• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de agosto de 2016

CONFIRA AS MELHORES FACULDADES DE DIREITO DA BAHIA, SEGUNDO A OAB

                       Imagem: reprodução
A OAB Nacional divulgou o resultado da 5ª edição do seu Selo de Qualidade, que traz os 139 cursos recomendados. Recebem o selo instituições de ensino superior com altos índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e de aprovação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Dos 1,3 mil cursos de Direito do Brasil, apenas 10% receberam o Selo OAB Recomenda, cujo objetivo, segundo o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, é estimular a qualidade do ensino jurídico no país.
No nosso Estado,aparece no topo da lista a UNEB - Campus da cidade de Camaçari. Confira a lista abaixo.
Bahia:
Camaçari - Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Feira de Santana - Faculdade Nobre de Feira de Santana – FAN
Feira de Santana - Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
Ilhéus - Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Juazeiro - Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Salvador - Faculdade Baiana de Direito e Gestão - 
Salvador - Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Salvador - Universidade Federal da Bahia –  UFBA
Salvador - Universidade Salvador - Unifacs - Campus Iguatemi
Valença - Universidade do Estado da Bahia – Uneb
Vitória da Conquista - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Para conhecer a dos demais Estados da federação, clique no link abaixo:
Fonte:Revista Exame.com c/ adaptações

EUA: Trump diz que vai expulsar imigrantes ilegais no primeiro dia de mandato


foto:reprodução

O candidato republicano à Casa Branca Donald Trump vinculou neste sábado a imigração clandestina ao desemprego nos Estados Unidos e prometeu expulsar centenas de milhares de pessoas que residem ilegalmente no país já no início de seu eventual mandato, que começaria em janeiro de 2017.

"No primeiro dia, expulsarei rapidamente os imigrantes criminosos deste país, entre eles centenas de milhares que foram postos em liberdade sob a administração Obama-Clinton", declarou o candidato republicano às eleições de novembro em ato organizado em Iowa (centro-norte) pela senadora republicana local Joni Ernst.

Trump insistiu em seu projeto de construir um grande muro na fronteira com o México e em seu plano de reforçar os controles para localizar os imigrantes ilegais que tentarem se beneficiar da previdência social ou os estrangeiros que permanecerem sem visto em território americano.

"Se não controlarmos as datas de expiração dos vistos, nossa fronteira permanecerá aberta, é simples assim", afirmou.

O magnata comprometeu-se a anular os decretos do presidente Barack Obama, que regularizaram de forma temporária a residência de milhares de imigrantes e prometeu deixar os policiais fronteiriços "finalmente fazer o trabalho para o qual foram recrutados".

Ele repetiu sua convocação ao eleitorado negro, lançada há vários dias. Após descrever a pobreza que afeta a comunidade negra e lembrar a morte de uma jovem mãe de família atingida por uma bala perdida na cidade de Chicago, Trump perguntou ao público: "O que têm a perder?".

Segundo afirmou, só uma nova política econômica e uma mudança de dirigentes permitirão resolver os problemas que afetam os negros americanos, enquanto a expulsão dos imigrantes ilegais permitiria absorver o desemprego.

"Cada vez que um cidadão negro ou qualquer cidadão perde o seu trabalho por causa de um imigrante clandestino, os direitos destes cidadãos americanos são absolutamente violados", afirmou.

Fonte: APF através UOl/reprodução

Eleições 2018: Lula diz que seu indiciamento é para impedir candidatura

Lula diz que seu indiciamento é um 'factóide' para impedir candidatura em 2018
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula/reprodução
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (26) a senadores do PT que o seu indiciamento pela Polícia Federal, às vésperas do julgamento do impeachment de sua sucessora, Dilma Rousseff, tem objetivos exclusivamente políticos. Na avaliação de Lula, trata-se de mais um "factoide", na tentativa de impedir sua candidatura à eleição presidencial de 2018."Podem trazer os maiores investigadores do mundo aqui que não vão provar que esse apartamento é meu", afirmou o ex-presidente, de acordo com relato de dois senadores do PT. Lula e sua mulher, Marisa, foram indiciados pela Polícia Federal sob suspeita de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no inquérito que investiga a propriedade do tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá.

É o primeiro indiciamento de Lula na Operação Lava Jato. Para o delegado Márcio Adriano Anselmo, o ex-presidente e Marisa receberam vantagens ilícitas, por parte da empreiteira OAS, "em valores que alcançaram R$ 2,4 milhões", referentes à reforma do apartamento no Guarujá e ao custeio de "armazenamento de bens do casal". Lula costuma se referir ao imóvel como um apartamento do "Minha Casa Minha Vida" por causa do seu tamanho, considerado pequeno para um tríplex. Investigadores da Lava Jato também suspeitam que o ex-presidente seja dono de um sítio em Atibaia (SP), reformado pela OAS e Odebrecht. "Eu já cansei. Eu não tenho que provar que tenho apartamento. Quem tem que provar é a imprensa que acusa, o Ministério Público Federal, que diz que eu tenho, a Polícia Federal, que diz que eu tenho. Eles têm que apresentar documento de compra, contrato assinado, porque, se não tiver, em algum momento eles é que terão de me dar de presente uma chácara e um apartamento", disse Lula no último dia 29, ao participar da conferência nacional dos bancários, em São Paulo. "Se o objetivo de tudo isso é me tirar de 2018, não precisa fazer isso. A gente pode escolher outros candidatos com mais qualidade. Agora, essa provocação me dá coceira (de ser candidato").

Na rápida conversa desta sexta-feira com quatro senadores do PT, no hangar do aeroporto de Brasília, Lula foi na mesma linha, usando praticamente os mesmos argumentos. Jorge Viana (AC), Paulo Rocha (PA), Humberto Costa (PE) e José Pimentel (CE) saíram da sessão de julgamento do impeachment de Dilma por volta de 16 horas apenas para se encontrar com o ex-presidente. Na tentativa de corroborar a percepção de uso político das investigações, os parlamentares também notaram que a autorização do Supremo Tribunal Federal para abertura de inquérito contra Dilma, Lula e outras cinco pessoas, por suspeita de obstrução de Justiça, foi divulgada justamente no dia em que ela anunciou sua esperada carta aos senadores.

fonte:Estadão

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Impeachment: Ataques entre Caiado e Linbergh faz Lewandowski suspender a sessão


A sessão foi suspensa pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
foto:Geraldo Mgela/Ag.Senado/reprodução
Irritado com os ataques entre os senadores, o presidente do Supremo Tribunal Federal e do processo de impeachment, ministro Ricardo Lewandowski, suspendeu a sessão e desligou os microfones, depois de um novo embate entre os senadores Linbergh Farias (PT-RJ) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
— Vou usar meu poder de polícia! Vou mandar desligar os microfones. Estamos sem áudio. Está suspensa a sessão!
Caiado criticou a senadora Gleisi Hoffmann, por ela ter contratado a servidora Esther Dweck
Caiado e Lindbergh voltaram a trocar ofensas em plenário no segundo dia do julgamento do impeachment. Após ser chamado de "desqualificado", Caiado afirmou que Lindbergh era "pior que Beira-Mar" e tinha uma "cracolândia" no seu gabinete. O petista voltou a atacar o colega afirmando que o bicheiro Carlinhos Cachoeira era quem sabia da vida dele.
O embate começou após Caiado ter acusado a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) de ter feito aliciamento de testemunha ao nomear em seu gabinete a ex-secretária do Ministério do Planejamento Esther Dweck. Lindbergh se irritou e foi ao microfone.
— Esse senhor é um desqualificado — disse o petista.
Caiado diz que Lindbergh é "pior que Beira-Mar"Caiado não se conteve e começou a atacar Lindbergh.
— É pior que o Beira-Mar. Tem mais de 30 processos no Supremo Tribunal Federal — disse Caiado.
— Cachoeira é quem sabe da sua vida — rebateu o petista.
— Tem uma cracolândia no seu gabinete — afirmou Caiado para Lindbergh.
A sessão foi suspensa pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.
fonte:Estadão

EUA:Adolescente brasileira está detida em abrigo há mais de 15 dias


A brasileira Anna Stéfane Radeck, detida em um abrigo de menores em Chicago depois de viajar aos EUA desacompanhada
foto:reprodução
Uma adolescente brasileira de 16 anos foi barrada pela imigração no aeroporto de Detroit, nos Estados Unidos, e está há 15 dias retida em um abrigo para imigrantes em Chicago sem conseguir sair do país.
De São Paulo, a jovem viajou desacompanhada, no dia 10 de agosto, com visto de turista, com destino a Orlando para visitar os tios, que moram na cidade.
A família diz que, após ter sido levada pelas autoridades americanas a um abrigo, a adolescente ficou incomunicável por três dias e o endereço do abrigo onde está é sigiloso. As autoridades americanas teriam pedido ainda a comprovação da paternidade da jovem.
Nesta sexta-feira, 26, ela faz aniversário e terá somente uma hora para comemorar com a mãe. Há dez dias, a mãe da jovem, viajou a Chicago para tentar resgatar a menina. Lá, as duas já se encontraram pessoalmente. Mas segundo o pai, os encontros são cheios de regras “para que ninguém conheça o local do abrigo”.
As duas se encontram em um prédio diferente do abrigo e, além disso, chegam e saem em horários diferentes. “É isso que nos deixa perplexos e amargurados: não saber onde ela está, não ter nenhum tipo de informação”, disse Ferreira. Segundo o pai, no local onde está retida, Anna tem direito a duas ligações semanais de 10 minutos e a um encontro por semana com a mãe, de uma hora. A garota saiu de São Paulo por volta das 21 horas do dia 10 de agosto com destino a Orlando. Ela desceu no aeroporto de Detroit, em Michigan, onde faria uma conexão, mas foi barrada pelas autoridades americanas e, no mesmo dia, encaminhada para um abrigo em outra cidade, Chicago, em Illinois.
De acordo com o pai, quando ainda estava comunicável a filha relatou ter esperado aproximadamente 10 horas no aeroporto. Ela conta que teria sido encaminhada ao abrigo sob alegação de estar desacompanhada. O pai contesta: “Por ser menor, ela tinha toda a documentação. Preenchemos um formulário da Polícia Federal, fomos ao cartório reconhecer firma. Fizemos tudo o que a lei brasileira nos pedia para fazer”.
O pai conversou por telefone com a jovem neste domingo, 21, e diz que ela só chora e pede para ser tirada logo do abrigo. “Ela faz várias atividades o dia todo, está dando apoio a brasileiros que não falam inglês. Mas ela só chora porque quer sair logo de lá”, afirma. Os pais contrataram uma advogada em Chicago e estão esperançosos de que Anna seja liberada na próxima semana.
Esta foi a primeira vez que ela viajou desacompanhada aos Estados Unidos. Mas a família já foi a Orlando várias vezes para visitar os parentes. Agora, o pai diz que não pretende nunca mais voltar ao país. “Queremos a saída imediata. Ela não tem nada que desabone. Não tem motivo para que eles a mantenham retida. Estamos dispostos a cancelar o visto e nunca mais pisar nos Estados Unidos de novo. Aquele país não tem mais graça para nós, nada mais nos atrai”, diz. “A deportação voluntária, pelo que nos informaram, é o meio mais rápido para a pessoa sair do país. Já pedimos que a nossa advogada proceda nesse sentido”.
De acordo com a pedagoga aposentada Márcia Nosé, de 59 anos, amiga da família há 15 anos, a família está muito abalada. Márcia diz que a adolescente não fez nada de errado. “É uma menina bem centrada, não portava drogas e não estava indo se prostituir”, afirma. “O consulado brasileiro disse que não pode fazer nada com as leis americanas, infelizmente. Está só dando apoio”. O Itamaraty foi comunicado do caso no dia 15 e disse que acionou o Consulado-Geral do Brasil em Chicago. Em nota, o órgão explicou que o Consulado brasileiro entrou em contato com as autoridades locais e agendou visita à jovem para o dia seguinte, no dia 16.
“Desde então, o Consulado brasileiro tem mantido contato permanente com os pais da menor e com as autoridades locais, com vistas a assegurar o devido processo do caso. O Consulado solicitou às autoridades urgência na análise do caso e no agendamento da audiência que decidirá sobre o retorno da menor para o Brasil”. Questionado, o Itamaraty não confirmou se a jovem tinha autorização da Polícia Federal para viajar desacompanhada. Também não informou quais são as justificativas das autoridades locais para a retenção da jovem e qual é a data da audiência que decidirá sobre o retorno dela ao Brasil. 

fonte:Estadão

Bahia é o estado com mais negros mortos por armas de fogo

Bahia é estado com mais negros mortos por armas de fogo
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil/reprodução
A Bahia é o estado em que mais negros morreram vítimas de armas de fogo durante 2014. Segundo dados do Mapa da Violência 2016, entre as pessoas assassinadas em cidades baianas ao longo daquele ano, 3.999 eram negras e 289 eram brancas.

Isso significa que para cada pessoa branca assassinada, quase 14 negros foram vitimados por armas de fogo. Em números absolutos, o estado está bem à frente do segundo colocado, o Rio de Janeiro, em que 2.512 negros foram assassinados. Em terceiro lugar, aparece Minas Gerais, com 2.471.

O Mapa da Violência é um relatório produzido anualmente com diferentes temas relacionados à segurança pública. Na edição de 2016, foram analisados os homicídios por arma de fogo no país, classificando dados por regiões, sexo, idade e cor das vítimas. As informações foram comparadas às obtidas em 2003 pelo mesmo estudo. O levantamento aponta que, em onze anos, o número de negros mortos cresceu 320%, enquanto o de brancos cresceu 250%: em 2003, foram 1241 e 114 assassinatos, respectivamente. 

No caso da taxa de morte de negros a cada 100 mil habitantes, a Bahia ocupa o 9º lugar entre os estados, com 33,3. Em primeiro lugar aparece Alagoas, em que o número chega a 71,7.

Dentre as 27 unidades federativas, em apenas três se mata mais brancos do que negros: Tocantins, Acre e Paraná. 

Para o coordenador-geral do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Marcos Rezende, os números do mapa são “resultado de uma política equivocada de segurança pública, baseada na defesa do patrimônio e não na garantia de direitos das pessoas”. “Quando se abre mão de direitos garantidos pela Constituição para trabalhar apenas no campo do patrimônio, do tráfico, do roubo, se cria uma perspectiva em que aqueles que são mais poderosos precisam de proteção maior. E no país que foi o último a abolir a escravidão, isso significa os brancos, que foram os que mais lucraram com os corpos negros”, avalia o historiador.

 Para Rezende, a sociedade atual ainda reflete essa realidade racista em que, em comparação com a história, é preciso “proteger os brancos dos negros libertos”. “Onde estão as bases comunitárias? Nos bairros negros e periféricos, para a vigia desses corpos negros, de como sai e como volta, quais linhas de ônibus representam riscos, quem são os agentes que podem morrer”, compara. “Pensa que só morre negros de periferia? E os policiais negros? 

A vida desses policiais também é menos importante”, lamenta. Para o coordenador do CEN, é preciso modificar o debate de segurança pública, como por exemplo deixar de combater o tráfico na sua “ponta” e buscar os responsáveis pela distribuição das drogas. “Encontram um helicóptero de senador da República com 445 quilos de cocaína e ninguém é investigado. Mas jovem com 20 trouxinhas de maconha vira traficante. Há um encarceramento do povo negro, mas o povo branco é tratado caso a caso. Existe justiça por conveniência. [...] Isso tudo só vai mudar se houver mudança de comportamento da política”, criticou.

Fonte:Ag. Brasil

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

SSA-Mar Grande: Travessia segue suspensa por conta de mau tempo e ondas de 3,5 metros

foto: trecho do farol da barra/ Evangro Veiga/Correio/reprodução
A Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) suspendeu a travessia Salvador-Mar Grande na tarde desta quarta-feira (24) devido às condições impróprias de navegação na Baía de Todos o Santos. Hoje (25) a travessia continuará suspensa e ainda não há previsão de retomada.
Ainda de acordo com a Astramab, o mar continua muito agitado dentro da baía, com ondas de 3 m a 3,5 m, fortes ventos e forte ressaca no atracadouro do Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.
Por conta da situação, as escunas que fazem o tour turístico pelas ilhas da Baía de Todos os Santos, que já  não saíram ontem, também continuarão sem operar hoje.
Os catamarãs que fazem a travessia que liga Salvador-Morro de São Paulo continuarão operando fazendo conexão em Itaparica. As embarcações saem do Terminal Náutico, no Comércio, atracam em Itaparica, de onde os passageiros seguem de ônibus até a Ponta do Curral (Valença) e fazem a travessia em lanchas até o Morro.
As condições de navegação em todo o percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé estão muito desfavoráveis. Com a conexão em Itaparica, o percurso da viagem até o Morro fica em três horas e meia, uma hora a mais que o tempo normal. Os horários são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Informações do Correio da Bahia.

Bahia: Folha servidores do Estado pode ir até para banco privado, diz governador

Resultado de imagem para gov. rui costa
foto:reprodução google

O governador Rui Costa (PT) confirmou ao site  Bocão News de Salvador  que estuda, junto com sua equipe, uma mudança de banco no pagamento da folha salarial dos servidores do Estado. 
Segundo Rui, a decisão de continuar ou não com o Banco do Brasil deve sair este ano ainda e até mesmo uma instituição privada pode ser escolhida. 
“Evidente que estamos procurando conversar com as instituições financeiras públicas e privadas. Iremos anunciar no momento adequado. Há possibilidade real de mudança. 

Mas não tem definição, pode ser eventualmente um agente privado e, se for, tem que fazer licitação”, afirmou, nesta terça-feira (24). Ainda de acordo com o governador, a migração “não tem nada de político” e é apenas uma forma de ajudar nas contas da administração pública. 
Como noticiou o Bocão News, em primeira mão, a migração pode ser feita para a Caixa Econômica Federal. As cifras girariam em torno dos R$ 850 milhões e ajudariam o petista a sanar dívidas antigas e injetar recursos em obras futuras, principalmente a recuperação de rodovias baianas.
A tática é semelhante pela que foi feita por Jaques Wagner (PT) nos idos de 2007. Quando assumiu o governo, o antecessor de Rui fez uma negociação com o Banco do Brasil – atual detentora do pagamento da folha – e retirou do Bradesco a tutela da folha dos servidores, que na era Paulo Souto (DEM) estava atrelada ao Bradesco desde a extinção do Baneb.

fonte:Bocão News c/adaptações

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Salvador teve dia de chuvas e ventos fortes durante todo o dia

A quarta-feira foi de chuva e ventos fortes, porém, sem acidentes graves. Até as 18h, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou quatro desabamentos de imóveis nos bairros de Pau da Lima, Bairro da Paz, Cabula e Centro.
Salvador viveu dia de chuva forte (Foto: Evandro Veiga/CORREIO/reprodução)
Foram registrados também, dois deslizamentos de terra em Patamares e na Calçada. Segundo a Codesal, os engenheiros foram enviados aos locais. Ao todo, foram 22 ocorrências no dia, contando com ameaças, porém, nenhuma grave.
Na noite de hoje, a Transalvador registra trânsito lento nas regiões da Avenida Paralela, Bonocô e Avenida Magalhães Neto sentido orla.
Previsão é de chuva
previsão é de que o tempo continue chuvoso nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume de chuva alerta para o perigo de deslizamentos e alagamentos na capital baiana, afirma a meteorologista Cláudia Valéria Silva.

“Como é uma sequência de dias com chuvas e a gente sabe que Salvador tem muitas áreas de risco, fica esse aviso de que pode acontecer alguns eventos, mesmo que pontuais”, explica. A temperatura máxima registrada foi de 22 ºC e pode chegar a 26 ºC. Já as rajadas de vento alcançaram 33km/h, o que é considerado moderado.
A chuva é motivada por uma frente fria, que passou pelo litoral da Bahia. Também há a ocorrência de tempo nublado no interior do estado. Informações do Correio da Bahia.

CONFIRA AS NOTAS DE CORTE DA UFBA NO SISU 2015


Em 2015, estudantes que fizeram o Enem com intenção de passar nesse curso na Ufba precisaram de pouco mais de 25 pontos para ser aprovados do que os candidatos de 2014, quando a instituição adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como único meio de ingresso. Para 2015, as notas passaram de 713,84 para 739,56.
Computação é seguida de perto por Elétrica, Mecânica, Civil e de Produção – todas com um aumento de pelo menos 13 pontos. A sexta colocada tem menos da metade no aumento: Direito diurno, com um crescimento de pouco mais de 5 pontos. Medicina, tradicionalmente o curso com a maior nota de corte, oscila pouco: passou de 777,7 em um ano para 779,05 no ano seguinte. 
Explicação  

“As Engenharias têm sido mais procuradas cada vez mais porque há uma qualidade nos cursos da Ufba, principalmente se compararmos com outras (instituições) da Bahia. E Engenharia tem atraído mais gente porque é uma área promissora”, opina o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufba, Penildon Silva Filho.

Para ele, a estabilidade de Medicina ajuda a entender o motivo da alta das Engenharias, aliado ao fato de que o Sisu permite a inscrição de candidatos de todo o Brasil. “Medicina é estável provavelmente porque já tem um tempo que as pessoas que fazem tinham costume de fazer vestibular em vários lugares do país. Isso era mais feito nos cursos de elite econômica, mais procurados. Agora, com o Sisu, todos os cursos podem ser disputados pelo Brasil todo e, como isso  aumenta a concorrência, deve provocar um aumento das notas”.









Cursos de Exatas têm as maiores variações

Os cursos de Exatas continuam com as maiores variações nas notas de corte de outras universidades federais do estado. Nos campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na Bahia, as Engenharias também se destacam. No caso da Mecânica, em Juazeiro, foram mais de 114 pontos exigidos do último candidato em 2016, comparado a 2015. 

Já em Civil e Elétrica, o crescimento foi de 40 pontos cada. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas também teve uma diferença de 104 pontos de 2014 para 2015.

Na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a maior diferença, de 44 pontos, veio na área de Humanas: o mínimo para o curso de Direito em Juazeiro passou de 727,66 em 2015 para 771,89 em 2016. 

fonte: Correio da Bahia c/adaptações

Concursos: IFBA oferta 193 vagas para professor do Ensino Básico e Tecnológico


                                     Tem vagas para o IFBA - Irecê foto:reprodução
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre nesta quinta-feira, 25, as inscrições do concurso público para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. São 193 vagas distribuídas em 23 cidades da Bahia.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, no site da organizadora, o Instituto AOCP, pelo site www.institutoaocp.org.br
de 25 de agosto até 26 de setembro. O período de isenção vai até 31 de agosto para candidatos que estejam inscritos nos programas sociais do Governo Federal. A taxa de inscrição custa R$ 150,00.
As vagas são para os regimes de trabalho de 20 e 40 horas semanais com dedicação exclusiva (DE), com diversas áreas de conhecimento como administração, ciência da computação, construção civil, engenharias, línguas, química, saúde, dentre outras. As remunerações podem variar de R$ 2.129,80 a R$ 3.147,69, para 20 horas, e de R$ 4.234,77 a R$ 9.114,67, para DE, de acordo com a titulação.
O concurso contará com quatro fases: a primeira composta de prova objetiva (língua portuguesa, legislação e conhecimentos específicos); a segunda de prática discursiva; a terceira de prova de desempenho didático; e a quarta de prova de títulos. As provas objetiva e discursiva serão realizadas em Barreiras, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista, na data provável de 23 de outubro
Já a prova de desempenho didático acontecerá em Salvador e terá data divulgada futuramente. A relação dos candidatos habilitados à prova de títulos também será publicada no decorrer do concurso.
Os aprovados serão lotadas nos municípios de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitoria da Conquista, de acordo com a necessidade do IFBA. 
Os futuros servidores serão convocados em ordem de classificação para optar, dentre as opções disponíveis, pela localidade/campus de lotação da vaga para a qual concorreu. As localidades de lotação das vagas serão divulgadas após a homologação do resultado final. O concurso tem validade de dois anos prorrogável por igual período.

Ministério autoriza nomeação de 600 aprovados para o IBGE


PF cumpre mandatos na sede do PSDB de Goiás

PF cumpre mandados na sede do PSDB em GO; operação investiga desvio de R$ 4,5 mi
Foto: Tiago Rêgo / Agência Brasil/reprodução
A Polícia Federal de Goiás deflagrou na manhã desta quarta-feira (24) a Operação Decantação e cumpre 67 mandados de busca e apreensão na sede do PSDB em Goiânia e em empresas envolvidas no esquema. O PSDB é o partido do governador do estado, Marconi Perillo. A investigação desarticula uma quadrilha responsável por desviar R$ 4,5 milhões em recursos federais por meio da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago). Os recursos eram do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de financiamentos do BNDES e da Caixa Econômica, e eram destinados ao pagamento de dívidas políticas, segundo o G1. 
Estão sendo cumpridos 120 mandados judiciais em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Formosa e Itumbiara, todas em Goiás, e em São Paulo e Florianópolis (SC). Além da busca e apreensão, são cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 21 de condução coercitiva. Os investigados devem responder por peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa e fraudes em processos licitatórios. Oito servidores devem ser afastados da função pública e deve ser proibida a comunicação entre nove envolvidos. Informações do G1.

Saúde: Sírio-Libanês abre seleção para programas de residência, terá provas em Salvador

                                                                  FOTO:REPRODUÇÃO
O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) está com inscrições para os programas de residência. A primeira fase do processo será realizada em oito capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A inscrição pode ser feita até 13 de outubro pelo site da unidade.

No sistema proposto, a prova é realizada via web. "O objetivo é atingir jovens de todas as regiões do Brasil, que buscam conhecimento e excelência profissional", destaca Gisleine Eimantas, superintendente de Ensino do Hospital Sírio-Libanês. Os candidatos aprovados na primeira etapa farão a segunda fase no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no mês de dezembro de 2016.
A Residência Médica apresenta dois novos programas, Dermatologia e Pediatria, além dos já oferecidos Anestesiologia; Cancerologia; Cardiologia; Clínica Médica; Endoscopia; Mastologia; Medicina Intensiva; Medicina Preventiva e Social; Área de Concentração em Administração em Saúde; Neurologia; Radiologia / Diagnóstico por Imagem; e Radioterapia.

Os Programas da Área Profissional da Saúde, modalidades multiprofissionais, passam a contar com a Residência no Cuidado à Saúde da Criança. Além deste, já integram a lista a Residência no Cuidado ao Paciente Crítico; Residência no Cuidado ao Paciente Oncológico; e Residência em Gestão dos Serviços de Saúde e Rede de Atenção à Saúde.

Nos Programas da Área Profissional da Saúde, modalidades uniprofissionais, a novidade é a Enfermagem em Cardiologia, além dos programas já oferecidos: Biomedicina em Diagnóstico por Imagem; Enfermagem Clínico-Cirúrgica; Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e de Esterilização; e Física Médica em Radioterapia.


Fonte: Correio 24h

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Eleições 2016: IBOPE libera nova versão do aplicativo para acessar pesquisas

imagem:reprodução

O Ibope Inteligência lançou hoje a nova versão do aplicativo para acesso fácil às pesquisas realizadas pela empresa. A iniciativa é idêntica à tomada nas eleições de 2012 e 2014 e os resultados estarão disponíveis para smartphones e tablets.
Com novas ferramentas, o aplicativo simplifica o acesso às pesquisas de intenção de voto e estarão disponíveis assim que forem divulgadas por quem encomendou o levantamento.
Navegação no aplicativo
O aplicativo tem quatro páginas. Na “Home”, o usuário seleciona a cidade que quer acompanhar e visualiza os resultados em um gráfico, que também exibe o desempenho de cada candidato de acordo com idade, sexo, escolaridade e renda do eleitor, além da avaliação sobre o atual prefeito. Em "Notícias”, os resultados das pesquisas são apresentados em forma de texto. 

A terceira, “Alertas”, permite que o usuário configure o recebimento de notificações quando uma nova pesquisa do município escolhido estiver disponível para consulta. A última aba é de “Metodologia” e explica como são realizadas as pesquisas eleitorais.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Outra forma de acesso aos dados é no site www.ibopeinteligencia.com/eleicoes Além dos gráficos e do texto que destaca as principais movimentações na opinião do eleitorado (também presente no aplicativo), disponibilizamos o relatório completo da pesquisa, em PDF, com todas as perguntas do questionário - inclusive aquelas que ganharam menor visibilidade na divulgação feita pelo contratante – e resultados sobre o total da população pesquisada e também por segmentos como sexo, idade, escolaridade e faixa de renda familiar. 

Fonte:DiáriodoPoder

Bahia: Projeto Primeiro Emprego oferece nove mil vagas para alunos da rede pública

Nove mil estudantes da Educação Profissional da rede estadual formados a partir de 2015 ou ativos terão a chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho através do projeto Primeiro Emprego, do Governo do Estado, que entrará em vigor no mês de setembro. Serão contemplados aqueles com melhor desempenho nas atividades escolares.
Um ranking de rendimento foi elaborado pela Secretaria de Educação do Estado e reunirá uma média de todas as notas obtidas pelo aluno durante o curso. O ingresso no projeto é automático, desde que o jovem, com idade entre 14 e 22 anos incompletos, tenha se formado de 2015 em diante ou seja estudante com, pelo menos, 40% do curso concluído.
(Foto: Claudionor Jr/Secretaria da Educação/reprodução) 
Os estudantes passarão por capacitação teórica e prática. Entidades sociais sem fins lucrativos, qualificadas em formação técnico-profissional, vão capacitar os jovens nos seguintes temas: orientação para o trabalho; introdução ao serviço público, ética, conhecimentos gerais do serviço público no Estado da Bahia e conhecimentos específicos do órgão público do Estado da Bahia.
A meta é preencher 4,5 mil vagas entre setembro 2016 a setembro 2017 e outras 4,5 mil entre setembro de 2017 e setembro de 2018, no setor público. As oportunidades poderão surgir em secretarias e órgãos do governo estadual, além de empresas privadas e do terceiro setor.
Os alunos terão carteira de trabalho assinada e todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado, já as empresas particulares definirão se haverá a continuidade do contrato. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo, já nos órgãos estaduais, o contemplado terá salário mínimo, plano de saúde (Planserv) e vale transporte. 
A partir de terça-feira (23), todas as unidades do SineBahia e SAC da capital e interior começam a emitir as carteiras de trabalho para os jovens participantes do Primeiro Emprego que ainda não possuem o documento. Para solicitar a carteira, o estudante deve portar RG, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento e/ou casamento. 
fonte:Correio da Bahia

Chapada:Acidente envolvendo candidato a prefeito de Ibotirama deixa três mortos e três feridos na BR- 242

acidente
fotos:reprodução jornal nova fronteiraacidente1
atualizada em 24/08/16 às 11:45 min.

Jau Assis candidato a prefeito em Ibotirama, região do Médio São Francisco, se envolveu em acidente na BR 242 por volta das 06h de hoje(23) ao colidir frontalmente o veículo em que estava contra duas caminhonetes.
O acidente ocorreu nas proximidades da cidade de Itaberaba, Chapada Diamantina e chovia muito na hora do acidente.
Jau Assis é filho do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Jefferson Alves de Assis e concorre a vaga do executivo ibotiramense pelo Partido Progressista (PP). Informações do site Nova Fronteira.

Segundo informações do irmão do candidato, o mesmo está hospitalizado num hospital em Feira de Santana. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas viajavam em três carros, que ficaram completamente destruídos. Um dos veículos chegou a capotar e ficou atravessado na rodovia.


O Corpo de Bombeiros esteve no local para socorrer as vítimas, e os feridos foram encaminhados para um hospital da região. Os corpos das três pessoas que morreram foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) da região. Ainda não se sabe o que provocou o acidente.