quinta-feira, 5 de maio de 2016

Estudantes querem solução para insegurança na Uefs e no conjunto Feira VI

Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão cobrando soluções para o problema de insegurança na instituição e também no conjunto Feira VI, onde boa parte dos alunos residem.

Na manhã de quarta-feira (4), um grupo de estudantes se reuniu na universidade para discutir a situação. O estudante de geografia Luiz Felipe Barreto disse que os assaltos são frequentes tanto em ruas do conjunto Feira VI, onde moram vários alunos, como no campus da Uefs.

De acordo com ele, a falta de segurança tem preocupado bastante os alunos que estão com medo de andar pela universidade e pelo conjunto e terem os seus pertences roubados. Luiz Felipe afirmou que os estudantes querem um esclarecimento da Polícia Militar (PM) em relação ao policiamento e melhoria da segurança.

“Estão acontecendo com muita frequência assaltos no Feira VI e também no campus. A nossa preocupação é que isso piore porque quando o ladrão se sentir a vontade em vir aqui no campus, roubar um aluno e ver que não aconteceu nada a tendência é que ele frequente mais ainda a instituição e venha roubar os alunos. Tem ocorrido muitos assaltos constantemente no Feira VI, principalmente com as mulheres e algumas delas já receberam até agressões por não terem o aparelho celular ou algo que o ladrão quisesse. A gente quer pedir um esclarecimento da própria PM em relação a melhoria da segurança", disse.

A estudante de pedagogia Tainá Carvalho confirmou sobre o problema da insegurança e contou que está se sentindo insegura e vulnerável. Ela relembrou que uma certa vez quando saía de uma aula e caminhava pelo campus com uma colega quase foi assaltada. A estudante disse foi surpreendida por dois homens de moto e ao perceber que era um assalto, saiu correndo e gritando e assim afastou os ladrões.
“Estamos cada vez mais vulneráveis e sempre a gente fica com medo até de sair de uma aula para a outra. Temos medo de andar pela Uefs, justamente por conta dos assaltos. Tentaram me assaltar uma vez, mas no desespero eu saí correndo e gritando e eles fugiram”, relatou.

Morador do conjunto Feira VI há dois anos e também aluno do curso engenharia civil da Uefs, Eduardo Fernando do Prado ratificou o que foi dito pelos demais alunos e segundo ele, a situação de insegurança afeta os moradores do bairro em geral. Ele disse que mudou inclusive de rua para tentar ficar mais protegido, mas nada adiantou. Um vizinho seu foi assaltado na mesma rua por duas vezes em um intervalo de poucos dias.

A Rua O

O estudante afirmou que fica difícil andar pela Uefs, pelo Feira VI até para realizar qualquer serviço ou atividade diária. Ele observou também que a Rua O, que fica na lateral da universidade, por ser uma rua extensa e mal iluminada, é um dos pontos onde os bandidos mais atuam.
“A sensação de insegurança fica em todos os alunos e nos moradores em geral. Deveria haver uma conversa com os representantes do diretório central da Uefs e os alunos para ver uma forma de melhorar isso. Na Rua O, por exemplo, ocorrem muitos assaltos. É uma rua que não tem muita saída e também apresenta uma iluminação muito precária”, pontuou.
A instituição busca melhorias
O reitor da Uefs Evandro Nascimento, disse em entrevista ao Acorda Cidade que a instituição está atenta ao problema da falta de segurança, está buscando melhorias e será elaborado um plano de segurança.
Segundo ele, a iluminação do campus é um elemento fundamental de segurança, assim como a necessidade de instalação de equipamentos de vigilância eletrônica. O reitor destacou ainda, que nos casos de assaltos é muito importante que os alunos registrem boletins de ocorrência até para ajudar no trabalho da polícia de investigação e prisão dos bandidos.
“Vamos tentar prospectar equipamentos para a vigilância eletrônica e estrutura de prédios que resultem em segurança. Vamos criar uma comissão para elaborar o plano de segurança e com isso nós esperamos dentro de alguns meses ter uma resposta para essa situação”, completou.

Policiamento
A segurança no conjunto Feira VI é de responsabilidade da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar (65ª CIPM). O comandante da unidade, Major Lobão garantiu que vai melhorar o policiamento e atribuiu os assaltos ao tráfico de drogas.

De acordo com ele, o crime em Feira de Santana cresceu de forma generalizada e os assaltos estão ligados a esta questão, pois muitos jovens que estão nas drogas precisam de dinheiro para financiar o vício. O major disse também que a polícia tem dificuldades para combater esse tipo de crime, pois muitos bandidos que são presos acabam sendo soltos rapidamente. Ele destacou que os assaltos na região do conjunto Feira VI e da Uefs são praticados por homens de moto, geralmente moradores de bairros como Campo Limpo, Mangabeira e Asa Branca.

“O crime está se espalhando por Feira de Santana toda em decorrência do tráfico de drogas. A maioria dos assaltos é praticada por homens em motocicletas e são da Mangabeira, Campo limpo Asa branca. Nossa maior dificuldade é que prendemos e em seguida eles são soltos . Estamos intensificando o policiamento. O pelotão GETO duas rodas vai atuar no Feira VI das 7h às 8h, das 11h às 13 horas e das 18h às 19 h que é o fluxo é maior”, finalizou.

Fonte:Site Acorda Cidade /Feira de Santana /reprodução
Fotos:Acorda cidade/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário