• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 16 de julho de 2016

Após liberação da justiça, pesquisa aponta favoritismo de Luizinho Sobral em Irecê

Foto: Divulgação

O prefeito Luizinho Sobral (PTN) seria reeleito em Irecê na opinião de 74,8% dos eleitores, segundo aponta a pesquisa Bahia Notícias/ Babesp. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 8 de julho, questionou quem seria o prefeito de Irecê após as eleições de outubro. Na mesa pesquisa, apenas 5,2% apontariam Elmo como vencedor, enquanto Pascoal seria aposta de 1,4% e Dorinha de 0,2%

 Quando a pesquisa apresentava o nome dos potenciais candidatos, Luizinho lidera com 66% dos votos, seguido por Elmo, com 7,8%, Pascoal, com 4,6% e Dorinha, com 1%. Votariam nulo ou não saberiam responder 20,6% dos pesquisados. 

O levantamento verificou ainda o índice de rejeição dos candidatos. Dorinha não seria opção para 32,4%, Pascoal para 12,3%, Elmo para 11,3% e Luizinho para 8,9%.  Registrada sob número 09065/2016, a pesquisa ouviu 500 pessoas e aponta margem de erro de 5% para mais ou para menos. A pesquisa chegou a ser questionada na Justiça pelo PTB,  por meio de liminar, o juiz Gustavo Teles Veras Nunes, da 95ª Zona Eleitoral, suspendeu a liminar que anteriormente proibia a divulgação do levantamento.

fonte:Bahianotícias c/adaptações

Brasil: "Pacientes imaginam doenças", diz ministro da Saúde

                                           foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados/reprodução         
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse na sexta-feira (15) que a maioria dos pacientes que procuram atendimento em unidades de atenção básica da rede pública apenas "imagina" estar doente, mas não está. De acordo com o ministro, é "cultura do brasileiro" só achar que foi bem atendido quando passa por exames ou recebe prescrição de medicamentos, e esse suposto "hábito" estaria levando a gastos desnecessários no SUS (Sistema Único de Saúde). Entidades médicas criticaram a fala de Barros.
"A maioria das pessoas chega ao posto de saúde ou ao atendimento primário com efeitos psicossomáticos. Por que 50% dos exames laboratoriais não são retirados pelos interessados? Por que 80% dão resultado normal? Porque foram pedidos sem necessidade", disse o ministro, na manhã de ontem, em evento na sede da AMB (Associação Médica Brasileira), em São Paulo.
Barros disse que a população costuma associar uma boa consulta à solicitação de exames e defendeu que os médicos ajudem a mudar esse pensamento. "Se (o paciente) não sair ou com receita ou com pedido de exame, ele acha que não foi 'consultado'. Isso é uma cultura do povo, mas acho que todos nós temos de ajudar a mudar, porque isso não é compatível com os recursos que temos", declarou. "Não temos dinheiro para ficar fazendo exames e dando medicamentos que não são necessários só para satisfazer as pessoas, para elas acharem que saíram bem atendidas do postinho de saúde."
O ministro defendeu que os médicos façam uma investigação mais criteriosa do paciente, antes de solicitar exames ou prescrever remédios. "O médico tem de apalpar o cliente, fazer anamnese, tem de conversar com a pessoa", afirmou.

Críticas

Representantes de entidades médicas discordaram da afirmação de Barros de que a maioria da população procura postos de saúde sem estar, de fato, doente. "De maneira geral, qualquer unidade de saúde terá 70% dos exames com resultado normal. Isso acontece porque o paciente não é bem examinado, não é bem interrogado, e são solicitados os exames errados. Ou então, na rede pública, o exame demora tanto para ficar pronto que, até lá, o paciente já sarou e não vai retirar o resultado", diz Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Ele afirma que a solicitação de exames desnecessários está relacionada a falhas na formação ou na postura do médico. "O paciente não tem culpa nisso. A maioria tem queixa real, que não é devidamente valorizada pelo médico", afirmou.
Presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso afirmou que o paciente nem tem o poder de escolher se quer fazer exames ou tomar remédios e é preciso avaliar melhor os dados informados pelo ministro antes de qualquer conclusão. "O julgamento do que o doente precisa é médico. Às vezes está lá que o doente não foi pegar (o resultado do exame), mas o doente ou o médico viram na internet. Precisamos saber quais lugares têm essa população de pacientes atendidos com exames normais ou que não foram buscá-lo. Porque, senão, fica algo jogado no ar." As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Outro lado

Em nota, o Ministério da Saúde contestou a reportagem. Leia abaixo a íntegra da nota:
"O Ministério da Saúde afirma que está equivocado o título da matéria "Para ministro, pacientes 'imaginam' doença", do jornal Estado de S. Paulo (16/07/2016)
Pelo contrário, informou que uma parcela dos pacientes vai ao posto de saúde, com doenças psicossomáticas. A palavra psicossomática está ligada a uma série de sintomas de diferentes contextos do paciente.
Tratam-se de agravos descritos, por exemplo, na Classificação Internacional de Doenças (CID). Há um erro do jornal, portanto, de classificar esse agravo como "imaginação". A expressão não foi utilizada pelo ministro. O Ministério da Saúde considera essa interpretação um desrespeito com a queixa do paciente, que deve ser acolhido corretamente pelo sistema de saúde.
Para esses e outros agravos, em reunião com entidades médicas nesta sexta-feira (15), o ministro Ricardo Barros defendeu uma atenção básica mais acolhedora e resolutiva. Assim, é necessário que os profissionais médicos façam exame físico (tocar o paciente), façam anamnese (entrevistar o paciente) e conversem com quem está sendo atendido.
Ainda, o ministro relatou que estudos preliminares indicam que até 50% dos exames laboratoriais não são retirados na rede pública e 80% dão resultado normal. Durante a reunião, o ministro solicitou ao representante dos laboratórios de análises clínicas que estava presente a confirmação desses números sobre os exames laboratoriais, e uma análise de seus fatores e desperdícios."
fonte:Estadão/uol

Ex- jogador Edilson é preso em Brasília

foto:reprodução
O ex-jogador baiano Edilson Silva Ferreira, o capetinha, foi preso neste sábado (16) por não pagar uma dívida de R$ 430 mil referente a pensão alimentícia. Ele foi detido no Aeroporto Internacional JK, em Brasília, por policiais civis e encaminhado para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada do Distrito Federal.
Em nota, a Polícia Civil informou ao G1 que não há ninguém para comentar o caso e que o processo corre em segredo de justiça. Os advogados do ex-jogador não foram localizados pelo CORREIO.Essa não é a primeira vez que Edilson é preso por conta de dívidas de pensão alimentícia. Em 2014, o ex-jogador também foi preso em cumprimento de dois mandados expedidos pela Justiça do Distrito Federal. Na época, a prisão foi feita enquanto Edilson passava pela avenida Anita Garibaldi, em Salvador, e levado para sede da Polinter, no Complexo dos Barris.

Fonte:Correio

Rio 2016: Câmera Federal vai funcionar somente 2 dias durante as olímpiadas

Novo presidente diz que Câmara funcionará dois dias por semana durante Olimpíadas
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/reprodução
O presidente da Câmara eleito na última quinta-feira (14), Rodrigo Maia (DEM), afirmou que a Casa vai funcionar dois dias por semana durante os Jogos Olímpicos, que acontecem entre 5 e 21 de agosto. As sessões servirão para agilizar votações consideradas fundamentais. "Vamos organizar com os líderes para trabalhar dois dias na semana, com trabalho intenso, para que a gente possa trabalhar segunda e terça e liberar os deputados a partir de quarta-feira", afirmou Maia durante encontro estadual do Democratas no Rio de Janeiro. 

Já a partir da próxima segunda-feira (18), a Câmara entra em "recesso branco" e só retoma as atividades no dia 31 de julho. Maia destacou que além dos Jogos Olímpicos, as eleições municipais deste ano devem impedir a votação de muitas matérias. "Temos que votar a renegociação da dívida, votando o projeto do Pré-sal, avançando no início do debate da reforma da Previdência. O principal são os projetos de combate à corrupção, melhoria do sistema de controle do Estado e a reforma política", elencou.  Informações do BN.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Nomeações: Temer ordena devassa após o impeachment

                             










O presidente Michel Temer ordenou que sua equipe realize uma revisão de todos os atos 
que Dilma tomou nas últimas semanas de governo. A ideia é passar pente fino em tudo
que envolve orçamento, nomeações e contratos. Desde maio, os assessores mais
próximos de Temer avaliam a “ocupação” do governo por aliados do PT, mas a intenção 
é apenas fazer mudanças mais profundas e permanentes após a aprovação do processo
de impeachment no Senado Federal. 
  •  
  •  

    A expectativa do governo é de que o impeachment seja aprovado ainda em agosto, poucos 
    dias após o fim do recesso parlamentar. 
  •  
  •  

    Aliados de Temer no Congresso reclamam do travamento de cargos e nomeações na 
    estrutura federal. Querem a liberação das boquinhas.
      Temer quer a Casa Civil encarregada apenas de governança e gestão. A articulação política
          está com o ministro de Governo Geddel V. Lima.

        fonte:DiáriodoPoder
        foto:reprodução
    •  
    •  
    •  

    Juazeiro: Misael Neto é o novo superintendente da Codevasf

    Ex-deputado é nomeado para Superintendência da Codevasf em Juazeiro
    Foto: Blog do Geraldo José/reprodução
    O ex-deputado estadual Misael Aguilar Neto foi nomeado, nesta sexta-feira (15), para a 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento Dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro. 

    O novo superintendente foi uma indicação do deputado federal Elmar Nascimento (DEM), como parte das indicações para cargos federal distribuídos pelo presidente interino Michel Temer (PMDB). Até o momento, já foram emplacadas nomeações de indicados pelos deputados Paulo Azi (DEM) para o Incra e Lúcio Vieira Lima (PMDB) para a Codeba.

    fonte:BN

    Golpe na Turquia: Presidente Erdogan diz que ação é de minoria


    O presidente turco,Tayyip Erdogan, fala a uma emissora de TV, por transmissão ao vivo via Facebook - 15/07/2016
    foto:reprodução
    O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que a ação militar foi organizada por uma “estrutura paralela”, expressão que ele usa para se referir ao clérigo muçulmano radicado nos Estados Unidos Fethullah Gülen, que o líder turco chama de terrorista. Em entrevista via aplicativo pelo celular à CNN turca, Erdogan afirmou que irá superar com uma resposta apropriada o que ele chamou de levante de uma minoria.
    O mandatário turco pediu à população que vá às ruas para opor-se ao levante. “Convoco a população turca a ocupar praças públicas e aeroportos. Nunca acreditei em um poder maior do que o poder do povo”, reportou o jornal britânicoThe Guardian.
    Por fim, Erdogan afirmou que está a caminho da capital Ancara, e que aqueles envolvidos no levante pagarão um alto preço pela ação.
    Tentativa de golpe – Na noite desta sexta-feira, uma ala do Exército da Turquia afirmou ter tomado o controle do governo do país. Uma declaração de um grupo militar transmitida pela emissora turca NTV informava que “o poder do país foi totalmente tomado”. “Para recuperar nossos direitos humanos, constitucionais e democráticos, estamos oficialmente assumindo o controle do país”, dizia a nota. O grupo mantém o antigo chefe do Estado-Maior como refém, segundo a agência de notícias ANSA.
    Por meio de um anúncio na emissora de TV turca TRT, os militares decretaram um toque de recolher em todo o país e declararam lei marcial, que restringe a liberdade dos civis. O anúncio prometia ainda uma nova constituição.
    Forças de segurança foram chamadas para “fazer o que for necessário”, disse o primeiro-ministro Binali Yildirim, que denunciou um golpe militar nesta sexta-feira. “Algumas pessoas empreenderam uma ação ilegal fora da linha de comando”, disse Yildirim em comentários transmitidos pela turca NTV, acrescentando que os responsáveis serão punidos. “O governo eleito pelo povo continua no comando. Este governo só vai partir quando as pessoas quiserem isso.”
    Ruas – Tanques de guerra bloquearam o tráfego em importantes pontes de Istambul e o aeroporto da cidade. Todos os voos foram cancelados. Caças sobrevoam a capital Ancara, onde trocas de tiros foram reportadas por testemunhas.
    Segundo relatos de uma testemunha à agência de notícias Reuters, um helicóptero militar abriu fogo em Ancara e o som de uma explosão foi ouvido na cidade.
    Histórico de golpes – Entre 1960 e 1997, os militares deram quatro golpes de Estado na Turquia, sendo que um dos governos foi deposto por suas tendências islâmicas. A relação de Erdogan, que chegou ao poder em 2003 como primeiro-ministro e foi eleito presidente em 2014, com o militares nunca foi amigável.
    Em uma década, o atual presidente prendeu 10% de todos os generais do Exército. Os perseguidos eram todos seculares e bem-sucedidos dentro da corporação.  Somente na Aeronáutica, cerca de 800 oficiais foram investigados pelo serviço secreto turco. Mais de 150 deles foram acusados de ser “moralmente impuros”. Os crimes em questão são adultério, jogatina e visitação de sites da internet como o Facebook.
    fonte:Veja

    França: Número de mortos ultrapassa os 80 em Nice

    A polícia atirou e matou o motorista, que dirigiu o caminhão enorme e pesado ao longo da famosa Promenade des Anglais.
    © Foto: Eric Gaillard/Reuters A polícia atirou e matou o motorista, que dirigiu o caminhão enorme e pesado ao longo da famosa Promenade des Anglais./reprodução
    Até o momento,  84 mortes e 18 feridos foram confirmadas no atentado na cidade de Nice, na Riviera Francesa. Um caminhão, dirigido por um tunisiano, se lançou contra uma multidão que assistia ao show de fogos de artifício no feriado nacional do Dia da Bastilha.
    A polícia atirou e matou o motorista, que dirigiu o caminhão enorme e pesado ao longo da famosa Promenade des Anglais, atingindo os espectadores no final da noite, disse a autoridade regional Sebastien Humbert à rádio France Info.
    O autor do ataque, identificado por fontes da polícia francesa como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, tunisiano de 31 anos, não era conhecido das autoridades tunisianas por manter visões radicais ou islâmicas, disseram as fontes.
    Ele abriu fogo antes de policiais atirarem e matá-lo.
    Bouhlel era casado e tinha três filhos, disseram. As fontes não disseram quando ele residiu na Tunísia pela última vez.
    O presidente da França, François Hollande, disse que cerca de 50 pessoas ainda estão lutando por suas vidas após o ataque.
    "Cerca de 50 pessoas estão em urgência absoluta, entre a vida e a morte", disse Hollande após visitar as vítimas em um hospital na cidade da Riviera Francesa. Hollande acrescentou que há estrangeiros e crianças entre as vítimas e alertou que a luta contra grupos extremistas deve ser longa, porque ainda tentam atacar os valores ocidentais.
    O chefe do governo local Christian Estrosi à BFM TV que armas e granadas falsas foram encontradas dentro do caminhão depois que o autor do ataque foi morto.
    "É uma cena de horror", declarou o membro local do Parlamento Eric Ciotti à France Info, dizendo que o caminhão acelerou ao longo do calçadão diante do Mediterrâneo, "derrubando centenas de pessoas".
    Moradores da cidade mediterrânea perto da fronteira italiana foram aconselhados a ficar em casa. Não havia nenhum sinal de qualquer outro ataque.
    Uma mulher contou à France Info que ela e os outros fugiram, aterrorizados: "O caminhão veio em ziguezague ao longo da rua. Corremos para um hotel e nos escondemos no banheiro com muita gente."
    Oito meses atrás, em 13 de novembro, militantes do Estado Islâmico mataram 130 pessoas, no mais sangrento em uma série de ataques na França e na Bélgica, nos últimos dois anos. No último domingo, a França suspirou aliviada quando o torneio de futebol Euro 2016 terminou sem ataque.
    A polícia negou rumores na mídia social de uma posterior tomada de reféns. Ataques com veículos têm sido usados ​​por membros isolados de grupos militantes nos últimos anos, particularmente em Israel, assim como na Europa, embora nunca com efeito tão devastador.
    A cidade de Nice, com uma população de cerca de 350.000 e situada no departamento francês dos Alpes Marítimos, tem visto alguns de seus moradores muçulmanos viajar para a Síria para lutar, um caminho percorrido por agressores anteriores do Estado Islâmico na Europa.
    O presidente François Hollande disse em um pronunciamento antes do amanhecer que está convocando reservistas militares e policiais para dar descanso às forças já sobrecarregadas pela aplicação do estado de emergência iniciado em novembro, depois que atiradores e homens-bomba do Estado Islâmico atacaram diferentes locais em Paris em uma sexta-feira à noite, matando 130 pessoas.
    Poucas horas antes, Hollande havia anunciado que o estado de emergência seria encerrado até o final de julho. Após o ataque, ele decidiu prorrogá-lo por mais três meses. "A França está triste por esta nova tragédia", disse o presidente. "Não há como negar a natureza terrorista deste ataque".
    fonte:MSN 

    Terceirizadas da SEC: "Espero acabar com esse inferno que encontrei" diz Walter Pinheiro

                                                               foto:reprodução/BN
    O secretário de Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, se reuniu na manhã desta sexta-feira (15) com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Balazeiros, na sede do MPT, para viabilizar os depósitos nas contas dos prestadores de serviços terceirizados cujas empresas não pagaram em dia. O fato causou revolta na classe, além de diversas paralisações com adesão de professores e estudantes.

    Em coletiva de imprensa após a reunião, Pinheiro comentou o imbróglio: “Os contratos foram feitos sem obedecer a lei anticalote. Os novos contratos já estarão sob regime da lei anticalote. Hoje o que fizemos aqui foi superar as pendências. O Estado estava com dinheiro pra pagar, mas a gente estava encontrando incongruências, problemas do ponto de vista cadastral das empresas, certidões, uma série de coisas”.
    Pinheiro falou da importância da participação do Ministério Público do Trabalho para a resolução do problema e garantiu o depósito ainda hoje na conta dos terceirizados: “Buscamos mediação do MPT, estivemos aqui outras vezes. Além do MPT, tivemos a participação da Procuradoria-Geral do Estado para fazermos esse TAC. Estaremos providenciando o depósito para que até às 16h os recursos possam chegar diretamente na conta dos trabalhadores”.
    Em diversos momentos, Pinheiro deixou implícito que toda a confusão encontrada na pasta não é sua culpa, e sim de seu antecessor Osvaldo Barreto: “Hoje à tarde vamos assinar contratos com as novas regras, através de cessão. O Estado deposita o dinheiro no Banco do Brasil e só sai de lá se for para a conta dos trabalhadores. Espero com isso acabar com esse inferno que encontrei e que, portanto, em menos de 30 dias demos uma solução para algo que se arrastava nos últimos seis anos”.

    Questionado pela reportagem do Bocão News sobre outras demandas cobradas pelos estudantes, a exemplo da qualidade da merenda escolar, Pinheiro ressaltou: “estamos negociando todas essas questões. Vamos fazer uma verdadeira intervenção em todas as áreas, merenda, prédios, internet, manutenção e o mais importante a presença de professores em sala de aula. Sei que a mobilização é justa, mas peço esse voto de confiança aos estudantes, professores e terceirizados”.
    Por fim, o secretário afirmou que as rodadas de negociações continuam: “semana que vem temos outra rodada de mediações com mais duas empresas para solucionar problemas dos contratos do passado. Espero que daqui até dezembro a gente consiga corrigir esse processo que não foi patrocinado por mim”, disse, salientando que sua gestão à frente da pasta começou no dia 7 de junho.
    Fonte:BN/Colaborou o repórter Rafael Albuquerque

    Salvador: 12ª edição Combate das Marcas movimenta economia

    Combate das Marcas começa hoje com descontos de até R$ 10 mil e taxa zero (Foto: Arquivo CORREIO)
    foto:reproduçao
    Descontos de  até R$ 10 mil, taxa zero, facilidade de financiamento e carros a partir de R$ 26 mil. Começa hoje a 12ª edição do Combate das Marcas, que vai ofertar mais de quatro mil veículos novos e tem a expectativa de movimentar R$ 32 milhões em vendas.
    O feirão acontece até domingo, no estacionamento externo do Shopping Bela Vista (próximo à pista de kart). Ontem, os organizadores do feirão estiveram na sede da Rede Bahia para fechar mais uma parceria para potencializar os resultados do evento.
    “Temos uma relação muito feliz com a Fenabrave porque eles conseguem compatibilizar para o público a oferta de produtos com boas vantagens financeiras. Nesses momentos de restrição econômica, as pessoas que desejam comprar um veículo novo querem fazer essa transação com segurança e nas melhores condições, e no feirão isso é oferecido”, disse o diretor-executivo da Rede Bahia, João Gomes.
    Já Raimundo Valeriano, presidente local da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave-BA), afirmou que o diferencial do feirão é colocar o consumidor em primeiro lugar.
    “O evento é um combate pelo consumidor, então é ele quem sai ganhando. Como estão todas as marcas no mesmo local, o cliente pode pesquisar e deixar que as revendedoras briguem por ele  para fechar negócio. É isso que faz do evento um sucesso”.
    Serviço:

    O que  12ª edição do Combate das Marcas (feirão de automóveis)
    Onde   Estacionamento do Shopping Bela Vista (área externa ao lado da pista de kart)
    Quando   De  hoje a domingo (17/7)
    Horários   Hoje e amanhã, das 9h às 19h; domingo, de 9h às 17h
    Entrada    Gratuita

    fonte:Correio c/ adaptações

    quinta-feira, 14 de julho de 2016

    Feira: Colbert Martins será o vice na chapa da reeleição de José Ronaldo

    O nome do suplente de deputado, Colbert Martins da Silva Filho (PMDB), foi confirmado para vice-prefeito de Feira de Santana na chapa do atual prefeito José Ronaldo, que confirmou sua candidatura para reeleição em outubro deste ano. O pré-lançamento da candidatura foi realizado na manhã desta quinta-feira (14) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
    O prefeito José Ronaldo de Carvalho agradeceu ao atual vice-prefeito, Luciano Ribeiro (PMDB), e falou sobre a manutenção da coligação com o partido, que indicou o nome de Colbert Martins para vice-prefeito de Feira de Santana nas eleições deste ano.

    De acordo com Colbert Martins, o PMDB discutiu durante a semana passada e também esta semana a manutenção da coligação. Segundo ele, já era uma definição que o PMDB teria uma candidatura a vice-prefeitura mais uma vez, porém foi pensado em uma renovação.
    “Discutimos a importância da renovação e definimos as condições e parâmetros, que serão novos, para o PMDB voltar a participar nesse momento desta eleição. Nossa participação será maior e nós vamos ampliar nosso tipo de ação partidária”, disse.
    Colbert disse que na política nada é imposto e as coisas acontecem com naturalidade. Segundo ele, o PMDB oferece uma coisa que é importante, que é o segundo maior tempo de televisão, e não está exigindo nada. O suplente de deputado disse ainda que o grande objetivo é o desenvolvimento de Feira de Santana após a vitória da chapa no dia 2 de outubro. Ele falou ainda sobre a possibilidade de ele assumir a prefeitura nos últimos dois anos de gestão, caso o prefeito José Ronaldo seja candidato e se eleja a outro cargo nas eleições de 2018.

    No dia 25 de julho será realizada a convenção da chapa, onde será lançada oficialmente a candidatura de José Ronaldo a reeleição. O evento será no espaço de eventos Ária Hall, na Avenida Presidente Dutra, às 18hs.
    As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade c/adaptações
    fotos:Acorda cidade

    Confira concursos abertos com vagas para a Bahia


    Confira no  link abaixo, os concurso abertos no país, e há vagas para o Estado da Bahia.



    fonte:Correio