• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de outubro de 2016

Em Cartaz: Em luta pela liberdade


mestre o músico Fiddler (Forest Whitaker), que se torna um guia para o jovem escravo Kunta Kinte (Malachi Kirby): sonhos e aprendizado

Em 1976, o livro “Roots: The Saga of an American Family” rendeu o prestigiado prêmio Pulitzer ao escritor Alex Haley, descendente da sétima geração de Kunta Kinte, o protagonista do romance que narra a história da escravidão nos Estados Unidos. Adaptado para a TV, “Raízes” se tornou um fenômeno em todo o mundo, inclusive no Brasil. Passados 40 anos, a trama volta em oito episódios, exibidos a partir da segunda-feira 17 pelo canal pago History. A versão atual não é apenas refilmagem. Ela incorpora uma extensa pesquisa feita com especialistas em história africana e afroamericana. 

Transcendendo a escravidão, a série trata de um tema universal: a resistência do espírito humano, encarnada na esperança de Kunta Kinte de retornar à sua terra e na luta pela conquista da liberdade. O elenco traz ainda Laurence Fishburne no papel de Alex Haley e Forrest Whitaker como Fiddler, um escravo músico que se torna guia de Kunta Kinte e arrisca sua vida para ajudá-lo. Jonathan Rhys Meyers (Henrique VIII da primada série “The Tudors”) atua como Tom Lea, um homem atormentado por ser o pai de um de seus escravos.

fonte:Istoé

Bahia:Ex-candidato a prefeito de Camamu é assassinado dentro de sua empresa


foto:TSE

O ex-candidato a prefeito da cidade baiana de Camamu, Joilson Lima Oliveira(PV) que completaria 45 anos amanhã(16) popularmente conhecido por Joilson da distribuidora, foi assassinado a tiros na manhã deste sábado, em uma distribuidora de bebidas de sua propriedade.  
 
As primeiras informações dizem que dois homens armados chegaram em uma moto Honda CB 300, cor vermelha, entrando na distribuidora  e deflagrando tiros de 12 contra a vítima. Um dos tiros atingiu o rosto do ex- candidato que morreu na hora.

Joilton foi candidato a prefeito pelo  Partido Verde obtendo 1.640 votos (20,02%) na  eleição deste ano, onde disputou com mais dois candidatos.

A cidade de Camamu está localizada na região conhecida como a Costa do Dendê,possui uma população de quase 38 mil habitantes, distante da capital baiana 329 km, e pelo  ferry boat 188 km.
Resultado de imagem para cidade camamu bahia fotos
foto:reprodução/google

UEFS retorna as aulas segunda(17)

Uefs retoma funcionamento na segunda após paralisação de vigilantes terceirizados
Foto: Reprodução/ Adusb
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informou nesta sexta-feira (14) que vai retomar o funcionamento a partir de segunda(17) depois de dois dias com as atividades suspensas. Os vigilantes terceirizados fizeram paralisação alegando atraso no pagamento de salários.

Os trabalhadores e a administração da instituição de ensino chegaram a um acordo na tarde de ontem. "Depois de exaustivas ações no sentindo de garantir o pagamento aos serviços terceirizados da vigilância e tratativas com a categoria para o breve retorno às atividades", relata a Uefs, em nota. Informações do BN.

Bahia:Fora do horário de verão, Estado terá alterações em serviços



Resultado de imagem para horário de verão bahia 2016
imagem:reprodução

A partir desse domingo (16), o horário de verão começa a valer em dez estados brasileiros e no Distrito Federal. A partir da meia-noite de sábado (15), o relógio desses locais devem ser adiantados em uma hora.
Pelo quinto ano seguido, a Bahia não participará do horário. Apesar disso, deve haver alteração nos horários de alguns serviços. 
Bancos terão os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora no interior do estado. Na capital e cidades da Região Metropolitana, os horários de atendimento seguem normais, sem alterações. 
As Casas Lotéricas da Caixa também não devem ter alteração, entretanto, as apostas vão obedecer o horário de Brasília e serão encerradas com uma hora antes que o normal.  
Os voos com saídas dos estados das regiões Norte e Nordeste não terão alteração e devem seguir o horário local de origem, e não o de Brasília,  segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


fonte:Bocãonews

MEC reduzirá vagas nas universidades públicas em todo o país

                                                                 charge:ivancabral.com/reprodução
O MEC (Ministério da Educação) reduzirá as vagas em curso de graduação nas universidades públicas, inclusive naquelas com autonomia. A medida está na Portaria Normativa nº 20, de 13 de outubro de 2016, publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira, 14.
As IES (Instituições de Ensino Superior) deverão informar a redução das vagas à Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior). Conforma a portaria, a Seres deverá garantir aos estudantes já matriculados, quando da redução de vagas, as condições de oferta previstas no ato de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso.
O ministro Mendonça Filho, que assina a portaria, não explicou os motivos da redução de vagas na portaria. No início da semana o ministro havia anunciado a redução de vagas na UAB (Universidade Aberta do Brasil), um dos principais programas federais de formação de professores. A redução foi de 78% neste e no próximo ano. Publicado em 2014, o edital original previa a abertura de 250 mil vagas em todo o país, mas, com o contingenciamento de verbas para o programa, as novas cadeiras só serão ofertadas a partir de agora e em número menor: apenas 55 mil.
Apesar da reabertura das vagas autorizadas para o segundo semestre deste ano, as universidades ainda não sabem se conseguirão preencher todas elas por causa das restrições orçamentárias. A verba prevista pelo MEC para a UAB neste ano é de R$ 376,2 milhões, mas apenas R$ 247,2 milhões foram liberados até agora – o valor é 8% menor do que o orçamento previsto em 2015.
fonte:Amazonas atual

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Em Salvador: Duas pessoas já foram vítimas de ataques com seringa este mês

Duas pessoas foram vítimas de ataques com seringa em Salvador este mês, indica Sesab
Soldado foi atacado na Av. Joana Angélica | Foto: Reprodução/Google Street View
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) aponta que duas pessoas já foram vítimas de ataques com seringa em Salvador este mês. De acordo com informações do jornal Correio, ambas receberam atendimento no Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, e receberam atendimento com coquetéis para prevenção de Aids e Hepatite B. A unidade de saúde é especializada em doenças infectocontagiosas. Uma das vítimas é um soldado do Exército de 20 anos, que foi atacado enquanto caminhava pela Avenida Joana Angélica.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia, dos Barris. “Ele disse que sentiu uma fisgada no braço e se desesperou quando viu a blusa manchada de sangue na altura do ombro. Em seguida, ele viu o bandido correndo e segurando uma seringa”, relata a mãe do soldado, em entrevista ao Correio. De acordo com a diretora do Couto Maia, Ceuci Xavier Nunes, as duas vítimas registradas pela Sesab terão que continuar em tratamento por até seis meses depois do incidente.

fonte:BN

Brics tentam superar momentos desiguais em cúpula na Índia



imagem:reprodução

Enfrentando momentos bem desiguais em suas economias, os líderes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem a partir deste sábado (15), no pequeno Estado indiano de Goa, com a difícil tarefa de tentar mostrar alguma unidade no grupo. 
 
Os crescimentos da Índia -que ultrapassou Pequim, percentualmente, em 2015, com 7,3%- e da China -que, apesar de um processo de desaceleração, ainda deve crescer 6,5% neste ano- contrastam com as crises no Brasil e na Rússia, botando em xeque o semelhante potencial que, em 2001, levou o economista britânico Jim O'Neill a "agrupá-los" sob a sigla Brics. 
 
"Há um descolamento do que muitos chamam de 'Chíndia', com a boa performance da Índia e um crescimento da China menos robusto mas que, no agregado, ainda é muito forte, e das outras três economias, que têm performance muito pior", afirma Marcos Troyjo, diretor do BRICLab da Universidade Columbia e colunista da Folha de S.Paulo. 
 
A discrepância dificultará um "desenvolvimento mais assertivo do grupo", observa o embaixador Fausto Godoy, coordenador do recém-criado Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da ESPM. E deve deixa pouco espaço para novas iniciativas. 
 
Para o governo brasileiro, contudo, a parcela dos Brics que vive seu momento mais lento pode se beneficiar da "autoestima" trazida ao grupo pelo crescimento vigoroso da Índia. Durante a cúpula, que termina no domingo (16), a ideia é passar ao mundo a imagem de que o grupo, como um todo, "está bem", segundo um alto funcionário do governo. 
 
No encontro, serão assinados memorandos de entendimento nas áreas ambiental e de pesquisa agrícola e será criado um comitê de cooperação entre as autoridades aduaneiras dos cinco países, para facilitação do comércio. 
 
Há ainda a expectativa de que possa avançar a ideia sobre criação de uma agência dos BRICS de classificação de risco -que, segundo o grupo, avaliaria os países em desenvolvimento de uma forma "mais justa" do que as demais. 
 
SAIA-JUSTA POLÍTICA 
 
Numa cúpula sem expectativa de grandes anúncios nos campos econômico e institucional do grupo, Rússia e Índia devem tentar empurrar declarações políticas sobre temas importantes para eles. 
 
Moscou já deu sinais de que buscará alguma forma de apoio dos Brics à sua contestada atuação na Síria. Já o anfitrião, o premiê indiano, Narendra Modi, deve tentar incluir na manifestação final do grupo um texto que remeta aos riscos representados pelo vizinho Paquistão. 
 
É improvável, no entanto, que os demais países concordem com posicionamentos assertivos -o que deve resultar em parágrafos genéricos, como de condenação ao terrorismo. 
 
Segundo a embaixadora Maria Luiza Viotti, subsecretária do Itamaraty para a Ásia, os cinco membros deverão seguir trabalhando apenas "em temas sobre os quais há consenso". 
 
"O papel do Brasil é muito importante [para frear declarações nesse sentido], porque senão, ao invés de ser um veículo de integração para a economia global, os Brics vão se tornar um clube para denunciar os males do mundo", afirma Troyjo. 
 
PACOTE DE CONCESSÕES 
 
Para o Brasil, diz o diretor do BRICLab de Columbia, será interessante observar, nos próximos meses, que projetos e parcerias dos Brics farão parte do pacote de concessões anunciado pelo presidente Michel Temer em setembro. 
 
Na comitiva brasileira, estão os ministros José Serra (Relações Exteriores), Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Blairo Maggi (Agricultura). 
 
Pereira participou, durante a semana, do encontro de ministros de Comércio dos BRICS em Nova Déli, e teve reuniões bilaterais com todos os outros quatro representantes, nas quais falou sobre os "esforços" do governo Temer em tentar recuperar o crescimento no Brasil. 
 
Representantes de 24 empresas brasileiras com negócios ou com interesse em investir na Índia também estão no país e participarão de reuniões com empresários dos Brics em Goa. 
 
Na segunda-feira (17), Temer se reunirá com Modi, para tratar essencialmente de comércio. De Goa, o presidente segue para o Japão com a comitiva.

TCM rejeita contas da prefeitura de Canarana de 2015

Gestor Reinan(PT) foto:divulgação/TSE/reprodução

Nesta quinta-feira(13), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou as contas das Prefeituras de Apuarema, Antônio Cardoso, Canarana, e Acajutiba.

As cidades geridas respectivamente por Jozilene Barreto Ribeiro, Felicíssimo Paulino dos Santos Filho, Reinan Oliveira Santos e José Luiz Mendes Brito tiverem contas rejeitadas referente ao exercício de 2015. 

O município de Canarana teve contas rejeitadas e o conselheiro Fernando Vita, solicitou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual (MP) contra os gestores das cidades de Antônio Cardoso e Canarana. 


fonte:BN c/ adaptações


Condutores de 'cinquentinhas' têm até novembro para retirar ACC, diz Ciretran



Condutores de 'cinquentinhas' têm até novembro para retirar ACC, diz Ciretran
foto:reprodução

Os condutores de ciclomotores (cinquentinhas) têm até o início de novembro para fazer o licenciamento dos veículos e retirar a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC). A informação é do chefe de fiscalização da 3ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), Juraci do Nascimento.

De acordo com ele, a ACC passará a ser cobrada durante as blitz realizadas pela Polícia Militar. Os condutores que ainda não possuem o documento devem se dirigir ao balcão de informações do Departamento de Trânsito (Detran), onde serão orientados como deverão proceder.

Juraci do Nascimento alerta que muitas pessoas conduzem veículos sem habilitação, dentre eles os ciclomotores, mesmo enquanto ainda estão cumprindo o processo para retirar o documento, mas que isso pode gerar consequências para essas pessoas.

“As pessoas sabem que é um processo, são etapas a serem cumpridas, que têm início, meio e fim. Então é legal que as pessoas passem a conduzir um ciclomotor, uma motocicleta e um carro depois que adquirir a habilitação ou a ACC. Se ele pensar que vai levar dois, três ou quatro meses e não vai dar tempo de esperar, ele vai incorrer no erro, vai ser alcançado porque a polícia vai intensificar as blitz e o veículo vai ser apreendido. O procedimento é sério, que cumpre etapas, dentro da legalidade do Código de Trânsito”, destacou.


fonte: Ed Santos do Acorda Cidade.

SP: Morre o criador do Fofão e Patropi aos 72 anos

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14) em São Paulo Orival Pessini, criador do Fofão e Patropi. O ator e humorista de 72 anos tinha câncer no baço e estava internado no Hospital São Luiz.
O empresário do ator, Álvaro Gomes, usou as redes sociais para confirmar a morte do humorista. No texto ele afirmou que Pessine faleceu às 4h. "Uma pessoa que trouxe alegria a varias gerações com seu humor adulto ou para as crianças com o Fofão", escreveu.  

fonte:Bocãonews

Em Salvador: Cardozo diz que ainda acredita na reversão do impeachment de Dilma


foto:reprodução

O ex-advogado geral da União, José Eduardo Cardozo, se mostrou confiante na possibilidade de reversão do impeachment da ex-presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
"Temos ainda algumas ações pendentes [no Supremo Tribunal Federal] e vamos aguardar a decisão final. Eu boto fé que a Constituição será respeitada e que o Supremo vai cumprir, mais uma vez, o papel de guardião da constitucionalidade", disse Cardozo, em entrevista ao Bocão News, antes do evento "Em defesa da democracia e contra o golpe" na noite desta quinta-feira (13), na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Ainda na entrevista, Cardozo, que também foi ministro da Justiça, voltou a criticar o governo do presidente Michel Temer (PMDB). Segundo ele, o peemedebista "segue uma linha complemente diferente do programa que elegeu para vice-presidente Michel Temer". "É um golpe!", concluiu
Os estudantes da Ufba chamaram Cardozo de "guerreiro do povo brasileiro" e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, foi alvo de ataques: "Fora Temer, fora Gilmar", gritaram.

fonte:Bocão News

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Ex- presidente Dilma diz que PT foi vítima de uma "demonização"

Dilma defende que PT deve reconhecer que cometeu erros
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil/reprodução
A ex-presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (13) que está envolvida nas discussões em prol da reformulação do PT, que devem passar pela troca antecipada da cúpula do partido. "Sem dúvida eu vou participar disso, já estou participando. É algo que tem que ser feito", disse em entrevista à Rádio Guaíba, quando questionada sobre o assunto. 

De acordo com Dilma, o PT deve reconhecer que cometeu erros e quais foram esses erros. "Agora, não é uma questão de se autopunir, mas de buscar novos caminhos, de perceber que houve opções e atitudes incorretas", avaliou. "Eu acredito que o PT tem um patrimônio, é o patrimônio das lutas sociais no Brasil. Não é esta ou aquela pessoa que definirá como o partido vai prosseguir", completou.

A ex-presidente disse que não vê ninguém de dentro do PT que seja contra essa discussão a respeito do rumo que será tomado pelo partido. "Tem que fazer uma reavaliação porque o que ocorreu é muito grave. Não só as eleições. O impeachment é muito grave, a ruptura democrática é muito grave, e isso vai ensejar a discussão sobre o que fazer", falou, acrescentando que é importante envolver a juventude nesse processo. "Tem de ter uma nova geração que seja a responsável também por todo o reerguimento do PT", avaliou. 

Na entrevista à rádio de Porto Alegre, Dilma falou ainda que o seu partido foi vítima de uma "demonização" nos últimos tempos. "É como se o PT fosse o depositário de todos os pecados do mundo, o que não é verdade", disse.

fonte:Estadão/BN

Na UEFS: Vigilantes parados,aulas suspensas


                                                             foto:reprodução
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) suspendeu as aulas para seus 8 mil alunos, nesta quinta-feira (13), por causa da paralisação dos vigilantes, que alegam atraso no pagamento do salário de setembro. Em nota, a Uefs informou que não foi possível pagar a fatura da empresa AVI, responsável pela contratação dos vigilantes, "por conta da redução do repasse financeiro pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), no mês passado".
De acordo com o reitor da Uefs, Evandro Nascimento, as despesas com os seis contratos de terceirização é de R$ 1,35 milhão. "Em agosto esse valo foi reduzido para R$ 1,03 milhão e em setembro para R$ 917 mil", afirmou o reitor. "As despesas gerais também tiveram uma baixa de aproximadamente R$ 200 mil. Estamos priorizando alguns serviços, cortando outros e gerando dívidas", completou.
De acordo com o Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindivigilantes), 265 seguranças trabalham na universidade e a fatura mensal da empresa é de R$ 728 mil.
A última paralisação ocorreu no ano passado, também por falta de pagamento - a Uefs não funcionou por três dias. Além dos vigilantes, funcionários da manutenção e limpeza também estão parados.
de semana estará condicionado ao retorno dos vigilantes.
A reitora da Uefs entrou em contato com Comando de Policiamento Regional Leste de Feira de Santana, solicitando um contingente de segurança para o local.

fonte:Acordacidade

Bahia: Sec. Fazenda volta a não descartar um atraso nos salários dos servidores

foto:bocão News
O secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, disse, na manhã desta quinta-feira (13), que a maior parte do 13º salário dos servidores estaduais já foi paga, já que metade de valor é quitado no aniversário dos funcionários.
Em entrevista coletiva, o titular da pasta afirmou que a situação das contas do estado continua "difícil e conturbada" e voltou a não descartar um atraso nos salários. "Tudo vai depender da oscilação da economia", frisou.
Conciliação
O secretário informou que o governo do estado está organizando com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) um "novo Acordo Legal" para que os contribuintes endividados possam negociar suas dívidas. Segundo ele, a conciliação está prevista para ocorrer já em novembro deste ano. Informações do Bocão News.

Na Flica: Historiadora Mary Del Priore fala sobre novo livro

Resultado de imagem para mary del priore in:correio24horas

A carioca Mary Del Priore chega ao Recôncavo para abrir a sexta edição da Flica - Festa Literária Internacional de Cachoeira, evento realizado pela iContent e pela Cali, que começa amanhã, às 15h, e segue até domingo. Nesses quatro dias, o evento vai receber autores como Milton Hatoum, Ana Maria Machado, Conceição Evaristo e o colombiano Juan Gabriel Vásquez, primeiro latino-americano a participar da festa literária baiana. Toda a programação é gratuita e as mesas de discussão acontecem no claustro do Convento do Carmo. Outros eventos, como a Fliquinha, acontecem em vários pontos da cidade.
Amanhã, às 15h, Mary Del Priore vai falar sobre o seu novo livro, Histórias da Gente Brasileira que, em vez de se voltar para personagens épicos, faz um retrato da história do cidadão comum brasileiro, registrando seus hábitos, incluindo a vestimenta e a alimentação. “Eu queria um livro que desse prazer ao leitor. Que lhe permitisse ler história como se lê um romance”, diz a historiadora.
Histórias da Gente Brasileira é o primeiro volume de uma série de quatro livros. No terceiro, o cotidiano da Bahia será contado por meio de depoimentos de personalidades locais, como Pedro Calmon (1902-1985)  e Zélia Gattai (1916-2008).    

Seu novo livro,  Histórias da Gente Brasileira, em vez de se concentrar em uma grande personalidade histórica, volta-se para o cotidiano do cidadão “comum” brasileiro. Por quê

Eu queria fazer um livro que desse prazer ao leitor. Que lhe permitisse ler história como se lê um romance: com curiosidade, interesse, sem vontade de largar do texto. Daí a escolha de temas que lhe pudessem interessar: desde a descoberta da terra desconhecida e as peripécias da adaptação a um mundo novo até as transformações de vilarejos em cidades com seus ruídos, gritos de trabalho, cheiros e a mobilidade social de quem chegou aqui sem nada. Desde o que aprendemos de índios e africanos até os cuidados com o corpo, a comida, a indumentária e o sexo. Das crenças religiosas aos seres imaginários. Das formas de viver, de se constituir, de pensar e de resistir de nossos antepassados. Enfim, um catálogo de questões que não só apaixonam, mas revelam quem somos, de onde viemos.

Apesar de a senhora ser historiadora de formação, seus livros são consumidos pelo público comum, não apenas acadêmico. Como faz para encontrar uma linguagem acessível a todos? Essa é uma preocupação sua desde o início de sua carreira?

Penso que um bom livro de história é aquele que nos ensina alguma coisa, mas nos diverte ao mesmo tempo. E que não há contradição entre o rigor acadêmico na pesquisa de documentos e uma narrativa capaz de seduzir o leitor, descrevendo as situações de forma a torná-las visuais. Por isso invisto na simplicidade da escrita e na originalidade de temas que possam alargar nossos conhecimentos históricos. Chega de livros complicados com muitas informações teóricas que afastam o público de seu passado. Nosso passado é riquíssimo de personagens, paisagens, momentos de tensão e dramas. O que me interessa é dizer ao leitor, e da melhor maneira possível, a sua complexidade.

Muito se diz que o Brasil é um país que não cuida de sua memória, de seus registros históricos. A senhora concorda? Isso melhorou ultimamente?

Os arquivos são o lugar onde conseguimos ouvir um mundo desconhecido. Eles podem ser públicos e privados. Infelizmente, os governos não têm dado atenção a esse tipo de memória que repousa sobre instrumentos onerosos de conservação. Embora haja uma lei que obriga os municípios à preservação de seus arquivos, políticos que têm o que esconder preferem simplesmente esquecer. Não obedecem à legislação e até queimam a documentação que teriam que preservar. Quanto aos arquivos privados, há boas surpresas. Muita gente guarda velhos papéis, imagens e objetos, fugindo da sanha dos decoradores de Feng Shui que querem jogar tudo fora! Eu já fui beneficiada por vários colecionadores privados que me apresentaram documentos, que de outra forma não teriam sobrevivido. O importante é criar uma mentalidade de valorização da história e do passado para que todos se sintam responsáveis por eles.
Alguns de seus livros podem ser considerados best sellers e há outros autores especializados em história que têm vendido muito ultimamente, como Eduardo Bueno e Laurentino Gomes. Houve um aumento de interesse no tema por parte do público? A que atribui isso?

 Muitos acham que os brasileiros não gostam de história, mas nós somos a prova do contrário disso. As pessoas adoram saber o que aconteceu e quando. O importante é ter atenção em como contar história. Em todo o mundo, a história é um item importante nas estantes das livrarias e o público adora romances históricos. Daí a importância de uma linguagem que aproxime as pessoas dos fatos narrados. Eu aprendo muito com os jornalistas que são meus amigos. 
A senhora já escreveu algumas obras sobre a mulher e um deles é Pequena História da Transformação do Corpo Feminino. Na época da publicação, as redes sociais não tinham a força que têm hoje. A pressão pelo corpo “perfeito” aumentou?

Publicado pelo Senac nos idos de 1990, esse livro introduziu, de maneira modesta, algumas questões que vieram interessar a sociedade às ciências humanas: a da construção de paradigmas de estética no passado e no presente assim como os efeitos de exclusão dos que não cabem na forma da saúde, beleza e juventude. Os temas foram aprimorados em Conversas e Histórias de Mulher, lançado pela editora Planeta em 2011. Graças à difusão de imagens através das mídias faladas e escritas, a pressão pelo corpo perfeito se democratizou. Muitas mulheres querem aperfeiçoar sua forma física, mas cada qual à sua maneira. Não há mais um modelo, mas milhares. Em busca de melhoria da autoestima, os padrões se multiplicaram e as brasileiras não querem mais parecer as Barbies dos anos 70.
Quais os seus próximos projetos? Já está desenvolvendo algum especialmente?

Histórias da Gente Brasileira é uma tetralogia. O segundo volume sobre o Império brasileiro sai em novembro. O terceiro tem uma novidade: é todo contado a partir de memorialistas. O cotidiano da Bahia, por exemplo, é recontado na voz de pessoas como Pedro Calmon, Hildegardes Vianna, Zélia Gattai e outros que narram suas infâncias, a chegada do rádio, do cinema e das Grandes Guerras, a entrada no mundo do trabalho, descrevem as cidades e suas festas, o Brasil sob Getúlio... O último volume vai trazer novidade também. Só entrevistas. Nelas, veremos políticos falando de cotidiano e gente anônima falando de vida política.
Qual a importância de festas literárias como a Flica para o autor e para o público leitor?

A Flica é uma oportunidade única de leitores e autores se reunirem em torno do prazer de ler e do amor aos livros. É um momento de trocas intensas, de emoção e de aprendizado. O quanto não aprendemos das observações e críticas no momento de uma conversa? E como é bom, também, receber o carinho dos leitores. No campo coletivo, a Flica consagra a Bahia que teve pensadores e cientistas sociais da maior importância como um centro irradiador do que está se fazendo no estado. Tanto em literatura quanto em Ciências Humanas. E oferece ao Brasil a chance de conhecer uma cidade belíssima que foi palco de um dos momentos mais importantes de nossa história. Cachoeira governou a Bahia, como se capital fosse, durante a guerra para a expulsão dos portugueses em 1822. Nela, a gente brasileira de todos os estratos e cores se reuniu pela liberdade. Conheciam os ideais da Revolução Francesa e, em nome deles, foram à luta.


fonte:CorreiodaBahia

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Demorou muito:Juíza é punida pelo CNJ após manter adolescente em cela com 30 homens


foto:reprodução


Uma juíza foi punida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após manter uma adolescente de 15 anos presa por 26 dias em uma cela masculina com cerca de 30 homens, na delegacia de polícia de Abaetetuba no Pará. A magistrada Clarice Maria de Andrade foi punida com pena de disponibilidade.
 
Em 2010, ao analisar o processo, o CNJ decidiu pela aposentadoria compulsória da magistrada. O entendimento, no entanto, acabou revisto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dois anos depois. De acordo com os ministros do STF, não havia provas de que Clarice Maria de Andrade tinha ciência da circunstância em que foi cumprida a ordem de prisão da adolescente. Na oportunidade, o Supremo determinou que o CNJ analisasse o caso novamente. 
 
Segundo os autos, em 7 de novembro de 2007, a magistrada recebeu ofício da autoridade policial de Abaetetuba solicitando “em caráter de urgência” a transferência da menina, uma vez que ela corria “risco de sofrer todo e qualquer tipo de violência por parte dos demais”. De acordo com o apurado, apesar da gravidade do caso, somente no dia 20 daquele mês a juíza encaminhou ofício à Corregedoria de Justiça do Pará pedindo a transferência para um estabelecimento prisional adequado. 
 
Em sua defesa, a juíza afirmou ter delegado ao diretor da secretaria do juízo a tarefa de comunicar a Corregedoria em 7 de novembro, o que foi desmentido pelo servidor e por outros funcionários e comprovado por perícia feita no computador da serventia. 
 
PUNIÇÃO - Advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade e aposentadoria são as sanções administrativas previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). O magistrado em disponibilidade com vencimentos proporcionais fica proibido de exercer suas funções, mas pode ser convocado a atuar, a qualquer momento, depois de pelo menos dois anos da punição, conforme critério da administração do tribunal.

fonte:Bocão news

Entenda o que Temer vai propor na reforma da previdência


Causou uma certa estranheza a declaração de Temer de que os regimes da Previdência geral e dos servidores, até dos políticos, serão unificados. A colunista Jovem Pan Vera Magalhães falou com assessores do Palácio do Planalto e ministros para entender os detalhes da proposta de Reforma da Previdência.

A proposta de Michel Temer que começará a ser discutida na semana que vem prevê um regime único com idade mínima de aposentadoria de 65 anos. Até hoje os servidores escaparam da idade mínima. Eles tinham fatores combinados.
Antes a aposentadoria era estabelecida pelo fator previdenciário; depois, o que determinava era uma soma de tempo de serviço com tempo de contribuição. Agora haverá a idade mínima para todos, com uma regra de transição para quem já está no serviço público.
Apesar de não estar definida, essa regra de transição deve combinar tempo de serviço, tempo de contribuição e idade. Na transição, homens e mulheres terão regras diferenciadas.
Mas a ideia é que no regime geral não haja mais distinção entre os gêneros: 65 anos mínimos para se aposentar valerão para todos.
Contribuição
O governo quer aumentar também a contribuição dos servidores a uma previdência complementar. Hoje o valor abatido do soldo é de 11% e a proposta é aumentá-lo para 14%.
Essa regra poderia se estender aos Estados, que também estão com dificuldades de lidar com o orçamento para pagar a aposentadoria de seus servidores.
Deve haver uma regra única fixada pela União e cada Assembleia Legislativa votaria projeto fixando regras idênticas a seus servidores.
Direito adquirido
No entendimento do governo, quem tem direito adquirido e não entraria nas novas regras de aposentadoria são aqueles que já possuem todos os pré-requisitos para solicitar o benefício, mas ainda estão trabalhando.
Todos aqueles que têm apenas expectativas de direito, ou seja, entraram pela regra velha mas ainda não cumpriram os requisitos, deverão entrar na regra de transição.
fonte:Uol

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Em Salvador: Ex- ministro Cardozo vai participar de ato na UFBA


                                                                 foto:reprodução
Ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vem a Salvador para participar do evento “Ato em defesa da democracia: a luta contra o golpe aos direitos”, na noite desta quinta-feira (13), às 18h. O evento acontecerá na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
 
De acordo com os organizadores, Cardozo, que também foi advogado geral da União no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), vai dividir uma mesa redonda com os estudiosos Marília Muricy, Marcelo Neves e a advogada Daniela Portugal.
 
Na quinta-feira (14), o evento prossegue pela manhã com outro debate. Desta vez, participam os estudiosos Marília Muricy, Marcelo Neves e Ponciano de Carvalho, Informações do Bocão News.

A PEC 241/16 já passou em 1º turno na Câmera


PEC 241/16 cria teto de despesas primárias federais reajustado pelo IPCA - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom l Agência Brasil
Por 366 votos a PEC foi aprovada em 1º turno - foto:reprodução
O Plenário da Câmara aprovou nesta segunda-feira, 10, por 366 votos a 111 e duas abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que fixa um teto para os gastos públicos por 20 anos. O texto foi aprovado em primeiro turno e precisa passar por nova votação no plenário. Também falta votar os destaques da PEC.
Para ser aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos. O governo havia anunciado que tinha cerca de 350 votos para aprovar a proposta, considerada pelo Executivo como essencial para promover o controle dos gastos públicos e reequilibrar as contas.
A PEC cria um teto de despesas primárias federais que será reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), impondo limites individualizados para os poderes Executuivo, Judiciário e Legislativo.
Em termos práticos, a proposta de Novo Regime Fiscal se propõe a limitar, durante 20 anos, o ritmo de crescimento dos gastos da União à taxa de inflação. Quem descumprir o limite será penalizado e ficará impedido de contratar pessoal, fazer concurso público, conceder reajuste aos servidores, criar cargos ou função que implique em aumento de despesa e alterar a estrutura de carreira que implique aumento de despesa
Tentativa de obstrução
Durante toda a duração dos trabalhos, a oposição trabalhou para obstruir os trabalhos por ser contra a limitação de gastos federais à inflação, defendendo que esse não é o caminho para impulsionar a economia. A oposição também argumentou que a proposta retira recursos da saúde e da educação.
"Tem gente da população que está a favor da PEC porque acha que é o corte dos nossos gastos, dos gastos do Parlamento, do Executivo e não está entendendo que ela corta o dinheiro do hospital, do pagamento do professor", disse o líder da Rede, Alessandro Molon (RJ).
O líder do PT, Afonso Florence (BA), também criticou a proposta. "A PEC 241 é o desmonte de todas as políticas públicas, é o desmonte do sistema previdenciário, do SUS, do sistema público de educação no nível superior".
Para Chico Alencar (PSOL-RJ), outro problema, é que a proposta não foi discutida com a população. "A PEC não foi uma proposta feita por um governo eleito e não foi debatida com a população. Essa PEC é uma imposição por duas décadas de um arrocho. Ela tem que ser chamada de PEC do corte de investimentos", disse o deputado.
fonte:atardeonline c/adaptações