• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de setembro de 2016

Trecho de Caravelas: Acidente mata 4 pessoas da mesma família na BR- 101

Um grave acidente no início da madrugada deste sábado (24), no Km 898 da BR 101, em Rancho Alegre, distrito de Caravelas, deixou o saldo trágico de quatro pessoas de uma mesma família mortas no local, inclusive uma criança. Um veículo Fiat Siena, de cor prata, placa policial MTL-6807, licenciado em Serra-ES., bateu de frente com um ônibus da Viação Águia Branca. Todas as vítimas eram capixabas.
Segundo informações de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atenderam a ocorrência do acidente, o Siena trafegava do Espírito Santo para a Bahia e o ônibus seguia do sentido contrário, quando houve a colisão. Os policiais acreditam que a motorista do carro de passeio perdeu o controle da direção, o Siena rodou na pista e chocou violentamente contra o ônibus.
sid1
No Siena viajavam Luciene Pereira Lima, de 47 anos, natural de Medeiros Neto, a filha dela que dirigia o carro, Gislane Lima Giovanella, 23, Valdine Silva dos Santos e um garoto, provavelmente neto de Luciene, que não teve o nome levantado. Todos morreram no local.

O ônibus da Águia Branca de prefixo 24220 saiu de Itamaraju às 23h30 com destino a Vitória-ES., com 44 passageiros a bordo, que nada sofreram. Do Siena só restou um monte de ferro retorcido. As vítimas tiveram múltiplas fraturas. Valdine teve uma perna dilacerada e a cabeça praticamente foi cortada ao meio. No local da tragédia existem redutores de velocidade construídos por reivindicação da população de Rancho Alegre, mas o que parece as lombadas não melhoraram os índices de acidentes fatais no trecho, que já fica bem próximo à divisa entre os municípios de Caravelas e Teixeira de Freitas.
sid2
A delegada Waldizia Fernandes, de plantão na 8ª Coorpin, foi a responsável pelo levantamento cadavérico e ainda acompanhou os trabalhos da perícia de local a cargo dos peritos Paulo Libório e Pablo Bonjardim, do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas (DPT), para onde os corpos acabaram sendo removidos para exames de necropsia.

fonte Por Ronildo Brito/Teixeira News

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Eleições 2016: TSE identifica novo ‘golpe’ para derrubar candidatos a prefeito




A substituição de candidaturas a poucos dias, ou até mesmo na véspera dos pleitos, foi um ‘golpe’ usado por muitos candidatos nas eleições passadas.
Para evitar a propagação da trapaça eleitoral, a minirreforma de 2013 fixou que substituições só podem ser feitas, no máximo, a 20 dias do pleito. O problema é que a inteligência de alguns políticos para malfeitos parece não ter limite.
O TSE identificou uma série de chapas de candidatos a prefeito que, de uma hora para outra, o vice resolveu desistir do pleito. Como não é possível haver substituições, a chapa cai como um todo.
A Justiça Eleitoral desconfia que estes vices possam estar negociando o passe e prejudicando a lisura das eleições. Os casos serão investigados.
Fonte:Coluna Radar /Mauricio LIma/Veja

Salvador: Não há mais vítimas dentro do Centro de Convenções, informa CB

Não há mais vítimas dentro do Centro de Convenções, informa Corpo de Bombeiros
Foto: Leitor BN/reprodução
O Corpo de Bombeiros informou, há pouco, que não há mais vítimas do desabamento do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Salvador. Havia duas pessoas dentro do prédio no momento em que parte da estrutura desabou (leia mais aqui). Um vigilante fraturou o braço enquanto tentava salvar a si mesmo e a uma mulher, que passa bem (veja relato aqui). 

O Corpo de Bombeiros ainda não tem suspeitas sobre o que provocou o desabamento. "Estamos avaliando o que aconteceu", informou o major Ramon Diego. 

fonte:BN

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Confira a 2ª edição da revista Semente da CBBA





A Convenção Batista Baiana através da Gerência de Missões acaba de lançar a 2ª Edição online da Revista Semente em seu I ano. A publicação visa atualizar os Batistas Baianos do que acontece em nossos campos missionários em todo o Estado, contando também com artigos e entrevistas. Confira a publicação no link abaixo:

http://www.batista.org.br/asemente/asemente02.pdf

Governo Temer: MEC divulga MP para reforma do Ensino Médio

foto:Revista Nova Escola/reprodução

O presidente Michel Temer e o ministro da Educação Mendonça Filho acabam de apresentar a proposta para o novo modelo de Ensino Médio, por meio de uma Medida Provisória (MP). NOVA ESCOLA conseguiu uma versão do texto completo da Medida Provisória. Confira o arquivo aqui.

Essa medida já havia sido antecipada pelo MEC na semana passada e se confirmou mais rápido do que se imaginava. A urgência se deve, principalmente, aos resultados ruins obtidos por essa etapa de ensino no Ideb. 

O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1997. Entre as principais mudanças já confirmadas estão a ampliação da carga horária e a flexibilização do currículo. Não haverá mais um modelo único de Ensino Médio. O núcleo de conteúdos obrigatórios será definido por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os estados, responsáveis por essa etapa, vão definir quais as possibilidades de atividades optativas para os alunos.

Na apresentação da proposta, o protagonismo dos estudantes foi alardeado como importante. A promessa é que os jovens sejam envolvidos em seminários que discutirão o novo modelo nos próximos meses, para que a implantação ocorra de fato no início de 2017. "Não está decretado o fim de nenhuma disciplina", esclareceu Rossieli Soares da Silva, secretário da Educação Básica. "Tudo o que estiver na Base Nacional será contemplado"

Com a justificativa de que há um déficit de professores, a MP permite, também, que docentes sem licenciatura da disciplina específica possam dar aulas no Ensino Médio, por meio da contratação de profissionais com “notório saber” da área.

Como funciona uma Medida Provisória

A MP (prevista no artigo 62 da Constituição Brasileira) só pode ser adotada em casos de relevância e urgência e é um ato do presidente da República. Pelo prazo de 60 dias, ela tem força de lei, antes de ser submetida ao Congresso Nacional e analisada pelo Poder Legislativo, que deve decidir se a proposta vira uma lei permanente ou não. Caso, durante esse período, ela não seja convertida em lei, o prazo de vigência da MP pode ser prorrogado por mais 60 dias.

Depois de aprovada na Câmara e no Senado, ela precisa ser sancionada pelo presidente, que tem o direito de vetar parcial ou integralmente o texto, caso discorde de alterações feitas pelo Congresso.

Fonte:Revista Nova Escola/colaboraram Ana Ligia Scachetti e Anna Rachel Ferreira

Em Irecê: Apenas 14,30% do eleitorado possui Ensino Médio completo








Eleitorado: 45.251                      
 Grau de Instrução
SUPERIOR COMPLETO                      
2.06%(931)
SUPERIOR INCOMPLETO      
1.10%(500)
ENSINO MÉDIO COMPLETO
14.30%(6469)
ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
19.09%(8637)
ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO
6.31%(2856)
ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO
23.14%(10471)
LÊ E ESCREVE
26.47%(11980)
ANALFABETO
7.44%(3368)
NÃO INFORMADO
0.09%(39)

FONTE: Site TSE última atualização 22/07/2016


Operação da PF contra tráfico de drogas foi deflagrada em Barreiras,Irecê e LEM

Doze mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos pela Polícia Federal em cidades no Oeste da Bahia, nesta quinta-feira (22), na Operação Última Fronteira, que investiga uma quadrilha de tráfico de entorpecentes. Além disso, a polícia também está cumprindo 14 mandados de busca e apreensão.
A operação foi deflagrada nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Irecê. A polícia também determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens imóveis utilizados pela organização criminosa.
A investigação apontou que a droga vinha dos estados do Mato Grosso, Goiás e São Paulo, e distribuíam em toda a região oeste da Bahia, sendo parte também enviada a Salvador. A apuração começou há 1 ano e nesse período foram realizadas dez prisões em flagrante, e mais de 1,3 tonelada de droga foi apreendida.
De acordo com a polícia, empresas de fachada eram utilizadas pelo esquema criminoso para a lavagem do dinheiro ilegalmente obtido com o tráfico.
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional, onde vão ficar à disposição da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa, e responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, previstos, respectivamente, nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/2006, cujas penas, somadas, podem ultrapassar os 25 anos de reclusão.

fonte:Correio da Bahia

Em Feira: Reinaugurada Central de Intérpretes de Libras


                             Foto:Divulgação/Gov.Bahia

Celebrando o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado ontem (21), e antecipando as atividades alusivas ao Dia Nacional das Pessoas Surdas (26) e Dia Internacional da Pessoa surda (25), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reinaugurou, nesta quarta-feira (21), a Central de Intérpretes de Libras do Estado da Bahia (Cilba).

A cerimônia de reinauguração contou com a presença da representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conad), Anaildes Sena, do chefe de gabinete da SJDHDS, Kívio Dias, do superintendente da Sudef, Alexandre Baroni, do gerente da Agência Central do SINE Bahia, Helber Pacheco, da coordenadora do serviço, Laíza Rebouças, entre outras autoridades e público interessado.
“Por meio da Cilba, os surdos e as pessoas com deficiência auditiva poderão contar com a intermediação do intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para usufruir de todos os serviços ofertados pelo poder público, nas áreas de Saúde, dos direitos do consumidor, entre outros em que seja necessária essa intermediação”, informa Alexandre Baroni.

“Como representante da sociedade civil, ver a Bahia num dia como este, inaugurando um órgão tão importante, mostra que há mobilização para avançar nos direitos da pessoa com deficiência”, ressaltou Anaildes Sena, do Conad. A importância da união e da luta pela continuidade dos avanços conquistados foi reforçada por Anaildes, “pois temos sair dos bastidores e impedir qualquer retrocesso”, salientou.

Funcionamento 

A Cilba está funcionando no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Estrada das Muriçocas, s/n, São Marcos, Salvador, nos dias úteis, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, com três intérpretes à disposição para atendimento presencial ou online para surdos, surdos-cegos, pessoa com deficiência auditiva e oralizados que utilizam a Língua Brasileira de Sinais. “Trabalhamos com profissionais intérpretes em Libras que ajudam na comunicação, caso a pessoa precise de orientação, algum conselho ou encaminhamento, e atuamos junto aos órgãos públicos, em vários atendimentos, como o programa Passe Livre, atendimentos em delegacia, marcação de consulta médica e outros”, explica a coordenadora do serviço, Laíza Rebouças.

Para utilizarem o atendimento da Cilba, os deficientes auditivos devem se cadastrar pessoalmente na central, levando carteira de identidade, CPF, xerox da audiometria e duas fotos 3x4. Para a intermediação do intérprete, a solicitação deve ser feita com cinco dias úteis de antecipação e a surdez deve ser comprovada.

Para a surda Maryrose Barros, o serviço da Cilba foi muito importante para a resolução do problema com a atualização da carteira do Passe Livre. “Ao mudar de endereço, tive dificuldades em acessar as informações para sanar o problema com a minha carteira, mas consegui resolver essa pendência com a ajuda da Cilba, que me encaminhou ao órgão certo e tudo ficou resolvido”, contou.

fonte:Acorda cidade

34ª fase da Lava Jato: Juiz Sergio Moro revoga prisão de Mantega


O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega (PT)
foto:Guido Mantega/reprodução
Após ser preso na manhã desta quinta-feira (22) pela PF (Polícia Federal) durante a 34ª fase da Operação Lava Jato, o ex- ministro Guido Mantega teve a prisão revogada pelo Juiz Sergio Moro. 
Ao todo são cumpridos 49 mandados no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.
Segundo as investigações, em 2012, Mantega atuou junto ao comando de uma empresa contratada pela Petrobras para negociar repasse de propina para o pagamento de dívida de campanha de partidos aliados do governo.
Segundo Moro, ele e o MPF não sabiam do quadro de saúde da esposa do Mantega. Ele foi preso enquanto acompanhava a mulher no hospital durante uma cirurgia. 
"Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial. Assim, revogo a prisão temporária decretada contra Guido Mantega, sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras", disse o juiz.
site:Correio c/adaptações

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Concurso: UFRB oferta 82 vagas para professor efetivo

A UFRB  - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abriu sete editais para preenchimento de vagas para professor substituto e efetivo visando preencher 82 vagas para  o seu quadro. Confira os editais abaixo e o prazo de encerramento das inscrições.

31/08/2016Professor Efetivo - Edital Nº 12/2016CCS
31/08/2016Professor Efetivo - Edital Nº 11/2016CFP
31/08/2016Professor Efetivo - Edital Nº 10/2016CETENS
29/08/2016Professor Efetivo - Edital Nº 09/2016CETEC
26/08/2016Professor Efetivo - Edital Nº 08/2016CECULT

Em Nova York:Defesa do ministro Geddel de anistia a caixa 2 é surpreendente, diz Temer


foto:reprodução AFP

Em entrevista à imprensa internacional em Nova York nesta quarta-feira (21), o presidente Michel 
Temer se disse surpreso com a opinião "personalíssima" do ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, sobre o projeto de lei que abria brecha para anistia a políticos que são alvos da Operação Lava Jato.
Articulador político de seu governo, Geddel disse na véspera ser "pessoalmente" a favor da anistia para quem praticou caixa dois.
"Isso foi surpreendente para mim, quando eu chegar lá no Brasil vou examinar esta questão", afirmou o presidente. "Pessoalmente, não vejo razão para prosseguir ou prosperar nesta matéria."
Ele não disse como orientará sua base a respeito. "Não tem orientação nenhuma, não daria uma orientação daqui [de Nova York]."
No final dos dez minutos da entrevista, a única que aceitou conceder à imprensa em quatro dias da viagem a Nova York, Temer respondeu se sabia sobre os supostos esquemas de corrupção no PT -de quem o PMDB foi parceiro por anos no Planalto.
"Um dia, eu mesmo me coloquei como vice-presidente decorativo. Eu não tinha participação, não acompanhava nada disso."
Lembrava da já célebre carta que enviou a Dilma em dezembro de 2015. Nela, listou uma série de reclamações e disse que "passou os primeiros quatro anos do governo como vice decorativo", sem "protagonismo político".
Na missiva, que vazou à mídia, também lamentava não ter sido chamado para um encontro com o vice-presidente dos EUA: "Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o Joe Biden -com quem construí boa amizade- sem convidar-me".
Temer deixou a entrevista às pressas: tinha uma conversa marcada com Biden para logo mais.
MANIFESTAÇÕES
Alvo de protestos desde que chegou a Nova York neste domingo (18), Michel Temer falou nesta quarta sobre um movimento de "reunificação nacional" e disse que o "brevíssimo período" de terremoto político ficou para trás.
Na conversa com jornalistas após almoço com cerca de 270 empresários organizado pelo Conselho das Américas, voltou a perseguir o que chamou de "tese da pacificação do país".
Na chegada ao hotel que sediou o evento, foi recebido por três protestos: um contra ele, outro a favor e outro de grevistas do Ministério das Relações Exteriores.
Logo relativizou. "Pode ter alguns movimentos, é até natural. Não poderia imaginar que depois de uma fase um pouco complicada politicamente, como a que o Brasil passou, todo mundo iria aplaudir e haveria unanimidade."
Para o presidente, a decisão do juiz Sergio Moro em aceitar a denúncia contra o ex-presidente Lula, que virou réu pela segunda vez na Lava Jato, não atrapalhará essa "reunificação" nacional.
Ele disse que a matéria pertence "ao Judiciário e ao Ministério Público". "Não será o Executivo que vai julgar."
O presidente disse esperar que "o senhor ex-presidente" vá ao Judiciário para "polarizar com os argumentos", o que faria se estivesse no lugar dele.
ONU
Questionado pela imprensa internacional sobre a legitimidade de seu governo após seis delegações se recusarem a escutar seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, sugeriu: "Primeiro recomendo que [você] leia a Constituição brasileira. Não precisa mais do que ler, não precisa interpretação, para verificar que o governo é legítimo, né?".
Na terça (20), representantes de Costa Rica, Equador, Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Cuba deixaram a sala quando Temer tomou a palavra, em seu primeiro discurso na ONU.
"Essa questão de quem sai ou não sai, entre 193 países, confesso que nem percebi a saída. E lamento, porque as relações não vão ser governamentais, vão ser institucionais, de Estado para Estado, e não de um governo para outro."

fonte:Folhapress

Em Cafarnaum: Casa de candidato a vice-prefeito foi alvejada por tiros

O vice-prefeito e candidato da cidade de Cafarnaum, Paulo Cézar Rocha (PR), teve a casa atingida por vários tiros na noite de terça-feira (20). O caso foi registrado na Delegacia Regional de Polícia de Irecê. De acordo com o site 'Cultura e Realidade', o candidato informou que foi ameaçado de morte nas redes sociais após participar de um evento político no último domingo (18) na comunidade do Canal.
 
 
Ainda segundo a publicação, Paulo afirmou não saber as razões das ameaças e que já pediu intervenção da Polícia Federal, já que é candidato. PMs chegaram a ir ao local mas não encontraram os suspeitos de efetuarem os disparos.

fonte:bocãonews

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Em Curitiba: Moro aceita denúncia contra Lula e esposa

      (Foto: Agência Brasil/reprodução 
O juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, aceitou nesta terça-feira (20) denúncia apresentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula
da Silva, a mulher dele, Marisa Letícia da Silva, e outras seis pessoas. Com a decisão, todos viram réus nas investigações.
Na denúncia, apresentada na semana passada, o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa, disse que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Após a divulgação da denúncia, os advogados de Lula afirmaram que as acusações fazem parte de um “deplorável espetáculo de verborragia da manifestação da força tarefa da Lava Jato”.

Segundo os procuradores, Lula recebeu R$ 3,7 milhões de propina de empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, por meio de vantagens indevidas, como a reforma de um apartamento triplex no Guarujá (SP),e pagamento de despesas com guarda-volumes para os objetos que Lula ganhou quando estava no cargo. As vantagens teriam sido pagas pela empreiteira OAS.

"O MPF elegeu Lula como maestro de uma organização criminosa, mas esqueceu do principal: a apresentação de provas dos crimes imputados. “Quem tinha poder?” Resposta: Lula. Logo, era o “comandante máximo” da “propinocracia” brasileira. Um novo país nasceu hoje sob a batuta de Deltan Dallagnol e, neste país, ser amigo e ter aliados políticos é crime", argumentou a defesa.
Também foram denunciados pelo MPF o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além de Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, todos ligadas à empreiteira.

fonte:Ag. Brasil

Bahia: Irecê é a 39ª cidade do Estado em recebimento do bolsa família



foto:reprodução

Dos R$ 333,6 milhões que a Bahia receberá neste mês de setembro para o programa do Bolsa Família, 49,5% ficarão concentrados em 80 municípios, dos 417 existentes no estado. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o valor repassado varia conforme o número de membros da família, idade de cada um e a renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. 
 
Em levantamento feito pelo site  Bocão News, foi constatado que as 80 maiores cidades em recebimento de recursos concentram R$ 165,2 milhões do montante destinado ao estado da Bahia. A campeã no ranking é Salvador, que possui 194,5 mil famílias cadastradas e recebe R$ 29,9 milhões por mês. Em seguida, com 36,5 mil famílias no programa, está Feira de Santana, que é responsável por uma fatia de R$ 4,8 milhões. 
 
Com o terceiro menor número de famílias registradas, o município de Tucano é quem recebe a menor quantia entre as cidades baianas: R$ 93 mil. Catolândia, a cidade com menor número de habitantes na Bahia, é quem possui menos beneficiários: 515 famílias. O município recebe R$ 113,3 mil. 
Confira quais municípios mais recebem verbas do Bolsa Família na Bahia: 
CidadeFamílias cadastradasValor recebido em R$
SALVADOR194577R$ 29928198
FEIRA DE SANTANA36548R$ 4835812
JUAZEIRO26124R$ 4644396
VITORIA DA CONQUISTA25958R$ 4615136
CAMACARI26976R$ 4336418
JEQUIE17117R$ 2835148
PAULO AFONSO13604R$ 2758231
ITABUNA18763R$ 2742551
ALAGOINHAS16874R$ 2656034
ILHEUS18044R$ 2602686
TUCANO9999R$ 2581699
LAURO DE FREITAS13327R$ 2547625
BARREIRAS14117R$ 2398577
PORTO SEGURO14611R$ 2359051
CASA NOVA11860R$ 2310035
EUCLIDES DA CUNHA10139R$ 2247252
CAMPO FORMOSO12602R$ 2237794
XIQUE-XIQUE8743R$ 2186607
MONTE SANTO9256R$ 2129792
GUANAMBI10001R$ 2025454
BARRA8975R$ 2006987
TEIXEIRA DE FREITAS12580R$ 1911131
PILAO ARCADO6418R$ 1897041
BOM JESUS DA LAPA9228R$ 1802646
SENTO SE7100R$ 1707991
ITAMARAJU8773R$ 1707636
SIMOES FILHO11212R$ 1696818
CONCEICAO DO COITE10404R$ 1694466
SERRINHA11134R$ 1681839
ARACI9799R$ 1668041
EUNAPOLIS10192R$ 1651929
SANTO ANTONIO DE JESUS10158R$ 1578726
CANSANCAO6869R$ 1566762
SANTO ESTEVAO7591R$ 1550785
DIAS D'AVILA8492R$ 1494285
IRARA5505R$ 1487209
SANTO AMARO9346R$ 1486230
IPIRA8490R$ 1478181
IRECÊ8345R$ 1469816
JACOBINA10152R$ 1468550
SEABRA7457R$ 1433910
SENHOR DO BONFIM9884R$ 1426189
ITABERABA9255R$ 1418234
POCOES8028R$ 1415586
MARAGOGIPE8340R$ 1383021
CARINHANHA5699R$ 1327003
RIBEIRA DO POMBAL7740R$ 1323029
RUY BARBOSA5747R$ 1315420
CANDEIAS7624R$ 1315118
SANTA RITA DE CASSIA5320R$ 1301786
CAMPO ALEGRE DE LOURDES5172R$ 1291033
VALENCA8261R$ 1286659
ITIUBA6209R$ 1261651
CURACA5941R$ 1233804
RIACHAO DAS NEVES4338R$ 1233610
ITABELA4788R$ 1232337
SAO FRANCISCO DO CONDE4823R$ 1215005
REMANSO6950R$ 1197056
RIACHO DE SANTANA5396R$ 1193935
WENCESLAU GUIMARAES4378R$ 1187745
IPIAU6740R$ 1184827
CORRENTINA5087R$ 1175044
VERA CRUZ5720R$ 1142235
ITAPICURU6080R$ 1115344
JEREMOABO7242R$ 1113420
QUEIMADAS4935R$ 1102492
CACHOEIRA5740R$ 1095958
BARRA DO CHOCA5824R$ 1070848
PARATINGA5516R$ 1055897
SANTALUZ6219R$ 1050230
IACU4908R$ 1045040
SERRA DO RAMALHO4753R$ 1041313
CANAVIEIRAS5353R$ 1031785
NOVA SOURE4182R$ 1025683
MACAUBAS6579R$ 1020300
AMARGOSA5470R$ 1009577
ITAPARICA3339R$ 1008382
RIO REAL5990R$ 1006373
MURITIBA4414R$ 1005175
SANTA MARIA DA VITORIA5533R$ 995553
Total R$ 165.273.172,00

fonte: Redação do site Site Bocão News em Salvador