• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de agosto de 2016

Brasil:Estudante desenvolve projeto para ajudar quem tem intolerância à lactose


leite
Cápsulas desenvolvidas por Maria Vitória tornam leite bom para consumo dos intolerantes à lactose/Arquivo/ABr








Pensando em facilitar a vida de milhares de pessoas que têm intolerância à lactose, substância presente no leite e derivados, a estudante Maria Vitória Valoto, de 16 anos, desenvolveu cápsulas reutilizáveis que tornam o produto bom para aqueles para os quais o consumo é contraindicado. Com o projeto, Maria Vitória  tornou-se, aos 16 anos, uma das 16 finalistas da Google Science Fair 2016, que teve inscritos de todo o mundo
Aluna do ensino médio na cidade paranaense de Londrina. ela será a primeira estudante brasileira a participar da cerimônia entrega de prêmios aos vencedores da competição, que busca ideias para tornar o mundo melhor por meio da ciência e engenharia.
A cápsula desenvolvida por Maria Vitória tem a enzima lactase, responsável pela “quebra” da lactose. As cápsulas devem ser colocadas em um recipiente com leite e, de quatro a cinco horas depois, o leite está próprio para o consumo de quem tem intolerância à lactose.
O interesse da estudante pela ciência foi estimulado pela escola, que tem iniciação científica como disciplina. A sugestão para a pesquisa veio da Universidade Norte do Paraná (Unopar), e Maria Vitória não teve dúvidas em trabalhar com o tema da intolerância à lactose, problema que acompanha de perto com o pai. Durante seis meses, ela trabalhou no projeto até chegar ao resultado.
“Quando comecei a desenvolver o projeto científico queria algo que tivesse impacto social legal, que fizesse a diferença. Eu via meu pai dentro de casa e fui pesquisar quantas pessoas têm intolerância. Vi que o problema existe na casa de milhares de pessoas e que eu poderia ajudar a muita gente”, conta a estudante do 2° ano do ensino médio do Colégio Interativa.
Segundo Maria Vitória, a ideia é inovadora, porque atualmente existem poucos medicamentos para uso direito no leite e, ao ter a possibilidade de reutilizar a cápsula, o custo fica menor.
Maria Vitória disse que, com o auxílio de professores, continua trabalhando no aperfeiçoamento da pesquisa. Para a estudante, a experiência tem trazido amadurecimento e a ajudou a definir o futuro profissional.
“Com o projeto, amadureci bastante, não tinha noção do que queria fazer na faculdade e agora tenho noção de que quero trabalhar na área da saúde, quero fazer farmácia. E aprendi a lidar com frustrações – isso a gente aprende com a iniciação científica”, afirmou.
Para a estudante, seria ótimo que o incentivo à iniciação científica nas escolas fosse comum em todo o país. “É muito bom ver o brilho nos olhos dos jovens querendo fazer a diferença. Seria um incentivo para fazer um Brasil melhor.”
A final do Google Science está marcada para setembro, nos Estados Unidos. Maria Vitória concorre com estudantes dos Estados Unidos, da África do Sul, da Índia, de Singapura, da Zâmbia, da Malásia, de Bangladesh e da Arábia Saudita. Entre os finalistas, há projetos de combate à seca, detecção de câncer e desenvolvimento da memória com uso de logarítimos.
fonte:Ag. Brasil/istoé

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Bahia: Mãe e filha estão entre as vítimas de ataque a posto em Barreiras














fotos: Blog Sigi Vilares-reprodução
Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas durante uma execução ocorrida na manhã desta sexta-feira (12) na lanchonete do posto de gasolina.
Conforme informações obtidas pela equipe de reportagem do Blog Sigi Vilares, um grupo de pelo menos quatro pessoas da mesma família, estavam sentadas em frente à loja de conveniência do posto, aguardando o horário de partida do ônibus, com destino a São Paulo. O grupo é da cidade de Baianópolis e seguiriam com destino a capital paulista. Próximo da família estava um rapaz, identificado como, Lucas da Silva Souza, de 31 anos.
e combustível Sanave, localizado as margens da BR-242, na cidade de Barreiras.
Tudo transcorria normalmente até a chegada de quatro homens, encapuzados que desceram de uma caminhonete Frontier e foram em direção à Lucas. Os criminosos efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção à vítima que ferido saiu correndo para o interior da loja de conveniência caindo logo depois da entrada. Lucas foi executado no local com vários disparos de arma de fogo.


Durante ação criminosa três mulheres e uma criança foram baleadas. As vítimas foram identificadas como Janete Nunes da Mata, de 45 anos, mãe de Rafaela Nunes Mourão de 19, ambas morreram no local. Samantha de 21 anos e Giovanna Nunes Simões de Almeida, de 10 anos, foram socorridas por populares.
 Janete é mãe de Samantha e Giovanna feridas no local. As vítimas foram encaminhadas em estado grave para o Hospital do Oeste. Ambas já passam por cirurgia. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e prestou atendimento a uma passageira do ônibus e a dona da loja de conveniência que ficaram feridas.
fonte: Blg sigi vilares-reprodução

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Lava Jato:"Delação da Odebrecht sem pegar Judiciário não é delação", diz Eliana Calmon

A ex-ministra aposentada do Tribunal Superior de Justiça (STJ) e ex-corregedora do CNJ, a baiana Eliana Calmon acompanha com atenção as notícias relacionadas às delações premiadas de executivos da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.
Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a magistrada baiana está interessada especialmente em saber o que aparecerá sobre integrantes do Judiciário. Embora pessoas envolvidas na negociação da delação afirmem que até agora a Odebrecht não entregou nenhum juiz, desembargador ou ministro de tribunal superior, Eliana avalia ser "impossível" fechar uma delação da maior empreiteira do país que não mencione integrantes do Judiciário.
"Delação da Odebrecht sem pegar Judiciário não é delação. É impossível levar a sério essa delação caso não mencione um magistrado sequer", disse a ex-ministra, que ficou famosa quando esteve à frente da Corregedoria do CNJ e declarou guerra à corrupção e chegou a dizer que no Judiciário existe bandido de toga.

Fonte:Redação Bocão News
imagem:google

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Educação: Ufba reivindica revisão no corte de bolsas do CNPq










Após o anúncio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de cortes de 20% no sistema de bolsas para iniciação científica (IC), a reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), divulgou uma carta aberta ao presidente do CNPq, solicitando uma reconsideração dos cortes. As reduções iniciaram este mês e representaram uma perda de cem bolsas de IC para a Ufba. 
No documento, a universidade alega que os cortes trazem sérios transtornos aos bolsistas, que já foram selecionados e contam com este auxílio financeiro. "A possibilidade de um retrocesso nesta seleção colocaria em risco a confiança mútua que move a comunidade universitária no trabalho de Iniciação Científica", afirma a carta. Além disso, a Ufba destaca que os cortes ameaçam as políticas de expansão e inclusão, afetando a qualidade da educação fornecida pela instituição.
De acordo com o CNPq, os cortes foram aplicados em todas as universidades federais do país, e há perspectiva de haver mais reduções no ano que vem. Sobre o pedido de reconsideração, as possibilidade de ser atendido não são grandes, visto que os cortes de bolsas não foram exclusivas para a Ufba. Informações do Correio da Bahia.
Imagem:google

Dilma vai divulgar carta à Nação denunciando o boicote que sofreu do Congresso


Foto:Roberto Filho/PR/reproduçao

Agora ré no processo de impeachment, a presidente afastada Dilma Rousseff decidiu radicalizar os termos da carta que pretende divulgar à Nação antes da votação definitiva sobre o seu afastamento, marcada para o final deste mês no Senado. Vai usar o termo “golpe” e denunciar o boicote que sofreu dos deputados e senadores, principalmente do PMDB, e do presidente interino Michel Temer quando ainda era chefe do poder Executivo.
Na versão inicial da carta, apresentada a alguns aliados no último domingo (7), Dilma tinha retirado o termo “golpe” e tentar conquistar os seis votos de que precisa para tentar formar um grupo com 28 aliados e, consequentemente, barrar o impeachment. Mas, após a manifestação de alguns senadores em discursos durante a penúltima votação do processo, concluída na madrugada desta quarta-feira (10), Dilma decidiu recolocar o termo que tem utilizado em entrevistas a jornais estrangeiros e durante as manifestações de que participou em apoio ao seu governo.
O discurso que fez Dilma radicalizar nos termos da carta foi o do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), seu ex-aliado e ex-ministro da Educação no primeiro governo do ex-presidente Lula. Segundo aliados da presidente afastada, Dilma ficou irritada principalmente com os termos utilizados por Cristovam, que acusou o governo petista de trair a própria inteligência.
O texto final da manifestação da petista vai ser submetido a uma comissão formada por cinco senadores de vários partidos, todos eles contrários ao impeachment. Dilma convocou para a empreitada os senadores José Pimentel (CE), Acir Gurgaz (PDT-RO), Roberto Requião (PMDB- PR), Armando Monteiro (PTB-PE) e Kátia Abreu (PMDB-TO) – estes dois últimos nomes, respectivamente, seus ex-ministros do Desenvolvimento e da Agricultura. Esse grupo votou contra o impeachment e vai se encontrar com a presidente afastada, na tarde desta quarta-feira (10), no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República ainda ocupada pela petista.
A reunião da comissão de senadores para a análise do texto que Dilma pretende divulgar à Nação estava marcada para a manhã desta quarta-feira (10). Mas o atraso na primeira votação que a transformou em ré no processo de impeachment fez com que ela atendesse ao pedido dos parlamentares, que adentraram a madrugada em sua defesa, e remarcasse o encontro para o período da tarde. No final da manhã os senadores de PT, PCdoB, PDT e Rede estarão com Dilma no Alvorada.

Fonte:Congresso em foco/reprodução

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Bahia: OAB ameaça romper com BB caso problemas de alvarás não sejam resolvidos

Viana ameaça romper com Banco do Brasil caso problemas de alvarás não sejam resolvidos
Foto: Angelino de Jesus/ OAB-BA/reprodução
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Luiz Viana, afirmou na manhã de segunda-feira(8), durante um debate com advogados no Fórum Regional do Imbuí, que a Ordem pode encerrar a conta corrente que mantém no Banco do Brasil, caso o problema dos alvarás judiciais não sejam resolvidos. Na última semana, o Bahia Notícias noticiou que a seccional ingressou com uma ação civil contra o banco na Justiça Federal para que dê celeridade no pagamento dos alvarás judiciais (clique aqui e leia). Atualmente, os advogados reclamam que levam, em média, sete dias para receber o crédito de uma decisão judicial, por conta da descentralização do pagamento. 

Segundo Viana, o juízo da 5ª Vara Federal em Salvador, que analisa o caso, intimou o banco e o Ministério Público Federal (MPF) para que se pronunciem antes de expedir uma liminar. “O Banco do Brasil não cumpre a regra das 48h. O Banco do Brasil tem um convênio com o Tribunal de Justiça e deveria pagar, pelo convênio, em 48h. o que nós estamos dizendo é que, sequer, nós estamos submetidos a essas 48h, porque é ordem de pagamento à vista de juiz. Imagina se eu chego lá com um cheque e o Banco do Brasil diz: 'eu não vou pagar seu cheque hoje não, vou pagar daqui há 15 dias, e isso vai e quebra o sistema, e como o sistema é estruturante em um país capitalista como o nosso, não se pode quebrar o sistema, mas pode quebrar os advogados. É uma hipocrisia gigantesca e generalizada", afirmou. Viana ainda disse que o caso é “muito sério” e que achava que responderia “‘implantamos um novo sistema, está em São Paulo, está demorando muito’, mas não, disse que está cumprindo o prazo de 48h". Informações do BN c/adaptações.

Em Curitiba: "Norte e Nordeste não sabem da Lava Jato", diz Susana Vieira

A atriz Susana Vieira participou nesta segunda-feira (8) de um ato em Curitiba em defesa do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, que um esquema de corrupção na Petrobras. Ela integrou uma comitiva de artistas que foram à cidade visitar o magistrado e procuradores federais.
 
Ao jornal Gazeta do Povo, a responsável por inesquecíveis personagens da dramaturgia brasileira afirmou que uma parte do Brasil ignora as investigações. "Eu acho que as pessoas do Norte e Nordeste não têm conhecimento do que está sendo feito aqui [em Curitiba]. Tem que espalhar isso [Lava Jato] para o Brasil", disparou.
 Ainda na oportunidade, ela fez elogiou Curitiba. "Uma das capitais mais adiantadas do Brasil em civilidade, educação, limpeza, educação das crianças".
 
A comitiva integrada por Susana contou também com Luana Piovani, Lucinha Lins, Victor Fasano, Jorge Pontual e o cantor Fagner.Informações do BocãoNews.
 

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Brasília: Jornalista registra B.O. contra Dep. Marco Feliciano por tentativa de estupro

foto: divulgação/reprodução

A jornalista Patrícia Lélis registrou boletim de ocorrência na noite do domingo(7) em Brasília, contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP), por tentativa de estupro, assédio sexual e agressão. O B.O. foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e confirmado pela Polícia Civil. A jovem de 22 anos permaneceu no local por cerca de três horas, das 19 às 22 horas. Patrícia também deve prestar outro depoimento até a terça-feira à subprocuradora-geral da República, Déborah Duprat.
A ocorrência diz que o suposto crime aconteceu na manhã do dia 15 de junho, no apartamento funcional do parlamentar. Patrícia já havia registrado um outro boletim de ocorrência há três dias em São Paulo contra o chefe de gabinete do político, Talma Bauer, que foi detido na última sexta-feira por suspeita de manter a jovem em cárcere privado e obrigá-la a publicar vídeos negando as acusações. Ele foi liberado no mesmo dia.
Procurado, Feliciano não foi encontrado pela reportagem. Há dois dias, o ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara usou as suas redes sociais para se defender. No vídeo, em que aparece ao lado da esposa, Feliciano afirmou ser alvo de ataques à sua moral, prometeu apresentar provas de sua inocência e defendeu que Patrícia seja responsabilizada por falsa comunicação de crime.
Militante do PSC Jovem, Patrícia também acusou o partido de omissão e de "passar a mão na cabeça de Feliciano". Em texto publicado no Facebook, neste domingo, ela disse que a sigla "sempre soube" da denúncia dos crimes, mas que pediu para que ela "ficasse calada". A legenda anunciou no domingo que vai criar uma comissão interna para analisar o caso. 

fonte:DIáriodoPoder

Salvador: Câmera aprova projeto que regulamenta profissão de mototaxistas


Em meio a uma sessão tumultuada, o projeto que versa sobre a regulamentação da profissão de mototaxistas em Salvador foi aprovado nesta segunda-feira (14). Apesar de críticas da oposição, que defendia que o debate fosse mais prolongado, a bancada governista, maioria na Casa, garantiu a aprovação. Representantes da categoria estiveram durante toda a sessão gritando palavras de ordem e rechaçando as falas dos oposicionistas. “Queremos trabalhar” foi uma das frases mais repetidas. 
 
De acordo com o autor do projeto de lei de 2013, que já tratava sobre ao assunto, mas que ficou trancado na Comissão de Constituição de Justiça sob argumento de vício de inciativa, vereador Claudio Tinoco (DEM), a proposição não será um “cheque em branco” como argumentou a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) e também o petista Arnando Lessa (PT).
 
“O executivo enviou o projeto que seguirá o parâmetro da lei nacional que já trata do assunto. Também resoluções do Contran. Não é algo solto. Nada de diferente como as demais regulamentações, como os de taxistas. A prefeitura também vai se articular no sentido de espalhar na cidade pontos oficiais de paradas, por exemplo”, contou ao Bocão News.
 
A secretaria de Mobilidade Urbana, como já conduz todos os assuntos referentes ao trânsito, será a responsável pela execução do processo de regulamentação. Após a sanção do prefeito ACM Neto (DEM), os moto taxistas terão uma série de exigências para se adequaram a legalidade, como padronização e tempo mínimo de habilitação para poder trabalhar na função pelas ruas de Salvador.

Fonte:Texto e foto Bocão News/reprodução

Governo Temer:Aumento de gastos preocupa mercado financeiro

Aumento de gastos da gestão interina de Temer começa a preocupar mercado financeiro
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil/reprodução
Os sucessivos aumentos de gastos para contemplar o funcionalismo da gestão interina de Michel Temer (PMDB) têm preocupado o mercado financeiro. De acordo com a coluna Painel, da Folha, o setor teme que o Planalto, se conseguir se despedir da interinidade, se sinta forte o suficiente para não levar a sério seus compromissos fiscais. 
O uso do Congresso em usar projetos prioritários para ampliar despesas, como as flexibilizações no texto da renegociação das dívidas, também são motivo de preocupação. Um dos sintomas dessa crise é a crítica ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Dois executivos avaliaram que o ministro não tem conseguido frear o ímpeto gastador da área política. Informações do BN.