• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 3 de setembro de 2016

Educação: UNEB abre seleção para atuação na 9ª etapa do TOPA em sete NRE


UNEB vai iniciar a 9ª (nona) etapa de Formação do Programa TOPA em 07 Núcleos Regionais: NRE-04-Serrinha, NRE- 10-Juazeiro, NRE-11-Barreiras, NRE—16-Jacobina, NRE- 24-Paulo Afonso,NRE-25 Senhor do Bonfim e NRE-26 - Salvador.
A Universidade do Estado da Bahia -UNEB, através do Campus III em Juazeiro, informa que estão abertas as inscrições para seleção Pública Simplificada para Professores Formadores e monitores; Técnicos/ Administrativos e Supervisores para desenvolverem atividades  da nona ( 9ª)  etapa do Programa Estadual Todos Pela Alfabetização (TOPA). 

Os candidatos às referidas vagas deverão realizar inscrições, exclusivamente via e-mail: topaunebjuazeiro@gmail.com, anexando a ficha de inscrição e cópias de documentos, nos dias 12 e 13 de setembro de 2016conforme editais de convocação nº 089/2016 e 090/2016 


Contato-74-3611-5617, 3611-6483, 3611-6860 - Ramais—202, 207, 229, 234


FONTE: Coordenação TOPA -UNEB c/adaptações

 

"Dei conselhos a Dilma, mas ela não ouviu"diz Lula


                                           foto: New adVentures, Lda./reprodução
Dizendo-se amargurado com o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou o PT a travar duro embate com o governo do presidente Michel Temer (PMDB).
Em reunião com a cúpula do partido, nesta sexta-feira (2), Lula afirmou que cabe aos movimentos sociais apresentar pautas de reivindicações ao atual presidente, mas que o "PT vai à luta e não tem que negociar com Temer", nem mesmo projetos em tramitação no Congresso.
O ex-presidente repetiu que se enganam aqueles que apostam no fim do partido. "Ninguém vai matar o PT", frisou.
Ele disse, porém, que Dilma não ouviu seus conselhos. E recomendou uma "reciclagem" rápida do PT, num prazo de até um ano. Lula diz que o partido não deve consumir muito tempo em balanços. Numa alusão aos aliados, afirmou que "até os amigos estão contentes" com enfraquecimento do PT para herdar o exército de militantes. Daí, a pressa.
"Para fazer balanços, contratem especialistas. Temos que nos recuperar rapidamente", recomendou.
Afirmando que se dedicará ao partido, o ex-presidente defendeu, no entanto, a renovação partidária. Aos velhos como ele, acrescentou, cabe apenas aconselhar. "Dei conselhos a Dilma, mas ela não ouviu", afirmou.
Lula disse ainda que a petista e o prefeito Fernando Haddad cometeram falhas na comunicação de seus governos. Um dos exemplos apresentados pelo ex-presidente foi o fato de Dilma ter anunciado mudanças no registro de pescadores no dia 29 de dezembro de 2014, às vésperas da virada do ano. Ele reclamou ainda de ela ter classificado como "pacotes" medidas cujo anúncio poderia ser diluído ao longo do ano.
LAVA JATO
O ex-presidente sugeriu que o partido apoie a Lava Jato, mas se queixou da atuação dos agentes responsáveis pelas investigações, comparando-os a motoristas que, inexperientes após tirar a carta, cometem "barbeiragens". Segundo Lula, esses agentes têm formação acadêmica, sem que sejam necessariamente experientes.
Ele reclamou também de politização nas investigações, contando que a Rede Globo levou ao ar uma cópia da decisão da Receita Federal de suspender isenção do Instituto Lula sem que sua diretoria tivesse sido notificada.
Ao pregar oposição, ele pediu atenção especial ao caso do pré-sal, afirmando que o movimento pelo impeachment foi alimentado por empresários interessados em sua desnacionalização.
Lula disse que o PT deve manifestações, como o Grito dos Excluídos, sem ser protagonistas dos atos. Após o encontro, o presidente do PT, Rui Falcão, informou a decisão de "engrossar os protestos". "Não somos autores da convocação. Não pretendemos autoria disso."
O PT decidiu também reeditar a campanha Diretas-Já, pela antecipação das eleições pela presidência. O formato será debatido com integrantes de movimentos e partidos de esquerda. "Não queremos ser a vanguarda de nós mesmos", disse Falcão.
Após o discurso de Lula, o secretário de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe, disse que o tom dos discursos e a conclusão do encontro representam uma "vitória de esquerda" do partido.
Avisando que falaria pouco para poupar a garganta, Lula discursou por uma hora, insistindo que o PT tem um legado e não será destruído. Com informações da Folhapress.

Eleições 2016: Vereador e gari são assassinados durante passeata em Barra

Um vereador da cidade de Barra (BA), no Vale do São Francisco foi assassinado a tiros na noite desta sexta-feira(02) enquanto participava de uma passeata política.
                                           foto:reprodução
De acordo com informações da polícia, José Claudio Carvalho Borges, de 46 anos, conhecido por ‘Cacau da Oficina’ (PSDB), foi surpreendido por um atirador que estava no meio do povo. Na ação do criminoso, outra pessoa também foi morta. Trata-se de um homem conhecido por ‘Paulo Gari’, que também trabalhava na função de segurança. As vítimas morreram na hora. Após efetuar os disparos, o atirador fugiu na multidão.

A Polícia Militar faz rondas no sentido de localizar e prender o suspeito. A PM informou à reportagem do Central Notícia,  que os crimes não têm ligação política. Há cerca de uma semana, a polícia encontrou uma oficina de desmanche de veículos roubados na cidade. O proprietário, segundo a polícia, era o vereador Cacau da Oficina. Dentro do estabelecimento, os policiais haviam encontrado uma caminhonete Toyota Hilux 2015, cor prata, placa PJE-8617 de Feira de Santana, e após consulta foi constatado que a placa original é PJE-8617 de Irecê.  Através do chassi foi verificado que o carro era roubado. Na ocasião, o parlamentar não estava no local.

Os corpos das vítimas vão ser encaminhados para o Instituto Médico Legal. Durante os socorros, duas pessoas foram atropeladas e  levadas para o hospital da cidade. O vereador que foi um dos mais votados no último pleito, estava em campanha para à reeleição juntamente com o candidato a prefeito pela oposição, Deonisio de Assis. Uma terceira pessoa que não teve seu nome revelado foi atingida por um tiro de raspão.

A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar os crimes. 

fonte:BM NEWS

Ministro Geddel diz que Rui pode acabar "fechando portas, caso continue com a militância contra o governo Temer"


                                                                         Foto: Ag. Brasil/reprodução
Em entrevista concedida ao Jornal Tribuna da Bahia, o ministro  de governo do Presidente Michel Temer(PMDB) Geddel Vieira Lima afirmou que o momento agora é de trabalhar para que o país volte a crescer e discorreu como será a relação do governo Temer com a Bahia, leia-se o governador Rui Costa do PT e disse que está de portas abertas  para o Estado, mas fez uma ressalva, que o petista pode acabar "fechando portas, caso continue com a militância política contra o atual governo".
Confira a entrevista publicada hoje(3)m no site da Tribuna da Bahia:
A decisão do Senado de afastar definitivamente Dilma Rousseff da Presidência República vai mexer com o cenário político e econômico do país. Agora presidente de fato, Michel Temer e sua equipe preparam um pacote de ações e medidas para tirar o país da crise econômica. Em conversa com a Tribuna, o ministro Geddel Vieira Lima afirmou que os próximos passos de Temer serão fundamentais para reverter o atual momento.
“Agora é trabalhar, aprovar a PEC do teto de gastos, fundamental para o Brasil, apresentar o texto de reforma da previdência, sem o qual em pouco tempo o governo brasileiro não poderá mais pagar os aposentados, e governar para tirar o país dessa crise que está. Apresentar a reforma trabalhista, mostrar a cara de um governo que cada vez mais só pode gastar o que arrecada, que trabalha pela qualificação dos laços, retomar obras que estão paradas, e fazer o Brasil voltar aos trilhos para o presidente poder entregar em 2018 ao seu sucessor um país melhor do que esse que recebemos, com 12 milhões de desempregados, uma inflação fora de controle, recessão brutal, política desestruturada, programas sociais sem efetividade. É isso que vamos fazer”, explicou ele.  
Em posição estratégica na secretaria do governo, Geddel afirma que está de portas abertas para a Bahia, mas faz ressalvas sobre o comportamento do  governador Rui Costa. Segundo ele, o petista pode acabar “fechando portas, caso continue com a militância política contra o atual governo. “O presidente Temer tem um temperamento de um homem de diálogo. Eu estou lá em uma posição estratégica para defender os interesses da Bahia e, evidentemente, canal aberto de diálogo com o governador. O que não dá é se o governador continuar a militância política. Eu espero que a militância política dele tenha se encerrado com o impeachment no Congresso nacional, que decidiu democraticamente pelo afastamento da presidente pelo crime de responsabilidade fiscal. Evidente que se ele ficar falando para sua militância dessa história de golpe, governo ilegítimo, isso e aquilo outro, ele vai fechando portas”, explicou Geddel.
“Ninguém quer que ele renuncie as suas crenças, sua posição política, agora, se quer diálogo, quer parceria, o mínimo que o presidente da República vai querer é respeito, e uma relação civilizada. Hoje eu vi ele colocar que a Bahia tem uma representação importante no Congresso, com todo carinho que eu tenho pelos meus amigos da Bahia, o governador não pode usar isso da forma que usou. A base nossa é uma base importante, segura, tranquila. Muito do que ele contabiliza, de uma forma ameaçadora, como algo duro, ele vai ver que não é assim”, disse.
Ministro frisa que não houve orientação 
Outro ponto levantado por Geddel foi a possível divisão na base aliada de Temer no Congresso nacional. O presidente chegou a afirmar que não aceitaria a divisão depois que alguns senadores favoráveis ao impeachment de Dilma votaram contra a cassação  dos  seus direitos políticos. O ministro nega que o posicionamento dos parlamentares signifique um racha e diz apenas que o governo recebeu a movimentação com surpresa.
“O que o presidente falou foi pela surpresa da questão, de ter tomado uma posição que nós não sabíamos. Não houve uma divisão, o governo não se manifestou sobre aquela situação, o governo não orientou voto, não era uma questão de governo, era uma questão de Congresso Nacional. Eu não tratei daquele tema com ninguém, nem o presidente da República. O que aconteceu foi uma surpresa pela votação que não estava na pauta. Não há uma divisão, não era uma questão de governo”, afirma.

fonte:Tribuna da Bahia

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Justiça Federal suspende multa por farol desligado durante o dia

Imagem:reprodução
A Justiça Federal no Distrito Federal decidiu hoje (2) suspender a Lei 13.290/2016, conhecida como “Lei do Farol Baixo”, que obrigava condutores a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias. Na decisão, o juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, entendeu que os condutores não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das rodovias.
O juiz atendeu pedido liminar da Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (ADPVA). A associação citou o caso específico de Brasília, onde existem várias rodovias dentro do perímetro urbano.
Segurança
“Em cidades como Brasília, exemplificativamente, as ruas, avenidas, vias, estradas e rodovias penetram o perímetro urbano e se entrelaçam. Absolutamente impossível, mesmo para os que bem conhecem a capital da República, identificar quando começa uma via e termina uma rodovia estadual, de modo a se ter certeza quando exigível o farol acesso e quando dispensável", isse a entidade.
A lei  foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. A mudança teve origem em um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e foi aprovada pelo Senado em abril.  A multa para quem descumprisse a regra, considerada infração média,  era de R$ 85,13, com a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.
O objetivo da medida foi aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos indicam que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia.
fonte:agência Brasil

Dono da Ambev ganha R$ 2,26 mi por hora em um ano

A fortuna de Jorge Paulo Lemann ultrapassou os R$ 100 bi, segundo a 'Forbes Brasil'
foto:reprodução
Jorge Paulo Lemann, 76, é o homem mais rico do Brasil pelo quarto ano seguido e também o que mais ganhou dinheiro no último ano.
Segundo a revista "Forbes Brasil", seu patrimônio cresceu 23,76%: passou de R$ 83,7 bilhões, em 2015, para R$ 103,59 bilhões, em 2016 --um salto de R$ 19,89 bilhões. Até então, nenhum brasileiro havia rompido a marca dos R$ 100 bilhões, de acordo com a revista.
O enriquecimento de Lemann representa um ganho de R$ 54,34 milhões por dia, ou R$ 2,26 milhões por hora em um ano, considerando um dia a mais em fevereiro. A revista calculou a variação do patrimônio no período de 12 meses anteriores a 15 de julho de 2016. 
Ex-jogador profissional de tênis, Lemann é sócio da empresa de investimentos 3G Capital Partners, que possui marcas como Budweiser, Burger King e Heinz. No Brasil, ele tem participação na Ambev, fabricante de cervejas como Brahma, Skol e Antarctica.
A maior parte de sua fortuna vem da participação na AB Inbev, maior grupo cervejeiro do mundo. Em outubro do ano passado, a empresa anunciou a compra da rival e vice-líder no mercado de cervejas SABMiller, por mais de US$ 100 bilhões. A conclusão do negócio ainda depende da aprovação de órgãos de concorrência pelo mundo.

Mais ganhadores

Os sócios de Lemann na 3G Capital, Marcel Herrmann Telles, 66, e Carlos Alberto Sicupira, 66, também viram suas fortunas crescer em um ano, segundo a revista.
Telles, o terceiro mais rico do Brasil, aumentou seu patrimônio em R$ 6,43 bilhões, passando de R$ 42,26 bilhões, no ano passado, para R$ 48,69 bilhões, neste ano.
Sicupira, o quarto no ranking dos bilionários brasileiros, ganhou R$ 6,23 bilhões. Sua fortuna, estimada em R$ 36,93 bilhões em 2014, subiu para R$ 43,16 bilhões em 2015.
fonte:Site uol

Governo muda comando da EBC


Governo troca comando e muda estatuto da EBC
foto:reprodução
O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, assinou a Medida Provisória 744/2016, que altera os princípios e os objetivos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), permitindo a troca de comando na estatal. Antes da conclusão do processo de impeachment, a empresa foi alvo de disputa entre o governo interino de Michel Temer e o da então presidente afastada, Dilma Rousseff. A MP está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. Também foi publicado decreto regulamentando as mudanças previstas na MP.
Em outros dois atos, Maia, juntamente com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, efetiva a mudança no comando da EBC. Foi exonerado Ricardo Pereira de Melo do cargo de diretor-presidente da empresa e, para o lugar dele, foi nomeado Laerte de Lima Rimoli.
O texto da MP, além de permitir a exoneração de Ricardo Melo e a recondução de Laerte Rimoli à presidência da estatal, prevê o fim do mandato de presidente e a extinção do Conselho Curador, composto por 22 membros, a maioria ligada à petista.
Batalha
A empresa foi motivo de uma das principais batalhas abertas entre Temer e Dilma durante o período de interinidade do peemedebista. A MP, agora sob o governo efetivo de Temer, já era estudada desde o início da “primeira fase” do governo dele. A principal crítica do Planalto era a politização feita por petistas na EBC.
A MP ainda não havia sido publicada para evitar questionamentos pelo Supremo Tribunal Federal, já que o ministro Dias Toffoli suspendeu, no início de junho, de forma provisória, a exoneração do jornalista Ricardo Melo do cargo.
Na decisão, o ministro havia garantido a Melo o exercício do mandato para o qual foi nomeado por Dilma até que a Corte decidisse se a sua demissão, assinada pelo então presidente em exercício, Michel Temer, tinha sido uma medida legal ou se feriu a legislação vigente.
Melo assumiu o comando da EBC em 3 de maio. Foi nomeado por Dilma uma semana antes da votação do Senado que a afastou da Presidência. Após exonerar o jornalista, no dia 17, Temer indicou o também jornalista Laerte de Lima Rimoli para o cargo.
Assim que assumiu, Rimoli demitiu jornalistas contratados pela gestão anterior e proibiu os órgãos ligados à empresa de chamar Dilma de “presidenta” – termo que voltou a ser usado após a volta de Melo. Para o governo de Temer, a TV pública vinha sendo operada pelo PT e era preciso “despolitizar” a programação.
Ao retornar à empresa, Melo chamou de volta muitos dos colaboradores petistas. Segundo o governo, Rimoli, que recebeu a empresa com um déficit no orçamento de R$ 94,8 milhões e dívidas a fornecedores de R$ 20 milhões, estava começando um trabalho de desaparelhamento na EBC e revisão dos cargos criados para acomodar apadrinhados petistas. Verificou a existência de 11 gerentes deles próprios e 30 coordenadores sem coordenados e constatou a elevação do número de funcionários para mais de 2600. Rimoli também suspendeu, por 120 dias, para averiguação, sete contratos que somam quase R$ 3 milhões por ano.
fonte:Istoéonline

UNEB divulga Nota de Repúdio à violência contra manifestação estudantil no Cabula




A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vem a público repudiar a ação violenta de agentes da Polícia Militar do Estado da Bahia contra estudantes desta Universidade durante manifestação ocorrida hoje, dia 1° de setembro de 2016, no bairro do Cabula, em Salvador.
A UNEB reitera que, sobretudo na atual conjuntura política e social do País, é fundamental resguardar o direito constitucional ao livre exercício de expressão e de manifestação.
Esta Universidade expressa o seu apoio aos estudantes e exige do Governo do Estado a apuração urgente do ocorrido e as devidas providências no sentido de punir os responsáveis pelos atos de violência e garantir a segurança a toda a comunidade, bem como o seu pleno direito de manifestação, expressão maior da sociedade democrática.
Salvador, 1° de setembro de 2016.
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

fonte:Site da instituição

Confira abaixo ao vídeo gravado  pelos estudantes:

https://youtu.be/p_7-K_xQuag

Região de Irecê: Justiça indefere candidatura do PSD em Mulungu do Morro


Foto: Divulgação/reprodução


Foto:SiTe do TSE/REPRODUÇÃO


A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de quatro postulantes a prefeito em municípios baianos nesta quinta-feira (1º). De acordo com informações do portal de divulgação de contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), candidatos ao cargo máximo do executivo municipal de Conceição do Jacuípe, Ubaitaba, Sapeaçu, e Mulungu do Morro  tiverem  suas candidaturas indeferidas. 

A cidade de Mulungu fica situada há 95 km de Irecê e havia pedido registro além de Manuel de Sousa Lima, o Neto como candidato pelo PSD, e o outro candidato pelo PSB  Fredson Souza. 

Os outros candidatos foram:

George Vieira Gois, o Dr George (representante do PPS em Sapeaçu)
Humberto Pereira dos Santos, o Betiho da Bahia (candidato pelo PSOL de Ubaitaba)
José Pereira da Silva, o Quirino (representante do PSOL). 

fonte: BN c/adaptações.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

IF Baiano vai abrir concursos para carreiras de técnico e professor em dezembro







O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) vai abrir inscrições em dezembro para dois concursos às carreiras de técnico-administrativo em educação (TAE) e professor de ensino básico, técnico e tecnológico. Ao total, são 65 oferecidas vagas (26 para técnico e 39 para docente). Os salários variam de R$ 1.834,69 a 4.234,77. No caso de professor, a remuneração pode chegar a R$ 9.114,67.
Os interessados devem se inscrever no período de 23 de dezembro a 23 de janeiro de 2017, na página de concursos do IF Baiano. A taxa varia de R$ 60 a R$ 150. A remuneração será composta de vencimento básico acrescido de percentual de Incentivo à qualificação para os candidatos que possuam escolaridade superior à exigência mínima para ocupação do cargo, auxílio alimentação no valor de R$ 458, auxílio transporte e assistência suplementar a saúde.
As vagas de técnicos são para analista de tecnologia da informação (5 vagas), economista (1 vaga), engenheiro eletricista (1 vaga), médico veterinário (2 vagas), relações públicas (1 vaga), assistente em administração (2 vagas), revisor de texto braile (10 vagas), técnico em alimentos e laticínios (2 vagas), técnico em contabilidade (1 vaga) e assistente de aluno (1 vaga). Para a carreira de professor, as oportunidades são nas áreas de música (13 vagas), atendimento educacional especializado (14 vagas), matemática (2 vagas), história (2 vagas), língua inglesa (2 vagas), meio ambiente (4 vagas) e cooperativismo (2 vagas).
Para a carreira de técnico, haverá prova objetiva para todos os cargos e prova discursiva apenas para o cargo de revisor de texto braile. Para a carreira de professor, haverá prova objetiva, prova discursiva, prova de desempenho e prova de títulos. As provas objetivas serão realizadas na data provável de 7 de maio de 2017, em Salvador.
Os candidatos podem encaminhar dúvidas para o e-mail concursos.prof@ifbaiano.edu.br. O prazo de validade dos concursos será de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final.
fonte:Correio da Bahia

Bahia: Bancários decidem entrar em greve a partir de terça-feira(6)

                                                        imagem:google/reprodução
Os bancários decidiram entrar em greve em assembleia realizada na noite desta quinta-feira(1) no Ginásio de Esportes do Sindicato da Bahia, na ladeira dos Aflitos. A paralisação da categoria vai começar na terça-feira, 6 de setembro, na próxima terça-feira.
Os trabalhadores pedem 14,78% de reajuste salarial, contrapondo o que está sendo oferecido pelos bancos: 6,5% mais abono de R$ 3 mil. "Os bancos lucraram R$ 29,7 bilhões apenas no primeiro semestre e apresentam um índice de reajuste muito menor que a inflação. Não iremos aceitar migalhas do setor mais poderoso da economia", afirma Augusto Oliveira, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.
Os bancários ainda reivindicam aumento do quadro de pessoal para reduzir as filas de atendimento nas agências, investimento em segurança e infraestrutura. Na segunda-feira, 5, haverá uma nova assembleia para organizar a greve.
fonte: atardeonline c/adaptações

Eleições 2016: TRE-BA divulga aplicativo para recebimento de denúncias

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou no dia 18 de agosto o aplicativo "Pardal", através do qual é possível que qualquer eleitor denuncie irregularidades encontradas nas campanhas eleitorais de todo o país. Para realizar a comunicação da infração, é necessário informar detalhes da irregularidade como local, data, município em que foi praticada a ação, nome do candidato.
 
O Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) divulgou um vídeo em que o juiz ouvidor Marcelo Junqueira Ayres Filho fala sobre a utilização do aplicativo  pela população. Assista:
 

Concurso: UFSB oferta 52 vagas para nível médio e superior


Site da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB
A UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia publicou ontem(31)  no seu site a abertura do Edital nº 26/2016 ofertando 52 vagas para cargos de nível médio e superior. Confira no  link abaixo no site da instituição.


http://ufsb.edu.br/concursos/

Confira o Edital:

Edital nº 26/2016 – Concurso para Servidor Técnico-Administrativo (31/08/2016)


fonte:site instituição

Concurso: UFBA vai ofertar 120 vagas para nível médio e superior


Resultado de imagem para slog concursos ufba
imagem:google/reprodução
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou edital de concurso público para contratação de servidores técnico-administrativos, nos campi de Salvador e Vitória da Conquista. São oferecidas 120 vagas em cargos que exigem níveis médio, técnico e superior. Os salários iniciais variam de R$ 1.834,69 a R$ 3.868,21.
O concurso é destinado aos cargos de assistente em administração, analista de tecnologia da informação, assistente social, bibliotecário, contador, engenheiro, jornalista, médicos de diversas especialidades e médico veterinário, músicos de vários instrumentos, museólogo, pedagogo, produtor cultural, psicólogo, restaurador e terapeuta ocupacional, técnico de laboratório – análises clínicas, técnico de laboratório, técnico de tecnologia, restaurador, tradutor e intérprete de Linguagem de Sinais (Libras).
As inscrições devem ser feitas de 2 de janeiro a 6 de fevereiro de 2017, por meio do site de concursos da Ufba. A taxa varia de R$ 60 a R$ 100. As provas escritas serão realizadas no dia 2 de abril de 2017, nas cidades de Salvador e de Vitória da Conquista, das 13h10 às 17h10. O regime de trabalho será de 40 horas semanais, exceto para os cargos que tenham jornada diferenciada, estabelecida em lei.
O prazo de validade do concurso é de um ano, contado a partir da publicação da homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Ufba. Dúvidas relacionadas ao concurso podem ser obtidas na página de concursos da universidade, no Núcleo de Seleção (NUSEL),  no telefone (71) 3283- 6406, das 8h às 17h, ou pelo e-mail nusel@ufba.br
fonte:Correio

CONFIRA NA ÍNTEGRA O PRONUNCIAMENTO DE DILMA APÓS O IMPEACHMENT


                           
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou em um pronunciamento no Palácio do Alvorada, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (31), que o impeachment é um "golpe parlamentar" e promete fazer forte oposição ao governo Michel Temer (PMDB), que assume agora a Presidência como efetivo.
A ex-presidente Dilma já recebeu e assinou a notificação com a resolução que oficializa o resultado da votação no Senado.
Veja abaixo a íntegra do pronunciamento:
"Ao cumprimentar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, cumprimento todos os senadoras e senadores, deputadas e deputados, presidentes de partido, as lideranças dos movimentos sociais. Mulheres e homens de meu país.
Hoje, o Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Os senadores que votaram pelo impeachment escolheram rasgar a Constituição Federal. Decidiram pela interrupção do mandato de uma presidenta que não cometeu crime de responsabilidade.
Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar.
Com a aprovação do meu afastamento definitivo, políticos que buscam desesperadamente escapar do braço da Justiça tomarão o poder unidos aos derrotados nas últimas quatro eleições. Não ascendem ao governo pelo voto direto, como eu e Lula fizemos em 2002, 2006, 2010 e 2014. Apropriam-se do poder por meio de um golpe de Estado.
É o segundo golpe de Estado que enfrento na vida. O primeiro, o golpe militar, apoiado na truculência das armas, da repressão e da tortura, me atingiu quando era uma jovem militante. O segundo, o golpe parlamentar desfechado hoje por meio de uma farsa jurídica, me derruba do cargo para o qual fui eleita pelo povo.
É uma inequívoca eleição indireta, em que 61 senadores substituem a vontade expressa por 54,5 milhões de votos. É uma fraude, contra a qual ainda vamos recorrer em todas as instâncias possíveis.
Causa espanto que a maior ação contra a corrupção da nossa história, propiciada por ações desenvolvidas e leis criadas a partir de 2003 e aprofundadas em meu governo, leve justamente ao poder um grupo de corruptos investigados.
O projeto nacional progressista, inclusivo e democrático que represento está sendo interrompido por uma poderosa força conservadora e reacionária, com o apoio de uma imprensa facciosa e venal. Vão capturar as instituições do Estado para colocá-las a serviço do mais radical liberalismo econômico e do retrocesso social.
Acabam de derrubar a primeira mulher presidenta do Brasil, sem que haja qualquer justificativa constitucional para este impeachment.
Mas o golpe não foi cometido apenas contra mim e contra o meu partido.
Isto foi apenas o começo. O golpe vai atingir indistintamente qualquer organização política progressista e democrática.
O golpe é contra os movimentos sociais e sindicais e contra os que lutam por direitos em todas as suas acepções: direito ao trabalho e à proteção de leis trabalhistas; direito a uma aposentadoria justa; direito à moradia e à terra; direito à educação, à saúde e à cultura; direito aos jovens de protagonizarem sua história; direitos dos negros, dos indígenas, da população LGBT, das mulheres; direito de se manifestar sem ser reprimido.
O golpe é contra o povo e contra a nação. O golpe é misógino. O golpe é homofóbico. O golpe é racista. É a imposição da cultura da intolerância, do preconceito, da violência.
Peço às brasileiras e aos brasileiros que me ouçam. Falo aos mais de 54 milhões que votaram em mim em 2014. Falo aos 110 milhões que avalizaram a eleição direta como forma de escolha dos presidentes.
Falo principalmente aos brasileiros que, durante meu governo, superaram a miséria, realizaram o sonho da casa própria, começaram a receber atendimento médico, entraram na universidade e deixaram de ser invisíveis aos olhos da Nação, passando a ter direitos que sempre lhes foram negados.
A descrença e a mágoa que nos atingem em momentos como esse são péssimas conselheiras. Não desistam da luta.
Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados. Sei que todos vamos lutar. Haverá contra eles a mais firme, incansável e enérgica oposição que um governo golpista pode sofrer.
Quando o presidente Lula foi eleito pela primeira vez, em 2003, chegamos ao governo cantando juntos que ninguém devia ter medo de ser feliz. Por mais de 13 anos, realizamos com sucesso um projeto que promoveu a maior inclusão social e redução de desigualdades da história de nosso país.
Esta história não acaba assim. Estou certa que a interrupção deste processo pelo golpe de estado não é definitiva. Nós voltaremos. Voltaremos para continuar nossa jornada rumo a um Brasil em que o povo é soberano.
Espero que saibamos nos unir em defesa de causas comuns a todos os progressistas, independentemente de filiação partidária ou posição política. Proponho que lutemos, todos juntos, contra o retrocesso, contra a agenda conservadora, contra a extinção de direitos, pela soberania nacional e pelo restabelecimento pleno da democracia.
Saio da Presidência como entrei: sem ter incorrido em qualquer ato ilícito; sem ter traído qualquer de meus compromissos; com dignidade e carregando no peito o mesmo amor e admiração pelas brasileiras e brasileiros e a mesma vontade de continuar lutando pelo Brasil.
Eu vivi a minha verdade. Dei o melhor de minha capacidade. Não fugi de minhas responsabilidades. Me emocionei com o sofrimento humano, me comovi na luta contra a miséria e a fome, combati a desigualdade.
Travei bons combates. Perdi alguns, venci muitos e, neste momento, me inspiro em Darcy Ribeiro para dizer: não gostaria de estar no lugar dos que se julgam vencedores. A história será implacável com eles.
Às mulheres brasileiras, que me cobriram de flores e de carinho, peço que acreditem que vocês podem. As futuras gerações de brasileiras saberão que, na primeira vez que uma mulher assumiu a Presidência do Brasil, a machismo e a misoginia mostraram suas feias faces. Abrimos um caminho de mão única em direção à igualdade de gênero. Nada nos fará recuar.
Neste momento, não direi adeus a vocês. Tenho certeza de que posso dizer "até daqui a pouco".
Encerro compartilhando com vocês um belíssimo alento do poeta russo Maiakovski:
"Não estamos alegres, é certo,

Mas também por que razão haveríamos de ficar tristes?
O mar da história é agitado
As ameaças e as guerras, haveremos de atravessá-las,
Rompê-las ao meio,
Cortando-as como uma quilha corta."


Um carinhoso abraço a todo povo brasileiro, que compartilha comigo a crença na  democracia e o sonho da liberdade.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Governo prevê salário mínimo de R$ 945,80 em 2017

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 945,80 no próximo ano
imagem:reprodução

O salário mínimo para o ano que vem ficará em R$ 945,80, anunciou o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. O valor consta do projeto do Orçamento Geral da União de 2017, enviado hoje (31) pelo governo ao Congresso Nacional.

A proposta foi entregue por Oliveira e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). O texto foi enviado ao Congresso logo após a cerimônia de posse do presidente Michel Temer, no Senado.

Os demais parâmetros para a economia no próximo ano, que haviam sido divulgados pela equipe econômica no último dia 17, foram mantidos. A estimativa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4,8% para 2017.

A previsão para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos em um país) ficou em 1,6%. O projeto prevê taxa de câmbio média de R$ 3,40 no dólar para o próximo ano, contra R$ 3,50 em 2015, e de taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada de 12,1% ao ano em 2017, contra 14% neste ano.

fonte:agência Brasil