu que o mesmo fosse à sua casa, na rua Santa Catarina, no centro da cidade alta, buscá-las. Com a chegada do mototaxista ao colégio, Batista saiu da escola e foi ao portão buscar a encomenda e quando tirava o dinheiro do bolso para pagar a corrida, dois homens numa bicicleta pararam e começaram a atirar na vítima, que veio a óbito no local. Além do mototaxista, dois alunos que conversavam no rol de entrada da escola presenciaram a execução. O dinheiro do radialista caiu ao chão, bem como as fotografias que acabara de receber. Os criminosos fugiram na mesma bicicleta pela rodovia BA-489, a mesma que liga Itamaraju ao Prado e não levaram nada do comunicador. O crime aconteceu às 19h30 e por volta das 23h30 os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), liderados pelo perito criminal Paulo Libório, concluíram os trabalhos de criminalística legal no local do homicídio. Na manhã deste sábado, dia 25, os legistas do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), divulgaram o resultado na necropsia, sendo confirmado que o radialista Ivonaldo Batista fora assassinado com 11 disparos, sendo um no olho direito, dois no abdômen, cinco no braço esquerdo e três na perna esquerda. Com base nos projéteis extraídos do corpo, também foi comprovado que os pistoleiros usaram dois revólveres no assassinato, ambos de calibre 38. Motivação e autoria do crime são desconhecidas, apesar da Polícia Civil possuir pelo menos duas linhas de investigações que podem levá-la à elucidação do assassinato. O radialista Ivonaldo Batista, que apresentava o programa jornalístico matinal na Rádio Extremo Sul AM de Itamaraju, sempre foi uma das pessoas mais conhecidas e queridas da cidade, membro da Primeira Igreja Batista e irmão do renomado advogado trabalhista Agileu Batista, atual procurador jurídico da Prefeitura de Jucuruçu. Sepultamento O corpo de Ivonaldo Batista está sendo velado na 1ª Igreja Batista, na Praça Dois de Julho, no centro de Itamaraju. Às 15h será realizado um culto aberto à população e uma hora depois o corpo seguirá em cortejo para o Cemitério São Cosme e São Damião, onde será sepultado. (Por Ronildo Brito)

Leia mais em http://www.teixeiranews.com.br, Copyright © Teixeira News / 25-07-2015
Necropsia constata de Ivonaldo foi morto com 11 tiros e criminosos usaram duas armas na execução 25 de julho de 2015 em Destaques Comentários desativados O crime aconteceu no início da noite desta sexta-feira, dia 24 de julho e a vítima foi o radialista e professor universitário Ivonaldo Batista dos Santos, de 48 anos, que também era servidor concursado da Câmara Municipal de Itamaraju. Ele havia ido no início da noite para matricular-se numa pós-graduação da UNEB, que funciona no prédio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, na rua Irmãos Andrada, bairro Jaqueira, da qual escola ele também já tinha sido professor do ensino médio. Mas durante a matrícula Ivonaldo descobriu que havia esquecido as fotografias e então ligou para um mototaxista e pediu que o mesmo fosse à sua casa, na rua Santa Catarina, no centro da cidade alta, buscá-las. Com a chegada do mototaxista ao colégio, Batista saiu da escola e foi ao portão buscar a encomenda e quando tirava o dinheiro do bolso para pagar a corrida, dois homens numa bicicleta pararam e começaram a atirar na vítima, que veio a óbito no local. Além do mototaxista, dois alunos que conversavam no rol de entrada da escola presenciaram a execução. O dinheiro do radialista caiu ao chão, bem como as fotografias que acabara de receber. Os criminosos fugiram na mesma bicicleta pela rodovia BA-489, a mesma que liga Itamaraju ao Prado e não levaram nada do comunicador. O crime aconteceu às 19h30 e por volta das 23h30 os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), liderados pelo perito criminal Paulo Libório, concluíram os trabalhos de criminalística legal no local do homicídio. Na manhã deste sábado, dia 25, os legistas do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), divulgaram o resultado na necropsia, sendo confirmado que o radialista Ivonaldo Batista fora assassinado com 11 disparos, sendo um no olho direito, dois no abdômen, cinco no braço esquerdo e três na perna esquerda. Com base nos projéteis extraídos do corpo, também foi comprovado que os pistoleiros usaram dois revólveres no assassinato, ambos de calibre 38. Motivação e autoria do crime são desconhecidas, apesar da Polícia Civil possuir pelo menos duas linhas de investigações que podem levá-la à elucidação do assassinato. O radialista Ivonaldo Batista, que apresentava o programa jornalístico matinal na Rádio Extremo Sul AM de Itamaraju, sempre foi uma das pessoas mais conhecidas e queridas da cidade, membro da Primeira Igreja Batista e irmão do renomado advogado trabalhista Agileu Batista, atual procurador jurídico da Prefeitura de Jucuruçu. Sepultamento O corpo de Ivonaldo Batista está sendo velado na 1ª Igreja Batista, na Praça Dois de Julho, no centro de Itamaraju. Às 15h será realizado um culto aberto à população e uma hora depois o corpo seguirá em cortejo para o Cemitério São Cosme e São Damião, onde será sepultado. (Por Ronildo Brito)

Leia mais em http://www.teixeiranews.com.br, Copyright © Teixeira News / 25-07-2015
Necropsia constata de Ivonaldo foi morto com 11 tiros e criminosos usaram duas armas na execução 25 de julho de 2015 em Destaques Comentários desativados O crime aconteceu no início da noite desta sexta-feira, dia 24 de julho e a vítima foi o radialista e professor universitário Ivonaldo Batista dos Santos, de 48 anos, que também era servidor concursado da Câmara Municipal de Itamaraju. Ele havia ido no início da noite para matricular-se numa pós-graduação da UNEB, que funciona no prédio do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, na rua Irmãos Andrada, bairro Jaqueira, da qual escola ele também já tinha sido professor do ensino médio. Mas durante a matrícula Ivonaldo descobriu que havia esquecido as fotografias e então ligou para um mototaxista e pediu que o mesmo fosse à sua casa, na rua Santa Catarina, no centro da cidade alta, buscá-las. Com a chegada do mototaxista ao colégio, Batista saiu da escola e foi ao portão buscar a encomenda e quando tirava o dinheiro do bolso para pagar a corrida, dois homens numa bicicleta pararam e começaram a atirar na vítima, que veio a óbito no local. Além do mototaxista, dois alunos que conversavam no rol de entrada da escola presenciaram a execução. O dinheiro do radialista caiu ao chão, bem como as fotografias que acabara de receber. Os criminosos fugiram na mesma bicicleta pela rodovia BA-489, a mesma que liga Itamaraju ao Prado e não levaram nada do comunicador. O crime aconteceu às 19h30 e por volta das 23h30 os peritos do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), liderados pelo perito criminal Paulo Libório, concluíram os trabalhos de criminalística legal no local do homicídio. Na manhã deste sábado, dia 25, os legistas do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues de Itamaraju (IML), divulgaram o resultado na necropsia, sendo confirmado que o radialista Ivonaldo Batista fora assassinado com 11 disparos, sendo um no olho direito, dois no abdômen, cinco no braço esquerdo e três na perna esquerda. Com base nos projéteis extraídos do corpo, também foi comprovado que os pistoleiros usaram dois revólveres no assassinato, ambos de calibre 38. Motivação e autoria do crime são desconhecidas, apesar da Polícia Civil possuir pelo menos duas linhas de investigações que podem levá-la à elucidação do assassinato. O radialista Ivonaldo Batista, que apresentava o programa jornalístico matinal na Rádio Extremo Sul AM de Itamaraju, sempre foi uma das pessoas mais conhecidas e queridas da cidade, membro da Primeira Igreja Batista e irmão do renomado advogado trabalhista Agileu Batista, atual procurador jurídico da Prefeitura de Jucuruçu. Sepultamento O corpo de Ivonaldo Batista está sendo velado na 1ª Igreja Batista, na Praça Dois de Julho, no centro de Itamaraju. Às 15h será realizado um culto aberto à população e uma hora depois o corpo seguirá em cortejo para o Cemitério São Cosme e São Damião, onde será sepultado. (Por Ronildo Brito)

Leia mais em http://www.teixeiranews.com.br, Copyright © Teixeira News / 25-07-2015

Geddel é o grilo falante do PMDB, diz coluna

Geddel ironiza possível encontro de FHC e Lula: ‘FHC não deixou herança maldita?’
foto: Geddel ainda quando era aliado de Dilma -foto:
Foto: Roberto Stuckert Filho /PR/reprodução

O ex-ministro Geddel Vieira Lima foi escalado, informalmente, como o porta-voz dos peemedebistas insatisfeitos com o governo Dilma. “O grilo falante chama-se Geddel”, oficializou Osmar Terra (PMDB-RS).
é é o que diz a coluna do jornalista Claudio Humberto do Diário do Poder publicada hoje(25) no site online. 
No última quinta-feira(2), o ex-ministro de Lula, ironizou o  anúncio do possível encontro entre os ex- presidente Lula e FHC quando afirmou pelo seu twittter: 
Geddel Vieira Lima @geddel_


" Quer dizer q agora depois 12 anos,e de falarem tudo de ruim do homem,PT quer discutir c O Pres FHC os destinos do país né? "Apois" ta certo!

 e em  outro post completou:

"Só para entender,Ñ foi o Pres FHC q deixou uma "herança maldita" P o PT? Então o q agora q as coisas apertam pra eles,o FH pode contribuir?


Estado diz que descontará dias de servidores grevistas da Saúde

Governo diz que descontará dias de servidores grevistas da Saúde
Foto: Carlos Américo Barros/Sindsaúde/reprodução
O governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (24) que descontará os dias não trabalhados dos servidores da saúde que aderiram a greve da categoria. A paralisação, que foi considerada ilegal no último domingo (19) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), continua, conforme decidido nesta sexta em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde). 
 
O TJ-BA estabeleceu multa diária de R$ 50 mil caso os trabalhadores descumprissem a determinação de retorno imediato. De acordo com governo, o corte dos dias não-trabalhados já ocorre na folha salarial deste mês, com início a partir do dia 19 de julho. “O Tribunal entendeu que não era válido o principal argumento do sindicato para a deflagração da greve: o corte do adicional de insalubridade. Cerca de 1,5 mil servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebiam em desconformidade com os critérios estabelecidos na legislação. Essa ação foi tomada com o objetivo de atender orientações dos órgãos de controle, tais como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Auditoria Geral do Estado (AGE)”, diz o governo em nota. 
 
O comunicado ainda afirma que os servidores que “considerarem que executam atividades ou operações insalubres devem se dirigir ao setor de Recursos Humanos da sua unidade, a fim de que seja encaminhado o processo para a reavaliação da Junta Médica do Estado”. Apesar da continuidade da greve, de acordo com o governo, o atendimento está normal em todas as unidades de pronto-atendimento, emergência, hospitais e centros de referência da capital e do interior. 
 
Fonte:BN

São Paulo: Lula diz que "esquerda está sendo perseguida como romanos perseguiram os cristãos"

Esquerda no Brasil está sendo perseguida como os judeus pelos nazistas, acredita Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula/reprodução
 
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (24) que a esquerda brasileira está sendo perseguida como os judeus foram perseguidos pelos nazistas e os cristãos pelos romanos, e criticou setores do país que, segundo ele, não aceitaram a vitória nas urnas da presidente da República, Dilma Rousseff. “Quero dizer para vocês que estou cansado de mentiras e safadezas, estou cansado de agressões à primeira mulher que hoje governa esse país. Estou cansado com o tipo de perseguição e criminalização que tentam fazer à esquerda desse país. Parece os nazistas criminalizando o povo judeu e romanos criminalizando os cristãos”, disse, de acordo com a Agência Brasil, em discurso na posse da diretoria do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André. “Nunca tinha visto na vida pessoas que se diziam democráticas e não aceitaram uma eleição que elegeu uma mulher presidente da República”, acrescentou.
 O ex-presidente lembrou de realizações de seus governos, como o ingresso de milhares de estudantes no ensino superior e a ascensão econômica de milhões de pessoas. “Eles não suportam que um metalúrgico quase analfabeto tenha colocado mais gente na faculdade do que eles, não suportam que a gente não deixou privatizar o Banco do Brasil e comprou a Nossa Caixa e o Banco Votorantim”, disse Lula. “Eu, sinceramente ando de saco cheio. Profundamente irritado. Pobre ir de avião começa a incomodar; fazer faculdade começa incomodar; tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa”, acrescentou o ex-presidente. Lula disse ainda estar otimista com o futuro do país e compreender a apreensão de parte da população com o desemprego e com a inflação, mas ressaltou que o cenário já esteve pior. “A inflação está 9%, com perspectiva de cair. Quando eu peguei esse país, a inflação estava a 12%, o desemprego a 12 %”, declarou ele.Informações do BN

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dólar chega a R$ 3,34 e passa de R$ 3,70 para viagens


Dólar sofre nova alta; custo da moeda para viagens ultrapassa R$ 3,70
Foto: Agência Brasil/reprodução
O dólar americano sofreu nova alta nesta sexta-feira (24), em resposta à redução da meta fiscal e dos novos cortes adicionais no Orçamento da União, e alcançou máxima de R$ 3,34, maior valor em 12 anos. Segundo informações do jornal O Globo, o dólar turismo seguiu a tendência e ultrapassou a marca de R$ 3,70. No Bradesco, o valor do dólar para carregar cartões pré-pagos chegou a R$ 3,72 pela manhã, já com a incidência de 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Para compra, a moeda apresentava o preço de R$ 3,55, com IOF de 0,38%.No Banco do Brasil, o dólar custava, pela manhã, R$ 3,44 em papel-moeda e R$ 3,62 em cartões pré-pagos.  Informações do BN.

TJ-BA faz proposta de reajuste a servidores

TJ-BA oferece proposta de reajuste de 3,5% em setembro e 2,81% em novembro
Foto: Bahia Notícias/reprodução
O Tribunal de Justiça da Bahia enviou para os sindicatos a proposta de reajuste para os servidores do Judiciário estadual. A proposta é 3,5% retroativo a março e o restante, 2,81% em novembro, nos mesmos moldes da proposta feita para os funcionários do executivo. 
A proposta foi enviada após uma reunião ocorrida na noite da última quinta-feira (23), com representantes de sindicatos e associações de servidores para discutir temas ligados à atual situação financeira do Poder Judiciário. No encontro, a diretoria do TJ-BA argumentou sobre os seus limites orçamentários.
Nesta sexta-feira,  os servidores do TJ- paralisaram atividades, com a possibilidade  de  deflagração  de uma greve, por não ter sua pauta de reivindicação atendida, o que inclui a reposição inflacionária do último ano.
Fonte:BN c/ adptações

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Wagner diz que "aplaude" iniciativa de Lula conversar com FHC

Wagner diz 'aplaudir' encontro de Lula e FHC para debater impeachment
 O ministro da defesa e ex-governador da Bahia Jaques Wagner /Foto: Mateus Pereira/ GovBA/reprodução
 
O ex-governador da Bahia e ministro da Defesa, Jaques Wagner, afirmou que "aplaude" a iniciativa dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso de realzizarem uma reunião para discutir a atual situação política brasileira.
Nesta quinta-feira (23), de acordo coma Folha, Lula quer encontrar FHC para buscar meios de evitar o impeachment da sua sucessora, Dilma Rousseff. Wagner afirmou que a pauta não deveria se restringir a um possível impeachment da presidente Dilma.
Os dois presidentes teriam uma agenda de longo prazo sobre o futuro do país, "muito superior ao impeachment". "Eu considero que é fundamental que a gente mantenha cada qual a sua posição, mas não perca o norte de que há algo superior a convicções ideológicas e político-partidárias de cada um, que é o futuro do país", afirmou Wagner. O ministro acrescentou que, embora um eventual processo de impeachment dependa da Câmara, ele não vê a possibilidade num futuro próximo. 
 
Fonte:BN

A greve continua, decidem professores da UNEB após assembleia


foto: Assembleia no momento da votação./reprodução 
Apesar dos avanços na minuta de acordo, pontos ainda precisam ser fechados. Nesta sexta-feira (24) acontece nova reunião com o governo
Os professores da Associação dos Docentes da Uneb (ADUNEB), reunidos em assembleia geral, na manhã desta quinta-feira (23), em Salvador, decidiram pela continuidade da greve. Em pauta estava a avaliação das negociações com o governo e a discussão da proposta de minuta do acordo, que os docentes conseguiram arrancar dos representantes do governador Rui Costa. O documento é fruto dos 70 dias em greve e da ocupação realizada de quarta-feira (15) a sábado (18), na Secretaria Estadual da Educação. Também nesta quinta-feira os professores da Uesb decidiram pela permanência da greve. Ainda hoje Uefs e Uesc também farão assembleias gerais. 

Após a análise da minuta de acordo, o conjunto dos professores reconheceu os avanços na resolução da pauta, conseguidos depois de muita luta. Porém, embora as discussões estejam encaminhadas, ainda existem pontos a serem fechados. Diante desse cenário, por não confiar nos representantes do governo, a greve continua até o término das negociações. 
Segundo o Comando de Greve da ADUNEB, toda cautela é necessária. Até o encerramento da greve ainda existe um roteiro de lutas a seguir. Nesta sexta-feira (24), às 15h, acontece nova reunião na Secretaria da Educação. É preciso que se garantam os avanços conquistados nas negociações.
A negociação é feita com políticos que fazem um acordo durante o dia e o descumprem no período da noite. Representantes do estado que, de maneira irresponsável, deram ordem para a Polícia Militar utilizar a força e desocupar a SEC. Algo que só não aconteceu e acabou em tragédia devido à coragem e união de professores e estudantes do movimento grevista.
Entre os compromissos firmados pelo governo estão a garantia da implementação dos direitos trabalhistas dos professores, com a liberação de todas as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho (via suplementação orçamentária); além da continuidade dos fluxos de implementações até o final de 2015. 
Também foi acordada a revogação da Lei 7176/97, que interfere na autonomia de gestão universitária. O Movimento Docente exigiu que o governo apresentasse uma análise da proposta da minuta da Lei 7176 elaborada pelos professores. O governo disse que entregaria uma resposta somente em 4 de agosto, entretanto, fruto da mobilização da ocupação, esse documento foi enviado no dia 20 de julho (leia aqui o quadro comparativo das minutas). A substituição da norma se dará por meio de um cronograma de trabalho, com prazo de conclusão em até 60 dias. Os professores também estão conseguindo a devolução de cotas do orçamento retiradas das universidades no primeiro trimestre deste ano; e o compromisso de que, até o final de 2015, o governo não realizará cortes e contingenciamento no orçamento. 

Apoio à pauta estudantil
O Movimento Docente ainda apoia e acompanha as negociações da pauta estudantil. Durante a ocupação da SEC, quando os representantes de Rui Costa se negaram a fazer uma reunião conjunta com professores e estudantes (leia mais), a categoria docente, em respeito aos discentes, preferiu o cancelamento da atividade. No protesto dos estudantes desta quarta-feira (22), em frente à Secretaria de Relações Institucionais, vários professores marcaram presença e auxiliaram na logística.
Fonte:Site da ADUNEB/reprodução

Governo Dilma: "O PMDB está tocando o país" diz revista britânica



O vice-presidente Michel Temer durante cerimônia para anunciar as novas medidas de modernização do futebol
                                   O vice-presidente Michel Temer(Ueslei Marcelino/Reuters/reprodução
O PMDB é a estrela da principal reportagem da editoria Américas da revista britânica The Economist que chega às bancas neste fim de semana. Com o título "O poder por trás do trono", a reportagem diz que o "sócio menor do governo está tocando o país". Para a revista, o vice-presidente Michel Temer tem exercido parcialmente o papel de "primeiro-ministro" e Dilma Rousseff "precisará do PMDB mais do que nunca se ela sobreviver até 2018".

A reportagem explica aos leitores estrangeiros a presença do PMDB nos diversos governos brasileiros desde a redemocratização. "Uma máxima da política brasileira é que ninguém governa sem o PMDB", diz a revista, ao comentar a composição do partido com diversos governos e a força do grupo nos governos locais. A presença do partido na base governista, porém, nem sempre é fácil. A reportagem lembra da recente  ruptura do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o governo.



Mesmo com o esforço do partido de correr para avisar que a decisão do deputado "era pessoal e não do partido", a Economist diz que o gesto de Cunha preocupa a presidente Dilma Rousseff. "A senhora Rousseff precisará do PMDB mais do que nunca se ela sobreviver até o fim de seu mandato em 2018. Cada vez mais, eles têm tocado o show", diz a revista.

A Economist cita especialmente Temer que, segundo ela, está exercendo parcialmente o papel de "primeiro-ministro". "Joaquim Levy, o ministro da Fazenda do corte de gastos, encontra-se com ele mais frequentemente do que com a presidente, dizem assessores de Levy", cita a reportagem, ao lembrar que lideranças do partido prometeram candidato próprio nas eleições de 2018.

Apesar de reconhecer o papel crescente do PMDB, a Economist não comprou a ideia de que o partido concorrerá efetivamente nas próximas eleições presidenciais. "Isso pode ser conversa fiada". A revista nota que o partido não tem candidato próprio desde 1994 e que, desde então, o ocupante do Palácio do Planalto procura o PMDB "para apoio, mas não para orientação sobre como governar o país".

Uma das razões pode ser a falta de uma linha ideológica mais marcada, diz a revista. "O programa [do partido] transborda platitudes: sua única posição firme é contra a pena de morte. É mais pró-negócios que pró-mercado, mas muitas vezes faz lobby para benefícios locais e específicos da indústria", diz a reportagem. Essa falta de força do discurso ideológico faz com que o partido tenha a imagem de um "guardião da governabilidade", diz a revista. "Um banqueiro [pró-PSDB] diz que o PMDB é uma razão pela qual o Brasil nunca será a Venezuela."

Fonte:Veja/c Estadão Conteúdo)

Jequié: Servidores manifestam contra Prefeita Tânia Britto em pronunciamento

A prefeita de Jequié, Tânia Britto (PP), foi alvo de uma manifestação de protesto, ontem (22), durante a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Quando a gestora iniciou seu pronunciamento, um grupo de servidores municipais de Saúde virou as costas como sinal de descontentamento com a gestão da prefeita. O constragimento foi inevitável. 

Mais de 400 pessoas estavam presentes no auditório, que além de virarem as costas, colocaram fita crepe na boca, como forma de repudiar a inércia da gestora municipal.

As reclamações denunciam a falta de médicos e medicamentos em quase todos os postos de saúde do Município. Na zona rural, todos os postos de saúde ou Unidade de Saúde da Família estão com seus atendimentos suspensos. 

Fonte:Bocão News c/adptações

Aviação: Companhia aérea reduz voos para o Brasil

Copa Airlines sente crise e corta voos para o Brasil
Foto: José Arthur Eidt/Porto Imagem/reprodução
A companhia aérea panamenha Copa Airlines reduziu duas frequências diárias para o Brasil em junho. Hoje, a empresa opera 12 voos diários para o país, que atendem oito cidades. Segundo o presidente da Copa, Pedro Heilbron, a redução de voos reflete o esfriamento da demanda no mercado brasileiro. "Também reduzimos o preço da passagem. A demanda está fraca", disse Heilbron a jornalistas, após participar da solenidade de ingresso da Avianca Brasil na Star Alliance.
A Copa Airlines mantém um hub (centro de distribuição de voos) no Panamá e, por meio de conexões no local, leva os passageiros brasileiros para destinos na América Latina e nos Estados Unidos. O Brasil é o segundo maior mercado da empresa, depois dos EUA. A decisão da Copa segue um movimento de redução de oferta no Brasil já anunciado por outras aéreas estrangeiras. No mês passado, a Air France anunciou a redução de voos do Rio para a Europa. A americana Delta divulgou em abril um corte de 15% na oferta do Brasil. A crise econômica e a alta do dólar, que se valorizou quase 50% em relação ao real nos últimos 12 meses, estão reduzindo a demanda por passagens aéreas nacionais e internacionais. 
Fonte:BN

Chapada: Aluno tenta matar a diretora de colégio e fere vigilante em Jussiape


\O segurança foi ferido na cabeça pelo menor -(Foto: G. Caires / L12 Notícias/reprodução.
Um aluno encapuzado invadiu ontem (22), por volta das 15 horas, o Colégio Estadual Horácio de Matos, em Jussiape, no Extremo Sul da Chapada Diamantina, portando um facão. 

Segundo informações obtidas pelo L12 Notícias, o intuito do jovem E.S.C de 15 anos era matar a diretora do colégio Verailza Oliveira de Assis, mas sem sucesso acabou atingindo com uma facãozada na cabeça um segurança da escola, de 32 anos. Uma guarnição da polícia militar foi acionada e, segundo informações, ao perceber a chegada dos policiais o adolescente, que estava sem nenhum refém, se trancou dentro da sala da diretoria e recusou-se a se entregar.

 A polícia arrebentou a porta e apreendeu o menor, além de um facão e um capuz. O rapaz foi levado até à Delegacia de Rio de Contas, onde acompanhado de seus pais foi ouvido pelo delegado Jakson Trindade Neves. 

Segundo relatos da diretora, o que teria motivado a ação do menor seria a suspensão dele do colégio, onde segundo ela um dia antes do fato ele teria soltado bombas dentro da escola. “Mandei ele pra casa e pedi para ele se apresentar no colégio somente com a presença de seus pais”, disse a diretora. O segurança foi socorrido ao hospital da cidade com um corte profundo na cabeça, onde passou por procedimento cirúrgico e encontra-se sob observação médica.
O aluno teria confessado que a intenção era matar a diretora. A ação do menor provocou corre-corre na cidade e deixou a população temerosa, em razão de que já ocorreu um fato parecido em novembro de 2012, quando um atirador matou  o então prefeito a primeira-dama da cidade, o gerente da Embasa e baleou dois policiais. 

Fonte: L12 notícias de Jussiape c/adptações

O capuz e o facão usado na ação pelo menor (Foto: G. Caires / L12 Notícias/reprodução

VESTIBULAR 2015.2: CONFIRA O RESULTADO DA UEFS


                                                                     Foto:reprodução
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou, nesta quinta-feira (23), o resultado do vestibular 2015.2 (ProSel), que teve as provas aplicadas de 12 a 14 de julho. A matrícula será realizada no período de 27 de agosto e 4 de setembro, em dias pré-determinados por curso. A Uefs disponibilizou em seu site, além do resultado, a relação dos documentos necessários à matrícula  no link  www.uesfs.br   
    
Curso: 101 - Lic. em Letras Vernáculas
  ALANE ARAúJO CRUZ 000001285108116
  AMANDA DA CONCEICAO DUTRA 000001524934682
  AMANDA GOMES MATOS 000001487374470
  CARLA SOUZA SOARES 000001364014300
  CLAUDICE FERREIRA SANTOS 000001579181147
  CLEIDIANE SANTANA CERQUEIRA 000000556234121
  DANIELA MACEDO DA SILVA 000001377997219
  ERICK DA SILVEIRA SANTOS 000001529458730
  FáBIO HENRIQUE DO NASCIMENTO COSTA FILHO 000000003519206
  FABRICIO LIMA OLIVEIRA 000001437971075
  JADER VILLELA RIBEIRO ANDRADE PEIXOTO 000001519205406
  JAIANE OLIVEIRA DE SOUZA 000001481223372
  JEIZIANE GONçALVES OLIVEIRA SANTOS 000001487373406
  JÉSSICA MASCARENHAS LIMA 000001442538015
   JOANA RAFAELA C M BUENO MARTINS SIMõES DE FREITAS 000001564605728
   JOãO VITOR KNOTH SILVA 000001528481500
   JULIANO CINTRA RIBEIRO ALMEIDA 000001562674897
   LáGRIMA LOPES SILVA 000000300679388
   LALINE ALVES DE OLIVEIRA 000000369181565
   LAURA DA CUNHA FEREIRA 000016610444 25
    LETíCIA SENA DOS SANTOS GUEDES 000001350717398
    LUANY PESSOA RAMOS 000002122528443
    LUDIMILLA DO NASCIMENTO GOMES 000001412793386
    MARIA DAMIANA CERQUEIRA SILVA 000001593543824
    MILENA CALMON PEDROSA 000001530624878
    MISLLA ANTONIA LIMA CORDEIRO 000001393806473
    MYLENA JANNIS DE OLIVEIRA SANTOS 000002116007925
    NATALIA TEREZA DE SOUZA ARAUJO 000020141188-17
    PATRICIA DE OLIVEIRA SOUZA 000000008496559
    ROBERT ARAUJO DOS SANTOS 000001483280160
    SAMILA DE CáSSIA DA SILVA SANTOS 000001297291085
    SANDRO GUIMARãES DA MATA 000000460853783
    STEFHANIE BISPO DE JESUS 000001520415249
    TACIANE BARBOSA DOS REIS LIMA 000001643174061
    THAIS LARA CALDAS MENDONçA DE JESUS 000002063789800
    THAYSY RIBEIRO NASCIMENTO 000001443245550
    VALéRIA EVELYN FERREIRA BASTOS SOUZA 000001341709035
    VANESSA DO NASCIMENTO SILVA 000001443096024
    VICTóRIA GOMES PASSOS DA SILVA 000001550476807
    YASMIN DE JESUS FIUZA 000001604163372
                                                                               Total 40


Curso: 102 - Lic. em Letras com Inglês
    ADRIANA SANTOS DA SILVA ROSA 000001615190244
    ANANDA GUIRRA DAMASCENO 000001559104503
    CAROLINE DA CONCEIçãO BARBOSA DA PURIFICAÇÃO 000000392217429
    CLéSSIA DA SILVA DE ARAUJO 000001485558107
    DAVI LENINE SILVA TEMPORIM 000002055721895
    DIEGO DA SILVA GUEDES 000002034778472
    EDUARDO LOUZADO PINTO LIMA DA SILVA 000001400362296
    EMILLY VERISSIMO MEDEIROS LIMA 000002080524100
    GILSON RODRIGUES DO BONFIM 000000501262458
    GISELLE GLAUCIA BANDEIRA PEREIRA 000001513627422
    HELLEN CARNEIRO BORGES 000002017941603
    KAIQUE TRABUCO DA SILVA 000002034931505
    LUCAS DE SOUZA ARAúJO HERNANDEZ 000001521864926
    LUCAS LEITE VIEIRA GUIMARãES 000001370314086
    LUCAS REIS DOS SANTOS E SANTOS 000001286541557
    MARCO ANTONIO SUZIN LANZZARINI 000001379371058
    MATHEUS MOREIRA DA SILVA 000001347953345
    MICAELE MARIA MARTINS 000000008450142
    RAYARA ALVES DOS SANTOS 000001505227976
    ROSANGELA SILVA GOES DA MOTA 000001148858857
    SUELANNE SANTOS FERREIRA 000001575329093
    VíCTOR SERRA DE OLIVEIRA 000001509497749
                                                                               Total 22


Curso: 103 - Lic. em Letras com Francês
    ANDRE PEREIRA DA SILVA 000001644724286
    DENILSON MUNIZ SILVA 000001570756139
    DIOGO LOPO GARRIDO OGANDO 000001409923401
    EDINEIDE OLIVEIRA DA SILVA 000000325794383
    EMYLLE ALVES DE SOUZA LIMA 000001289290652
    ESLANE SILVA DA PAIXÃO 000001316083713
    FRANCIELLE TAYNA ALVES SILVA 000002029529915
    GABRIEL ARAúJO LEMOS DA SILVA 000001460925548
    HELIO RIBEIRO DE SOUSA LIMA FILHO 000001472768370
    KÉSSIA DE SENA RIBEIRO 000001321564740
    LARISSA SILVA RAMOS 000001357843879
    LUCAS FERREIRA ALMEIDA 000001164405896
    MARIANA SOUZA PAIM 000001115753894
    RIKSON ANDRADE SOUZA FILHO 000001624841864
    SUELY RODRIGUES SANTOS 000000323530656
                                                                               Total 15


                                                                         
Curso: 119 - Lic. em Letras com Espanhol
    DANIELA DA SILVA MORAES OLIVEIRA 000002038900949
    ELIANE BARBOSA GOMES 000013729666 50
    ELIZABETE NUNES DA SILVA 000000212073648
    FERNANDA SOUSA NASCIMENTO 000001623350247
    GIOVANNA CRUZ DE SOUZA 000001572307080
    IGOR MAGNO DA COSTA SILVA 000000860001520
    IVONILDE NOVAES MAGALHãES LIMA 000000352869976
    JESNNER BISPO SOUZA 000001517293871
    KESSIA ALMEIDA LIMA 000000971300364
    LETíCIA SILVA DOS SANTOS 000001564660150
    LUANA SANTOS DO VALE 000001438551231
    LUCAS SOUZA BRASIL 000001615238891
    MARCELO DE OLIVEIRA CRUZ 000001516497740
    NAIARA DOS ANJOS COSTA 000001199290157
    TEASLEI ROCHA DOS SANTOS 000013773949-48
    THESSIA DA SILVA BRITO 000001403847908
    THOMAS ADRIAN OLIVEIRA PINTO 0013.218.210-69
    TIAGO MOREIRA LOPES OLIVEIRA 000001639213503
    VICTóRIA MAGALHãES SANTANA 000001295389576
    WANDERSON SILVA MERCÊS 000001560884797
                                                                              Total 20


                                                                     
Curso: 204 - Administração
    ABEL SOUZA COSTA JUNIOR 000001566972892
    ADILSON SILVA DE JESUS 000000878043284
    ADRIANA OLIVEIRA DE JESUS 000000773351477
    ADRIANA RIBEIRO SILVA 000002098750110
    ALEXSANDRO COSTA BASTOS 000000929489284
    AMANDA SABRINA DE OLIVEIRA DOS SANTOS 000001497125456
    BEATRIZ SILVA DE JESUS SOUSA 000001510473831
    BRUNA DA SILVA SENA BORGES 000001480613207
    BRUNA DOS SANTOS SILVA 000001551133997
    CAREN DE SOUZA SILVA GRILO 000001391447816
    CRISPIM PEREIRA ALMEIDA 000001629431214
    DAFFNE RIBEIRO DA SILVA 000001263513174
    DAIANA SANTOS DA SILVA 000001657465489
    DANIEL HENRIQUE MATOS DA SILVA 000001469500388
    ELITON GOIS DA SILVA 000001516601823
    ELLEN SOUSA NASCIMENTO 000001441247505
    FELIPE NERI PAIXAO DE BRITO 000001388372959
    FELIPE SILVA DE OLIVEIRA 000001360603581
    FRANCISMAR CORREIA SANTOS 000000703434977
    GABRIEL LIMA BISPO MOREIRA 000001571206868
    GREICE MOREIRA MORAES 000000601026594
    ISABEL SILVA CRUZ 000001401478450
    ISABELLA MOREIRA CARNEIRO 000001214108113
    JOAS DOS SANTOS LOPES 000001297686420
    JOSé GABRIEL LEITE LOPES E LOPES 000001520954034
    KELLY OLIVEIRA DE SOUZA 000002132992169
    LARISSA ROCHA DE SANT''ANNA 000001458155870
    LIVIA MENDONçA PACHECO 000000894032402
    LUAN PATRICK MENDONçA DATTWYLER DE OLIVEIRA 000001470212439
    LUINE SOARES MAIA 000002091279617
    MAIARA DE OLIVEIRA MARQUES 000000935039899
    MALU GOMES FERREIRA 000014574206 78
    MARCOS COSTA ALVES BRASILEIRO 000001441973087
    MARCUS VINICIUS SANTOS MACHADO 000000965546900
    MATEUS BASíLIO CRUZ SILVA 000001495989208
    MATHEUS DE OLIVEIRA RIBEIRO 000001424999006
    MAURICIO CRUZ DE FONTES 000001192506910
    MôNICA PEDREIRA COSTA MELO 000001573639451
    NATALY DA COSTA BARROS 000001425067107
    PALOMA SOUZA E SOUZA 000001474096670
    PATRíCIA CARNEIRO MATOS DE OLIVEIRA 000002067151029
    TANILSON PEREIRA ALMEIDA 000001629429074
                                                                               Total 42

                                                                    
Curso: 205 - Ciências Contábeis
    ALINE DAMASCENO DA CRUZ 000002069005704
    ANA PAULA DALTRO OLIVEIRA 000001393527248
    ANDERSON FERREIRA LOBATO 000001493747207
    CAIO ALEXANDRE ALVES NOVAES ARAúJO 000001124714120
    CHARLES FABIAN LIMA DE OLIVEIRA 000001377332160
    CLAUDIA SANTOS DE OLIVEIRA 000001169026044
    DANILO DE SOUSA SANTANA 000001568885210
    ELISANGELA DE ALBUQUERQUE MOURA OLIVEIRA 000000835945073
    ELISIANA DOS SANTOS MOREIRA 000001434668010
    FELIPE DA SILVA NASCIMENTO 000000015891512
    FRANCISCO MATHEUS ANDRADE DE LIMA 000001523630175
    GABRIEL DE SOUZA LEãO 000001296401901
    GABRIEL PEREIRA DE OLIVEIRA BASTOS 000001392372917
    GERSON FERREIRA DE ALMEIDA 000000930506154
    HUDSON DOS SANTOS AMARO 000001269855964
    IASMIN VICTORIA DOS SANTOS CAMPOS SILVA 000001440983852
    IONE CERQUEIRA DA SILVA 000001584090863
    IZAQUE DE JESUS SILVA 000001448078741
    JOANA DARCK DA SILVA SOUZA 000001627311831
    JOITAN DE ALMEIDA OLIVEIRA 000001639338390
    JOSé JORGE NASCIMENTO DUARTE JUNIOR 000001470384566
    LAECIO ALBERICO CARNEIRO 000001598214012
    LAIS SANTOS BORGES NASCIMENTO 000001531372740
    LORENA MARTINS PIMENTA BARRETO 000001279638630
    LUAN BARRETO DE ALMEIDA 000001145908853
    LUANA DE JESUS PORTO SANTOS 000001523476311
    LUCIANO GRILO DE FREITAS MACHADO 000001479006386
    MATEUS SILVA NOGUEIRA 000001148326685
    MATHEUS SOUZA DE OLIVEIRA 000000970858558
    MAYANE NASCIMENTO COUTINHO BARBOSA 000001508552495
    PEDRO HENRIQUE BRITTO CALHEIRA 000001326431110
    POLLYANA MILLER CONCEIçãO TEIXEIRA DA SILVA 000001203500173
    RONI SILVA PEREIRA 000001297084969
    SABRINA ALMEIDA CARVALHO DOS SANTOS 000001554671582
    TASSIO SOUZA FERREIRA BISPO 000001255686065
    THAIANE CORDEIRO DOS SANTOS 000001156677092
    THAYS MARIA DE SOUZA SILVA 000002048488064
    TúLIO FERNANDES DóRIA RODRIGUES 000001488433011
    VANESSA DA FONSECA SILVA 000001474537120
    VITóRIA GONçALVES DA SILVA 000002084276861
                                                                               Total 40


                                                                          
Curso: 206 - Ciências Econômicas
    AILTON DE OLIVEIRA LIMA 000001173875255
    ALINE FERNANDES GAMA 000002105104800
    ALINE LIMA SOUZA 000001365308189
    ANA CLARA LOPES CRUZ 000002064429719
    ANA ELISA PEIXOTO MOREIRA 000001471962997
    BERNARDO PEREIRA DA SILVA 000000379985527
    BRUNO FREITAS DE CARVALHO MOREIRA 000000575465670
    CARLOS AUGUSTO PEREIRA DE JESUS 000000886834511
    CASSIO VINICIUS SALES DE FREITAS OLIVEIRA 000001174294655
    CLARISSE MAIARA SANTANA DE MACêDO 0000003818854-6
    DANIEL DENY DE OLIVEIRA ALVES 000001339901331
    DANIEL LEVI FREITAS LEITE 000001607327198
    DANILO CESAR DA SILVA 000000951190865
    DIOGO ANANIAS DE OLIVEIRA DANTAS SILVA 000000966737377
    DIOGO SANTOS PASSOS 000001157536301
    EDVILSON SOUZA LUZ 000001549676881
    EMERSON MOURA DOS SANTOS 000001637745524
    ESDRAS PINHEIRO DOS SANTOS 000001476872503
    GESIELE NADINE DE MOURA BARBOSA 000001402683405
    GLEICIANE ARAUJO DE AQUINO 000000533137731
    HENRIQUE RUAN OLIVEIRA DOS SANTOS 000001670873200
    ISAíAS TELES DO NASCIMENTO NETO 000001352821524
    JOãO PEDRO SANTOS DE BRITO 000001363592130
    JOãO PEDRO SANTOS MOTA 000001473374960
    LARA IASMIN LIMA DA CONCEICAO SILVA 000002047364124
    LARISSA CHAGAS SANTOS 000001352719916
    MARIA CLARA QUEIROZ MENEZES SILVA 000001283717905
    MARIA JOSé SILVA DE MATOS 000000470588624
    MILENA GOMES CINTRA 000001361782358
    NAYARA DE MIRANDA ALVES 000001118556593
    PATRICK MATHEUS OLIVEIRA 000000375473804
    PEDRO HUGO PRUDENCIO BORGES 000002115637909
    RODRIGO DE JESUS GOMES 000001599306263
    SANDY SILVA DE LIMA 000001338894404
    THAIS LIMA CARVALHO 000001578180988
    THAIS SCHLEU VILLA NOVA 000001610438361
    THALYA TELES TEIXEIRA 000001348016108
    THASSIA ROCHA DA SILVA 000001398811823
    WASHINGTON LUIZ LOPES MASCARENHAS FILHO 000002039702253
    WELINGTON MACEDO DE OLIVEIRA JUNIOR 000001478188502
                                                                               Total 40


                                                                            
Curso: 207 - Licenciatura em História
    ALICE BORGES MACÊDO 000001489448764
    ALINE SENA DE JESUS 000002029268348
    AMANDA BRAGA MORAES DE JESUS 000001598394592
    ANTONIELSON ADORNO SANTOS 000001540459934
    ARTHUR LUIS RODRIGUES LôBO 0013.013.590-92
    BRUNA ESMERALDA BIZERRA ALVES DE OLIVEIRA 000001461042003
    BRUNA FERREIRA BARRETO DE MEIRELES SOUZA 000001630562858
    CARINA CERQUEIRA DE OLIVEIRA SANTANA 000001431822507
    CAROLINE DOS SANTOS LIMA 000001480965731
    CLáUDIA SILVA SOUZA BARBOSA 000001548662968
    CRISTIANE PEREIRA DOS SANTOS 000001161325743
    GABRIEL LIMA DE ALMEIDA SENA 000002063845301
    GISELE CORREIA PRADO 000002061686591
    HANNAH SILVA OLIVEIRA 000001569074291
    ISABELA ALMEIDA DE ARAUJO 000002063700753
    JOAO VITOR SANTIAGO PIMENTEL 000001363685570
    JOSé RICARDO JESUS RIBEIRO 000000664149383
    JOYCE CLEIDE REIS DOS SANTOS DE JESUS 000015958257 11
    JULIA KELLY SANTOS REIS 000001441076000
    JULLYANE DOS SANTOS FERREIRA 000001519204515
    LORENA DE ALMEIDA VASCONCELOS DANTAS 000001325479292
    LUCAS BARBOZA RODRIGUES 000002093710641
    LUCAS VASCONCELOS BRANDãO 000001471787974
    LUCAS VINICIUS ALMEIDA DE SOUZA 000002142997163
    LUCIANO SANTOS DO NASCIMENTO 000000005924443
    LUDIMILA DE JESUS OLIVEIRA 000001517249201
    MARIA DO SOCORRO GOMES FREIRE 000001407343505
    MARLONI SANTOS MOTA 000001636267076
    MICHELE GUEDES DOS SANTOS 000001143339711
    MILENA ALVES DOS SANTOS LIMA 000001386850969
    NÁCIA SILVA ANDRADE DE CARVALHO 000001204966311
    PEDRO ALBERTO CRUZ DE SOUZA GOMES 000001517633486
    RAFAELA AZEVEDO ARAúJO 000001618874659
    RUTH MOREIRA NASCIMENTO 000001505579570
    STEFFANY BARBOSA REIS 000001610371780
    TALITA DO NASCIMENTO DA SILVA DA SILVA 000002088497857
    TAMYRES LENES DOS SANTOS 000002115394810
    THIAGO OLIVEIRA BRANDãO 000001340344220
    VICTORIA GAMA DE ALMEIDA SILVA 000002027245227
    VINíCIUS FERNANDO SANTOS XAVIER 0000001.911.170
    WASHINGTON LIMA ARAUJO FILHO 000001304878996
                                                                               Total 41


Curso: 208 - Lic. e Bach. em Geografia
    ALISSON ESTRELA COSTA 000001441462155
    ALLEN BATISTA DE OLIVEIRA CARDOSO 000001291991417
    BRUNA ESTEFANNE CARVALHO DE CASTRO 000001361601400
    DANIEL LUZ LAGO 000001640890807
    DANILO ALEXANDRE SANTANA DOS SANTOS 000000965448800
    DEISE DO NASCIMENTO NUNES 000001566613817
    DIEGNO SANTOS EVANGELISTA 000001177671824
    ELIEL VISCARDIS DAMIãO SANTOS 000000542007824
    ERIC BOTELHO GOMES 000001199459321
    FLORISVALDO CAZUMBA AMORIM 000001471081524
    GEORGE VINICIUS MEIRELLES DE CARVALHO 000001455133604
    GEOVANE TITO DA CONCEICAO 000001587555298
    INDHIRA BORGES DA SILVA 000001511893907
    JAMESON COSTA DOS SANTOS 000001392427240
    JOSE ROBERTO ROQUE DOS SANTOS 000000773861599
    JULIANA DA SILVA MACHADO FREITAS 000001265766100
    KAMILA DOS SANTOS FREIRE 000001407235524
    KAONY MARQUES MOREIRA 000000977348881
    KAROLINA FERNANDES RIBEIRO 000000005714357
    LUANA RASSLAN FERREIRA 000001338033336
    LUCAS COSTA DE ALMEIDA 000001622927320
    LUCAS FONSECA DE MACEDO 000001577108582
    MADAIL DOS SANTOS MOTTA 000014023225401
    MARCONE ALVES DE FREITAS 000001310062668
    MARIA VALDELICE VIEIRA SANTOS 000000942702441
    MATEUS BARRETO DOS SANTOS 000001406391441
    MATEUS BENEVIDES CONCEIçãO SANTOS 000001456511424
    NATHáLIA DE ABREU LEAL 000002052036393
    NATHALIA SENA CERQUEIRA 000001264513623
    NÍVEA SANTOS SILVA 000001433680793
    PEDRO CAIO SILVA DE ALENCAR 000001153962330
    PEDRO ROGéRIO DE OLIVEIRA CORREIA 000001455752843
    POLIANE DA CUNHA CARNEIRO 000001426909705
    RAISSA DO CARMO MARQUES 000001408907429
    REISANS DOS SANTOS LEITE 000001503725588
    ROBERTA SANTOS DO CARMO 000002006643797
    THAíS KARINE DOS SANTOS SANTANA 000001501252321
    THAYSLLA REBEKA DE JESUS 000001568194650
    UDMILLA MOURA CONTES FORTUNATO 000014421611167
    VICTOR LIMA SANTOS DE CERQUEIRA 000001330829034
                                                                               Total 40


                                                                          
Curso: 209 - Licenciatura em Pedagogia
    ADRIANA DA PAZ SILVA DOS SANTOS 000001325747645
    ADRIANA SANTANA SOUZA 000001153942143
    AMANDA MARIA FREITAS SILVEIRA GONÇALVES 000001583059953
    ANA CAROLINA ALMENDRA DIAS 000001403386595
    ANA PAULA SILVA COSTA 000001497511410
    ANGELICA DE JESUS SANTOS 000001409916979
    ANNA PAULA LOPES DE BRITO MACEDO 000000015502587
    CAMILA FERREIRA DOS SANTOS 000002014963134
    CATARINE SOUZA MEDEIROS SANTOS 000001633145603
    CRISTIANE DOS SANTOS FONSECA 000000969559020
    EDNEIDE SILVA DOS REIS 000000814157882
    EMANUELLE SOUZA PINTO DE OLIVEIRA 000012002536-12
    ERICO BORGES AMORIM 000001007879670
    ÉRIKA COUTINHO DA SILVA 000001596206276
    FERNANDA BEATRIZ DE ALMEIDA SOARES 000001523676833
    FERNANDA DA SILVA COSTA NILO 000001644055856
    HELOISA CAVALCANTE DOS REIS 000001261682963
    INGRID DOS SANTOS PEIXOTO 000001503884899
    JAQUELINE PALMEIRA DE LIMA 000001478736810
    LAYANE DE FREITAS REIS 000001411808894
    MAIARA ARAUJO DA CRUZ 000001521712743
    MÁRCIA CRISTINA LOPES ALVES 000000325752702
    MARIA APARECIDA B. SANTOS RIBEIRO 000000941067629
    MARIANE FIGUEREDO RIBEIRO 000001569347018
    MAYLLA GABRIELA GOMES MARQUES 000016079221050
    NATALINE DE JESUS ARAUJO 000001442743883
    NATHáLIA NEGRI ALEXANDRINO 000001613421168
    PRISCYLLA GOULART CANGUSSU 000000001008709
    QUEZIA FERREIRA DA CONCEIÇÃO 000001526213931
    RAQUEL DE ARAUJO BRITO 000001320010806
    ROSEANE APARECIDA DA SILVA ALMEIDA 000001317368924
    SABRINA DE QUEIROZ ARAUJO 000001595624732
    SANDRA BARBARA DA LUZ SILVA SANTOS 0012.030.742-12
    SILVANA BRITO DE SOUZA 000001407475754
    STEFANNE BADÚ CARNEIRO 000014221747-60
    TâMARA BEATRIZ GUIMARãES DA SILVA 000001377215440
    TATIANA RIBEIRO LIMA 000001525488074
    THAíS CERQUEIRA LEITE 000001403705950
    THIALLA INVENçãO AZEVEDO DE OLIVEIRA 000001483802558
    VALDICE TANAJURA PEIXOTO 000000682958042
    VICTÓRIA KETLEN SILVA DE ARAÊJO 000001016808720
    YONES DOS SANTOS OLIVEIRA 000001624932827
                                                                               Total 42

                                                                          
Curso: 218 - Direito
    ADEMILTON FIGUEREDO DE OLIVEIRA SEGUNDO 000001489764097
    ADRIANO IVO DOS SANTOS 000000827213433
    ALEXANDRE DE CARVALHO SILVA 000001376256428
    ALINE BRANDÃO DA SILVA 000001298352428
    AMANDA SALES DA SILVA CAVALCANTE 000001332190111
    ANA CLARA TRABUCO CARNEIRO 000001388371049
    ANDRÉA LIMA DA SILVA 000001582282358
    AOLIABE ELON COSTA SILVA 000001364604370
    DEIVES DE SOUZA MUNIZ 000001350781649
    ELEN ALCÂNTARA DA SILVA 000001279083581
    ELIAS PIMENTEL NASCIMENTO 000016470567 80
    ERIKA ALVES DA SILVA 000001581359039
    EVELLY CERQUEIRA DE AMORIM PAIXãO 000001541682971
    GICELI RIBEIRO DOS SANTOS 000000800680308
    HORTêNCIA GONçALVES GUSMãO LIMA 000001361781467
    ISABELLA DA SILVA REIS 000001510919945
    ITANA VIRGINIA PATRICIO FERREIRA 000001288648260
    JANNINE RIOS SANTOS 000001348548290
    JESSICA LEITE DE ALMEIDA 000001609633890
    JOÃO CARLOS DO PRADO ANJOS JUNIOR 000001131589394
    KAMILA FREITAS TRINDADE 000001458666450
    KATHERYNE BARBOSA DE CARVALHO 000001631875094
    LARISSA MOREIRA SANTANA 000001264212771
    LETíCIA SANTOS PIMENTEL MONTINO 000001635236738
    LUANA SILVA DA PAZ DAMASCENO 000001574503090
    LUCAS WENDEL MACHADO SILVA 000001372483691
    LUDIEL PASSOS OLIVEIRA 000001296064301
    MARIANA COSTA BASTOS 000001401963820
    MARVIO DE OLIVEIRA COSTA 000000869319116
    MICHELLE RIBEIRO OLIVEIRA 000001405841028
    MILAINE SOUZA 000000007156853
    MILLENA FERREIRA SANTOS 000002041971479
    NATHANE RIOS LIMA DEIRó 000001544495633
    NIVEA MAINNE DE JESUS AFFE 000001205563164
    RAVANEZ NICAEL JONAS 000000007344124
    TALITA MONTEIRO SILVA DOS SANTOS 000001303534770
    THIAGO FERREIRA LEãO DE ARAUJO 000001283561891
    VINICIUS GOMES DA SILVA OLIVEIRA 000001577939824
    WILIAM DO AMOR DIVINO SILVA 000001498120865
    WILLIAM LEMOS CORREIA 000001444031023
    YURE ANDERSON DIAS DA SILVA MACHADO 000000886683718
    ZACARIAS DE OLIVEIRA NOVAIS 000000479936340
                                                                               Total 42

                                                                           
Curso: 224 - Lic. e Bach. em Filosofia
    ADEILTON DE JESUS NERIS 000000679545530
    ADRIANO VIEIRA CAFé 000000867338008
    ALEX PEREIRA DOS SANTOS 000001007357460
    ALEX Sá DE OLIVEIRA 000000662666534
    ANA SUZE OLIVEIRA SOUSA SANTOS 000001156876290
    ANTONIO FERNANDO SANTOS CARVALHO 000002004203056
    CLEIA PEREIRA DE CERQUEIRA 000000318045354
    DANILO SANTANA SANTOS 000001556009313
    DENILSON LIMA SANTOS 000000594252881
    DORA ANALI SANTOS RODRIGUES 000000891061991
    EDUARDO ASSUNçãO SANTOS 000000933541503
    ELIANE SILVA SANTOS 000000440075408
    ELíSIO GUIMARãES CARNEIRO 000000564797430
    FERNANDA PIMENTEL PINTO 000000007803079
    GABRIELLA DE SOUZA E SOUZA 000001204289972
    GEORGE SAMPAIO ROCHA 000001580616755
    GILVANEI DOS ANJOS LEAL 000000571432104
    INGRID CRUZ PEREIRA 000001629232874
    JEFFERSON GONçALVES DIAS 000001364443260
    JOEL DE CAMPOS VIANA 0000013062600-4
    JOSÉ SANDOVAL DO CARMO NETO 000001352890844
    JOSIEL TAVARES DE SOUZA 000000378982800
    KLEYVERSON RODRIGUES DOS SANTOS 000001283293277
    LARISSA GABRIELA DE BARROS AZEVEDO 000001461685001
    LUCAS OLIVEIRA DE JESUS 000001411469151
    LUCAS SANTANA DA PAZ 000001574525492
    LUIZ SéRGIO REUTER RUAS 000002010214048
    LUIZA BEATRIZ MORIS DE CAPITANI LUCINDO 000000398850860
    MARIA ISABEL CARNEIRO SANTOS 000001505945003
    MARIANA DE ALMEIDA CORREIA 000001320794700
    NIVEA ITANA SANTANA COêLHO 000001148458670
    OTO OLIVEIRA DE SOUZA 000001281201502
    PAULO GEOVANI AMORIM DE JESUS 000000598751351
    RAONÍ ASSAD NERY DE BRITO 000001344798403
    RENATA CARVALHO DA SILVA 000001368285406
    ROBSON SOUZA MENDES 000000774473100
    RODRIGO DE JESUS PEREIRA 000013657548 04
    SAMARA SANTOS FERREIRA 000001392148014
    WENDELL SANTANA FERREIRA 000001117515516
    WILIAM PEREIRA CARNEIRO 000000935117288
    WILMA JUSTO LEITE DA SILVA 000000991223403
                                                                               Total 41


                                                                        
Curso: 227 - Psicologia
    ANA LUIZA CARNEIRO DA COSTA 000001501095552
    ANA LUIZA SANTANA NASCIMENTO 000001442972050
    ANA VITORIA LIMA FERREIRA 000001574331701
    ANíBAL SANTANA BASTOS 000001305631374
    ANNE ARAUJO DE JESUS OLIVEIRA 000001331073022
    ARLINDO ADORNO MASCARENHAS 000000783799624
    DANIEL SILVA DE AMORIM FERRAZ 000001643066501
    DANYLO SOUZA DA SILVEIRA 000015654383 45
    FREDSON HENRIQUE DA SILVA SANTOS LIMA 000001290671214
    GABRIEL CAPUA CARVALHO GONçALVES SILVA 000001199017302
    GABRIELLE COSTA PEREIRA NUNES 000001170845738
    ISABELA MIRANDA VICENTE 000001507188537
    JAQUELINE SOUZA DA SILVA 000001473285518
    JOSE MATHIAS CARNEIRO 000001001810155
    JOYCE CLEIDE MOREIRA DA SILVA 000001582477876
    LARA TATIANE DE LIMA ALMEIDA 000002035832721
    LINDOMAR JOSé MATOS TEIXEIRA 000000179871560
    LUCIANO SARAIVA FILHO 000001618554824
    MARIANA ALMA ROCHA DE ANDRADE 000001503067092
    MARIJANE DOS SANTOS 000002092543008
    MATHEUS ALMEIDA MARQUES 000000973606606
    MELISSA COTIAS COSTA 000001543753302
    PATRICIA ARAUJO DAS MERCêS 000001512441031
    RAQUEL FERREIRA DE ALMEIDA 000001326807188
    REBECCA JESUS DOS SANTOS 000001643228765
    ROBERTA AGUIAR PRISCO 000001008532851
    RODRIGO REHEM DE ALMEIDA 000001499356412
    ROGERIO SENA CARVALHO 000001281565466
    SIRLENE PEREIRA BISPO 000001483221580
    THALITA DA CONCEIçãO RIBEIRO 000001454765887
    VANESSA SOUZA DA CONCEIÇÃO 000001527690644
    VICTORIA MARIA SAMPAIO CARNEIRO BARRETO 000002011852455
                                                                               Total 32


                                                                 
Curso: 310 - Engenharia Civil
    ANDERSON CONCEIÇÃO MACEDO DA SILVA 000001499675941
    ANDRé LUIS LIMA PINHEIRO 000001425279392
    ANTONIO DIEGO DE OLIVEIRA LIMA 000001202732763
    AYRTON CONCEIÇÃO DE MOURA 0015.704.738-54
    BRUNNO SANTOS BRASILEIRO MASCARENHAS 000001457423260
    BRUNO FERNANDES CAMBUI 000001622573765
    CAíCO ALMEIDA MACHADO 000001430000988
    DANIELLI DA SILVEIRA CRUZ FRANçA 000002054459690
    GUILHERME MONTINI RAMOS DOS SANTOS 000001471478831
    GUILHERME MOREIRA GONçALVES 000020087531377
    HARLLAN DE AGUIAR MEIRELES 000001256239259
    HYAGO SODRÉ CERQUEIRA 000001340350114
    IRAM PINTO OLIVEIRA 000001505781485
    ISABELLA LORENA CANUTO DAMASCENO 000002045139280
    JOãO MARCOS ARAUJO SOARES SANTOS 000001479964069
    JOSé RAIMUNDO CAIRES DE CARVALHO 000002114631672
    JOSé ROBERTO DE OLIVEIRA SALES DE SOUZA 000001629640131
    JOSENILDO BATISTA BARRETO DA SILVA 000000999250957
    JúLIA XAVIER OLIVEIRA 000001434183785
    JULIANA BARBOSA DOS SANTOS 000001483591832
    JULIANA PORTO CERQUEIRA 000001437053009
    JULIANA SOUZA SILVA 000001584591218
    LAIANNE RIOS VIEIRA 000001319231535
    LARISSA CARNEIRO SANTANA 000001532967209
    LARISSA NUNES DA SILVA NASCIMENTO 000001442136561
    LEILANE DA SILVA DUARTE 000002070948889
    LENON CERQUEIRA SILVA 000001457859556
    LORENA NUNES SOUZA CUNHA 000001345090480
    LUCAS DE CARVALHO SILVA 000001389354830
    LUCAS FONSECA NERY PERGENTINO 000001257098462
    MAIARA SOUZA DE JESUS 000002037131097
    NIEL RICARDO BATISTA MARQUES 000001129090272
    ORLANDO AMORIM FELIX FILHO 000001442008806
    OZIEMILE SILVA SANTOS 000001443812307
    PEDRO HENRIQUE ARGôLO PEREIRA SILVA 000001519205678
    POLIANA NATALY SANTOS PEREIRA PINHO 000001520886950
    RITA NATANIR MASCARENHAS DA SILVA 0020.253.061-21
    RODRIGO RAMOS ROCHA 000001448202850
    VÍTOR QUEIROZ DE CASTRO SOUZA 000001564106802
    WAGNER DE CARVALHO GOIS 000001518500544
    WESLEY VIEIRA DA SILVA 000001523661054
    YAN DA SILVA MOURA 000001198457252
                                                                               Total 42

                                                                         
Curso: 311 - Licenciatura em Matemática
    ALINE BERNARDO RIBEIRO 000001150852119
    AMÉLIA DA SILVA TEIXEIRA 000001516228332
    ANGELA MARIA RODRIGUES SOUZA 000001639646701
    AYLLA VERôNICA SANTOS DA PAIXãO 000002113938430
    BEATRIZ OLIVEIRA DE SOUZA 000001630215384
    CAROLINE DOS SANTOS LIMA 000001516086104
    ESTEFÂNIA SATIRO VITORIO 000000841829896
    FABIANE VITÓRIO ALMEIDA 000002020630893
    GABRIEL HENDERSON SANTOS SILVA 000001320938981
    GABRIELE DE JESUS SILVA 000000154441608
    JESSICA TALIA MACHADO DE JESUS LIRA 000002115580524
    JOãO FERREIRA DA SILVA NETO 000001465967141
    JOSé MANOEL BISPO SANTOS 000001321877609
    JOSEVALDO VILAS BOAS DE CASTRO DANTAS 000001567343031
    KATARINA LEITE DE SENA 000001522305645
    LAíS MARCIANO PEREIRA 000001467045250
    LARISSA PASSOS DE ARAúJO CERQUEIRA 000001450699669
    LARYSSA YARA MOTA BARROS MONTEIRO 000001568722770
    LAZARO SOUZA DE OLIVEIRA 000015859664 10
    LEON RAMOS SANTANA FERREIRA 000001304991610
    LININKER SANTOS CONCEIçãO 000001498525253
    MAíRA ALMEIDA SANTOS 000002105691404
    MANOEL MAGALHÃES DA SILVA NETO 000000924083387
    MARIA ISABELY PEREIRA DOS SANTOS ALMEIDA 000001645880788
    MARIA JúLIA PEREIRA PASSOS 000001465026126
    MARISTELA BATISTA DOURADO 000001514363984
    MÉRCIA FIGUEREDO LESSA DOS SANTOS 000002103235150
    MYCHELLE SANTOS ALVES 000001206092374
    NAJARA PATRíCIA ALVES MARQUES 000002167357427
    PAULA MALENA DIAS DE OLIVEIRA 000001570055009
    PEDRO TRINDADE MELO GUERRA 000001298296684
    REDIVAL GUIMARãES CORDEIRO 000000249026244
    REGINALDO FREITAS DE ALMEIDA JUNIOR 000001455088030
    ROSEVAL SOUZA ROCHA FILHO 000000012995764
    RUAN VICTOR DE SÁ COELHO RIBEIRO 000001338973541
    SARA BEATRIZ DOS SANTOS TRINDADE 000001474808760
    TARCÍSIO FREIRE DE JESUS 000000991029437
    VALDIRENE DE SOUZA ESTRELA 000001600094481
    YASMIN MAGALHAES RIBEIRO 000002025399898
                                                                               Total 39


                                                                           
Curso: 315 - Licenciatura e Bacharelado em Física
    ALEFFE PEREIRA DE QUEIROZ 000001296126854
    ANDRE LUIS LIMA CONTREIRAS 000000542819546
    ANNE GABRIELLE RIBEIRO LIMA 000001339222000
    BARBARA DE JESUS SIMõES DA SILVA 000001599327937
    BERNARDO BALTAZAR SAMPAIO LOBATO 000001581039557
    BRUNA MATOS GOMES 000001512437867
    BRUNA PINHEIRO CONSTANTINO 000001645313514
    CAROLINE NASCIMENTO ARAúJO 000001400333431
    DIOGO LIMA RIBEIRO 000000970001673
    EDUARDA DA PAIXÃO COSTA 000002057205363
    EDUARDO DA CONCEIçãO CUNHA DE SENA 000001483401642
    ERLY DOS SANTOS PEREIRA 000001123327491
    GABRIEL MARQUES VILELA DOURADO 000001623079349
    GIBRAN HENRIQUE COELHO GUSMãO 000000200140095
    IGOR CAMPOS DE OLIVEIRA 000001367494290
    JOãO ANTONIO DE BRITO ALMEIDA 000002096744580
    JONATHAS RAY MOTA CARNEIRO GUIMARãES 000001002813620
    KAMILA DO CARMO TEIXEIRA 000002020695243
    LEANDRO FERREIRA ALVES 000001449166571
    LILIAN DANTAS NASCIMENTO 000000001979490
    LUCAS PATRICK DE JESUS COSTA 000002013757883
    LUIZ FELIPE MONTEIRO DARZé 000001395554048
    MARCEL OLIVEIRA DE MELO 000001473353378
    MATEUS FERNANDO SANTANA DA SILVA 000001398266965
    MéRCIA NATáLIA AMARAL PEREIRA 000002039417990
    PAULO VICTOR DA SILVA PEIXOTO 000001357319509
    PEDRO HENRIQUE Sá SILVA 000001369961243
    PEDRO JERONIMO SANTOS DA SILVA 000001214675468
                                                                              Total 28


                                                                          
Curso: 320 - Engenharia de Alimentos
    ALICE OLIVEIRA JUSTO 000001386508535
    ANA CLÁUDIA DE JESUS TEIXEIRA 000001541397509
    ARETHA SANTOS OLIVEIRA ABREU 000000015287247
    BRENA CARDOSO PIRES 000001314842226
    BRUNA CAROLINA COSTA DA SILVA OLIVEIRA 000001546047638
    CAIO BATISTA FERREIRA 000001374065170
    CAROLINE DOS SANTOS ANUNCIAçãO 000001534459804
    CATARINA BARRETTO DE ARAUJO ROSIER 000001592742572
    CINTIA SOARES MACHADO 000001364840502
    CLARISSA PEIXOTO NUNES 000002077510722
    CLEITON SANTOS CERQUEIRA 000001634922719
    CRISTIANE CARVALHO PEREIRA BRITO 000001295331810
    FERNANDA OLIVEIRA SOUZA 000001523145471
    FRANCILENE DE JESUS VIEIRA 000001631704958
    GERALDO FERNANDES DE ALMEIDA FILHO 000002066670600
    HENRIQUE FERNANDES NUNES 000001610152557
    IASMIM PEREIRA OLIVEIRA 000001422980936
    IRACILDES GOMES 000001160768790
    ÍTALO VINíCIUS ALVES REIS SILVA 000001466719370
    JADIEL MENDES CERQUEIRA JúNIOR 000002109854618
    JOANNA LAYNE CONCEIÇÃO ALVES 000014166279 44
    JOãO PEDRO DANTAS GUEDES 000001306086299
    JOSIANE SOARES NUNES 000001408977478
    JULIA MENEZES DA SILVA 000001210535980
    LUIS GUSTAVO ARAúJO GARCIA 000001439789932
    MARCOS CRUZ OLIVEIRA 000001467792900
    MARIA ISABEL FREIRE FERRAZ PASSOS 000001397460725
    NADINE VIEIRA DIAS ROCHA 000001331109582
    QUéZIA LORRAINE DOS SANTOS SAMPAIO 000002034792548
    RAIANE GARCES DO NASCIMENTO 000001261909500
    RAILANE NASCIMENTO DOS SANTOS 000001489745386
    RAPHAEL DA GAMA RIBEIRO 000001537771680
    RAPHAEL SILVA E SILVA 000001639917233
    RAQUEL ALMEIDA DE JESUS 000001398746746
    ROSA NATALI CORDEIRO OLIVEIRA 000001657588483
    SáMARA FARIAS DE SOUSA 000001462514235
    SAMARA OLIVEIRA TEIXEIRA 000001579148018
    SANDRO DIAS REIS 000001518294464
    SUSANA SILVA RêGO 000000003253994
    THAIANE BATISTA DE SOUZA 000000037592987
    WITHIANA BARROS DE CARVALHO 000002012581102
                                                                                 Total 41


Curso: 321 - Engenharia de Computação
    ADRIEL SOARES MOREIRA 000002009140818
    ALEXANDRE MOREIRA VERSIANI 000001339605015
    ALLAN PEREIRA DA SILVA 000001439937630
    ANTONIO RAIAN DE LIMA MENDES 000002001615639
    CAMILLA DE ALMEIDA ARAUJO 000001341804704
    CARLOS EDUARDO DE JESUS MAGALHãES 000001606454846
    CRISTIAN DE MORAIS SILVA 000002123562084
    DANIEL LIMA DE OLIVEIRA 000001652947108
    DANIEL ROCHA MATOS OLIVEIRA 000001422849201
    DANIEL SANTANA DE OLIVEIRA 000001584524880
    DIOGO LIMA MARQUES 000001141848104
    DOUGLAS SILVA PINHEIRO 000000014236979
    EDIELCIO ANTONIO LOPES LIMA JUNIOR 000001476567107
    EDUARDO ALVES DE FRANÇA 000000799167673
    EDUARDO MARQUES DOS SANTOS 000001576034313
    EUGêNIO DIAS RIBEIRO NETO 000001464208107
    GABRIEL DA CRUZ SILVA 000001559266325
    GABRIEL VIEIRA MAIA 000001494766205
    JADER JOSE CERQUEIRA DO NASCIMENTO 000001628135549
    JOãO FELIX BARRETO NETO 000001329193890
    JOHNNY DA SILVA SANTANA 000001457589583
    JONATAS DE SANTANA SOUZA 000001643562150
    JONATHAS SANTOS E SANTOS 000001501065300
    JOSÉ WILKER PEREIRA DOS SANTOS 000001454840170
    JULIANA TAVARES DE ARAUJO SOARES E SOUZA 000001520052774
    LAHIRKE FIRMO DE ALMEIDA MOTA 000000176801997
    LEONARDO MASCARENHAS GUSMãO 000001450055931
    LUCAS SILVA LIMA 000001594832129
    MATHEUS GALVãO CORREIA 000001168769132
    MIGUEL FERREIRA BOMFIM BAPTISTA 000001100578853
    PAULO FERNANDO PIMENTEL LIMA VAZ 000001612438008
    RAFAEL ANTôNIO CARVALHO ARAúJO 000001468483498
    RAONI MATOS SMANEOTO 000001433585537
    RAQUEL DE CARVALHO SANTOS 000001390941728
    THIAGO DA CUNHA MENEZES SOUZA 000002052099476
    UELISSON SILVA MANGUEIRA SANTOS 000001625804369
    VANESSA DE SOUZA DE OLIVEIRA 000001340512629
    VELDER ARAUJO SOARES 000001594456046
    VICTOR ALVES DE OLIVEIRA AIRES 000002049838352
    VICTOR SOUZA SANTOS 000001578616514
    VYCTOR ASSUNCAO ALVES 000001212815823
                                                                               Total 41


Curso: 323 - Lic. em Química
    ANA CAROLINE SILVA CORREIA 000002030483931
    BRUNA LIMA DE ASSIS 000001528865081
    BRUNO DA SILVA LIMA 000001570076693
    CACIELIA SOUZA CUNHA 000001343202205
    CAíQUE ACAUã VIEIRA SANTOS 000001362842990
    CHARLES MARQUES FIGUEREDO 000000430495595
    DOUGLAS OLIVEIRA SAMPAIO 000002047832160
    ÊMILE DOS SANTOS ARAUJO 000001410344916
    ERICA MANUELA SILVA GUIRRA 000001475250045
    EVILASIO PAIM DE CERQUEIRA JUNIOR 000001656269767
    FABIANE DE SOUZA SILVA 000001549278053
    GABRIELA DA MOTA DE CASTRO 000001522326995
    HENRIQUE OLIVEIRA DANTAS 000001364428709
    IANNA JOSEFA VALESKA DE ANIZ CASTRO 000001291942556
    INGRID VICTóRIA DOS SANTOS GUEDES 000001301336807
    ISABELA MACêDO BARRETO 000001523940603
    IURY DIAS DIAMANTINO 000001459250486
    KAROLINE SENA TAVARES 000001550929879
    LARISSIA LOBO DA PURIFICAçãO SANTOS 000001382962193
    LUCAS DOS SANTOS BRITO 000001203084528
    MáRCIO JOSé DE OLIVEIRA COSTA 000000560092598
    MATHEUS SANTANA VILAS BOAS SALES 000001197019529
    RAFAELA DE LIMA OLIVEIRA 000002009796209
    RAHENA FERREIRA DO NASCIMENTO 000001481434233
    REGINALDO BRITO DOS SANTOS JUNIOR 000001334365270
    TAINá OLIVEIRA DOS SANTOS 000001163431338
    VERôNICA VITóRIA DOS SANTOS 000001615431209
    VICTOR AGUIAR DA SILVA 000002151234339
    WAGNER SANTOS BITTENCOURT 000001379293901
    YASMIM DE SANTANA FERREIRA DOS ANJOS 000001327706873
                                                                               Total 30


                                                                
Curso: 413 - Enfermagem
    ALBERTO BISPO DE SANTANA 000001443475556
    ALLAN CRUZ OLIVEIRA 000001618897276
    ALYCIA NASCIMENTO SILVA 000002009892607
    AMANDA BARRETO DA SILVA 000000007426763
    ANA GABRIELLE XAVIER DE MELO 000001580908292
    ANDRIELE ARAUJO PEREIRA 000000033411263
    CARLA CAROLINE VALENçA DE LIMA 000000760115850
    DANUSA PINTO OLIVEIRA 000001417188545
    DIANA CARDEAL DO NASCIMENTO 000001647829585
    EMANUELLY DE CARVALHO SILVA 000001389354911
    EVELINE HUGES DO NASCIMENTO 000001445749939
    GILMAR SANTOS OLIVEIRA JUNIOR 000002087643806
    GIOVANNA MARIA NOVAIS SILVA 000001533734909
    GIOVANNA SANTANA SILVA BORGES 000001513861298
    HAVELLY BIANCK SAMPAIO ALBUQUERQUE DOS SANTOS 000000152924423
    HéLEN SANTOS MENEZES 000001472275853
    HORTENSIA SOUZA GUEDES DE OLIVEIRA 000001131015703
    INGRID DA SILVA MAGALHÃES 000001131927893
    JESSICA ALVES SILVA 000002033690849
    JOAO PEDRO ALVES CAPISTANA 000000009371712
    JOãO VICTOR SILVA RIOS 000001200429753
    JOSé AMARAL GOMES JúNIOR 000001406106852
    JULIANA MARCELINO PIMENTEL 0020.045.252-58
    JULIANA SANTOS BARROS 000001442500204
    JULIENE DOS SANTOS MOTA 000001614290253
    KAMILA SANTOS DE JESUS 000001347392726
    LANNA KATHERINE LEITãO CONCEIçãO 000001263399533
    LARISSA OLIVEIRA PRADO MACIEL 000001499210205
    MARILZA ESTRELA DO NASCIMENTO 000000725296950
    MATHEUS DE ARAUJO MOREIRA SILVA 000002044321971
    MATHEUS PINHEIRO DOS SANTOS SILVA SOUTO 000001295140128
    NADJILA CADIDé OLIVEIRA 000001345981309
    NAíZE NASCIMENTO DE CARVALHO 000001403385602
    RUTHE CECILIA LIMA DA SILVA 000001553958314
    SABRINA FORTALEZA CARDOSO DE ARAUJO 000001208884166
    SARA SANTOS DA SILVA 000001637500920
    SOLIANDE ROCHA ALMEIDA 000001299329225
    TAINá RIOS DA SILVA 000001360561560
    TAMARA JULIANA EVANGELISTA LIMA 000001453952276
    VANESSA DE CARVALHO SILVA OLIVEIRA 000002159662879
    VITOR MANUEL SCHITINI MACêDO 000001426898150
    VITÓRIA DE OLIVEIRA PEREIRA 000001527256790
                                                                               Total 42

                                                                           
Curso: 414 - Odontologia
    ALEF LOPES FIGUEIROA CUNHA 000001655594389
    ALMIRA OLIVEIRA PEREIRA 000001483659810
    ANA KAROLINA FERREIRA DE MORAIS 000001426366302
    ANALIA PEREIRA MARQUES SANTOS 000001366576721
    BENTO DE OLIVEIRA MOTA JUNIOR 000001395928576
    BRENO BATISTA DE OLIVEIRA 000001471736121
    BRUNO HENRIQUE DA SILVA 000000008520105
    CANDICE ANDRADE DE OLIVEIRA 000001002628806
    DAIANA NEVES CRUZ 000002014800189
    DENISE DE OLIVEIRA XAVIER MACHADO 000001539577945
    ELOÍSE SILVA ALMEIDA 000001350442275
    EULLER CAIQUE DA CRUZ BATISTA 000001366325052
    GABRIELLE VICTóRIA SOUZA COSTA 000001532206518
    GUSTAVO BITTENCOURT COUTINHO ANDRADE 000001135519161
    HERICA LAIS DE JESUS LEITE 000001442199130
    JOãO JOSé GOMES NETO 000001632963248
    JOICE DA SILVA SANTOS 000001491621540
    JUSSARA DE JESUS CARNEIRO SANTOS 0014.852.561-00
    KÁTYLLA DA SILVA OLIVEIRA 0016.403.396-66
    KENNEDY DA CONCEIçãO DA SILVA 000002072704065
    LUANA MARIA BATISTA DE OLIVEIRA 000001006664424
    LUANA PORTELA MENDES CARNEIRO 000001431959561
    LUCAS REIS OLIVEIRA 000001584062576
    MARIANA DA SILVA DEUTT FERREIRA 0020.378.833-82
    MARIZE FONSECA DE OLIVEIRA 000001482896222
    PALOMA FRANçA DE OLIVEIRA 000001157729959
    RODOLFO DOS SANTOS SANTANA 000001418446394
    TAMIRES DE OLIVEIRA CUNHA 000001000382206
    TAYNNE ANGéLICA OLIVEIRA RIOS 000001486394531
    THIAGO CIDREIRA DOS SANTOS GOMES 000001544424884
    VICTOR ARAUJO DOS ANJOS 000001288835299
    WEMERSON DE OLIVEIRA FREITAS 000001612842640
                                                                               Total 32


Curso: 416 - Licenciatura em Educação Física
    ÁILA DA SILVA MOREIRA 000001597033448
    AMANDA SANTANA DE SOUZA 000001399982419
    ANDRé DA CONCEIçãO MIRANDA 000000016161412
    ANDRE LUIZ BRITO CAMPOS 000001521236011
    AYLA MORAIS VITORIO GUERRA 000001655100050
    CARLOS ANíBAL VILAS BOAS ERUDILHO 000001286502306
    DANILO BOAVENTURA DE MELO 000001540689697
    EDVAN DOS SANTOS DE JESUS 000001413381561
    FRANK WILLIAN SANTOS MAGALHãES 000015689143 34
    GABRIEL CABRAL DALTRO 000001423470001
    GABRIEL LUSTOZA ALEIXO 000001597695580
    GLêICE BARRETO LESSA 000001631756834
    HEITOR BARBOSA ALVES 000001145479049
    ISIS DA CUNHA CARNEIRO 000001155664736
    ITALO DIEGO PEREIRA DE OLIVEIRA 000001497125537
    IVERLANIO LIMA DA MOTA 000001280600004
    JEFERSON RIBEIRO DOS SANTOS LIMA 000002143128444
    JOAO LOPES DOS SANTOS NETO 000001196012814
    JOãO VITOR NUNES PIRES CALDAS 000154295199917
    JULIO FAGNER SANTOS LIMA 000002151129462
    KELLE PAIM AMORIM 000000965498905
    LARISSA VITORIO SOARES 000001141989506
    LEONE NUNES DA SILVA 000001604000589
    LíVIA DE SOUZA E SOUZA 000001570706549
    LIVIA DO NASCIMENTO XAVIER 000002008249530
    LUANA PIRES GERALDES 000001351889389
    MARRONEY DE SANTANA NERY 000001412239281
    MATHEUS BORGES DA CRUZ GOMES 000001607252676
    MEDIAN DE J. SOBRAL 000001384068140
    PEDRO PAULO CHAGAS OLIVEIRA 000000701418605
    RAMON SOBRAL OLIVEIRA 000001438006802
    SERENA DE OLIVEIRA GUIMARãES 000001657206890
    SILVANEIDE RAMOS LIMA 000001474424600
    TAMIRES SALES DA SILVA 000002020039656
    THIAN DE LIMA OLIVEIRA 000015649880-40
    URIEL VITOR SANTOS FALCÃO 000001543374123
    VANESSA ALVES DOS SANTOS 000001495202208
    VANESSA SANTOS PEREIRA 000001518824447
    VITOR CORREIA DA SILVA 000001325677337
    WALDERLINE OLIVEIRA DANTAS 000000966081374
    WESLEI TORRES SILVA 000001528741510
    YAGO PIMENTA CIRINO 000001365737462
                                                                               Total 42

Curso: 426 - Agronomia
    ADRIENE AZEVEDO SILVA 000001524962465
    ANGÉLICA RODRIGUES SOUZA 000001549083201
    ANNE BáRBARA SILVA SANTOS 000001293795909
    BRUNO FRISON 000002061358152
    CARLA ISABEL SILVA 000002115350790
    CARLOS EDUARDO SANTOS DE JESUS 000001502120119
    CLAUDIO BACELAR 000000755582209
    CYNTHIA FERNANDES INACIO 000001361820209
    DANIEL MOURA LIMA 000002003162062
    DJAMILE ARAúJO DE BRITO 000001420463616
    EDSON DOS ANJOS PEREIRA JUNIOR 000002135934240
    EMANUELA SILVA MARTINS 000001612922406
    FELIPE MOURA SILVA 000001403194335
    GABRIEL GOMES SANTOS 000001566235103
    GéSSICA FERREIRA DA SILVA 000001492047520
    GLADISTONY DA SILVA RAMOS 000001358379521
    GUIDO GUSMãO GOMES JUNIOR 000001430219661
    GUILHERME PREDES SOUSA 000001633599469
    ITAUAN SILVA PEREIRA 000001271405652
    JEFERSON VINICIUS ALVES DA SILVA 000000009710300
    JERFSON AZEVEDO SILVA 000002008798127
    JOAO BATISTA DA SILVA 000001145786308
    JORDANIA FIGUEIREDO NEIVA 000001507154984
    JULIA OLIVEIRA DÓREA FALCÃO 000001531392504
    KARINE CARVALHO DOS SANTOS 000000991878256
    KARINE SOUZA PINHEIRO 000001555455905
    KEISE ESTRELA LEITE 000001157581005
    LIVIO CARNEIRO DE AZEVEDO 000012621410 79
    LUCAS GOMES TEIXEIRA SILVA 000002123996246
    LUIS HENRIQUE SOARES BALBINOTE 000001404885293
    MARIA CLARA ALMEIDA MACHADO 000001666465801
    MARIA CLARA DE FIGUERêDO GALIANO 000002000628400
    MARYELLE VANILLA DE ABREU CERQUEIRA 000001522690611
    NAYARA KELLY VIEIRA DE JESUS 000001666420107
    NEIRIVALDO TEIXEIRA DO PRADO 000001379436877
    PALOMA DE BRITO BARRêTO 000002145064524
    PRISCILA GOMES DIAS 000001516143264
    RODRIGO DE SOUZA OLIVEIRA SANCHES 000001416483098
    ROGéRIO CíCERO MARTINS DA CONCEIçãO 000000009821576
    SHEILA AMORIM DE MIRANDA 000001615287833
    TâNIA REGINA FRANCO SILVA FILHA 000001204056870
    TARCÍSIO JOSÉ SANTOS BARRETO 000001118510259
                                                                               Total 42

Curso: 428 - Licenciatura em Ciências Biológicas
    ALESSANDRA RIBEIRO DE CARVALHO PEREIRA 000001133423140
    ANDRESSA SILVA LIMA 000001575634309
    CAIO CESAR PEREIRA MAIA 000002070094499
    CAIQUE CALAZANS SACRAMENTO FERREIRA 000002119692734
    CRISTIANE DE ALMEIDA SANTA ROSA 000000958712689
    GABRIEL BARROS DA SILVA 000001548238805
    GIOVANNA GUIMARãES SAMPAIO 000001602211299
    ISADORA GUIMARãES CANTUáRIA GOMES 000001591489288
    ISAIAS BLANER MELO DE SOUZA 000001162199393
    IVã TAIUAN FIALHO SILVA 000001361050179
    IZADORA DE LIMA IZIDRO ROSA 000000002658588
    JACKELINY SANTOS MOTA 000000959561668
    KAROLINI DE OLIVEIRA CARVALHO 000000992546206
    LIANE SICOPIRA FRANçA 000011895267 60
    LORENNA MACIEL CôRTES 000001590603702
    LOUGAN ARAUJO SILVA 000001122166923
    LUIS CARLOS VILAS BOAS DE CASTRO DANTAS 000001567340520
    LUIS EDUARDO BERGSTEN E SILVA 000002101131110
    MATHEUS PIRES MIRANDA 000001618889508
    MAURICIO MASCARENHAS SOARES 000001287038492
    RAíZZA SOARES SILVA SANTOS 000001497024340
    SAMUEL DOS SANTOS LIMA 000001495238822
    TEóFILO MORAES DE FREITAS 000001210626438
    TYANDRA SANTOS DAS VIRGENS BACELAR 000002002529507
    VERENA ALVES DA SILVA 000001132902258
                                                                               Total 25

                                                                          

Curso: 429 - Bacharelado em Ciências Biológicas
    ADVAN SANTOS DE OLIVEIRA 000001596009527
    ALISSON LUCAS DE OLIVEIRA GOMES 000002101785072
    ANDERSON DA SILVA TELES PINTO 000001335035699
    ANDREZZA LORÉN DE GÓES NASCIMENTO 000001519842120
    ANTONIO DEVISON SANTOS DE SOUZA 000000346713587
    EVELLYN SILVA SALES 000001324634901
    GERôNIMO MOREIRA VIEIRA DE LIMA 000000958647682
    ISABELLA OLIVEIRA NUNES 000001391688260
    JOãO PEDRO SOUZA OLIVEIRA 000001552359905
    JOHN CLEITON MOTA SOUZA 000001362487805
    JULIA CAROLINE DA SILVA ROCHA 000002063452598
    KEMYLLI DOS SANTOS CERQUEIRA 000001457827000
    LUCAS SILVA PACHECO DOS SANTOS 000002027989927
    MARIA GABRIELLA ANDRADE PRIMO DE SOUZA 000001155306570
    MARíLIA OLIVEIRA SANTOS 000001501056816
    MATEUS FLORENCE LEONI 000001529899788
    MATHEUS DOS SANTOS SOUZA 000001455948748
    MATHEUS MASCARENHAS PORTUGAL 000001462614370
    MAURíCIO GOMES DE OLIVEIRA PINHO 000001478387700
    NIELSON CARVALHO CARDOSO 000001635552060
    RAYNARA SILVA SANTOS 000005341088573
    VERÔNICA SANTOS DE ANDRADE 000001563756803
                                                                               Total 22

Fonte:Acorda cidade